Durante o mês de fevereiro a TV Brasil exibira uma série de filmes produzidos em países da América Latina, Espanha e Portugal. A emissora pública, a única a apresentar esse tipo de conteúdo, selecionou os melhores longas da primeira temporada do Cine Ibermedia, exibido todos os domingos, e a cada semana, de terça a sexta-feira, irá apresentar os longas dos dezessete países que participam do programa Ibermedia: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Portugal, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O programa Ibermedia foi criado em 1997 pela Conferência das Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-Americanas (CAACI). Entre comédias, dramas, policiais e ação, os filmes ajudam a divulgar a história, os costumes e a cultura do povo Ibero-americano. Outra finalidade é estimular a co-produção de obras para cinema e televisão, bem como a distribuição e promoção. Isso permite ao telespectador conhecer diretores, produtores, atrizes e atores que atuam em outras praças, além de acompanhar a produção cinematográfica desses países.
O polêmico filme La Ciénaga (O pântano), da diretora Lucrécia Martel, abre o Festival Ibermedia a partir desta terça, 08 de fevereiro, à meia noite. Trata-se de um retrato sóbrio da decadência da classe média argentina, marca da diretora que, após esse filme, rodou outro sobre a mesma temática, La niña santa, passando a ser considerada um dos grandes expoentes do novo cinema argentino.
Durante o mês de fevereiro, no noroeste argentino, com o sol escaldante e chuvas tropicais, algumas terras tornam-se pantanosas. Esses pântanos - ciénaga, em espanhol - são mortais para os animais que neles se afundam. Mas a história não é sobre esses pântanos, e sim sobre a cidade La Ciénaga e os seus arredores.
Um acidente vai reunir duas famílias no sítio La Mandrágora, próximo ao povoado de Rey Muerto, a noventa quilômetros de La Ciénaga. Tentando sobreviver a um calor infernal, nem todas conseguirão.
La Ciénaga é um retrato da classe média observado em dois ângulos: a classe média alta, representada por uma alcóolica Mecha, e a classe média baixa, encarnada por uma resignada Tali.
Segundo os críticos, a ironia e crueza da diretora, fizeram do filme, tão interessante quanto polêmico. O filme recebeu o prêmio Alfred Bauer no Festival de Berlim, além de quatro prêmios no Festival de Havana, incluindo Melhor Diretor e Melhor Atriz.
American visa é a produção que vai ao ar na quarta-feira, 09 de fevereiro, no mesmo horário. Considerada uma obra prima do diretor boliviano Juan Carlos Valdivia, American visa é a adaptação baseada no livro de Juan Recacoechea e reúne um elenco composto por Demian Bichir, Roberto Barbery, e uma das grandes estrelas mexicanas, a atriz Kate del Castillo.
O filme conta a história de um professor de inglês boliviano que separa-se de sua esposa e vê seu único filho ir estudar nos Estados Unidos. Após ter seu visto negado, o professor envolve-se numa teia de atividades criminosas contra o consulado americano. Ao mesmo tempo, ele se apaixona por uma bela prostituta.
O filme concorreu ao Oscar americano de Melhor Filme Estrangeiro em 2007 e, nesse mesmo ano, foi vencedor do Festival de Cinema Brasileiro e Latino do Paraná, que ainda levou mais um troféu de Melhor Atriz para Kate Del Castillo.
O filme La sagrada família, de Sebastián Campos, é a atração do Festival Ibermedia desta quinta-feira, dia 10, à meia noite, e mostra a desintegração de uma família burguesa no Chile. Utilizando diálogos improvisados, sem roteiro prévio, o filme de estreia do diretor é carregado de emoções e trata de questões consideradas tabus na sociedade chilena como drogas, sexo e homossexualismo.
A tradicional Semana Santa na casa de praia de uma acomodada família chilena é invadida pela primeira namorada do filho, Sofia, uma jovem inquietante e rebelde, que tem uma explosiva carga sexual. Acompanhada de um grande carregamento de drogas, ela chega fazendo perguntas inconvenientes e difíceis, assuntos que a maioria das famílias prefere ignorar. Sua passagem pela casa desencadeia uma série de acontecimentos e emoções, além de romper com todo o seu aparente equilíbrio. E mais, faz com que a família nunca mais volte a ser a mesma.
La sagrada família recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Viña del Mar; Prêmio FIPRESCI e Prêmio do Juri, no Festival de Cinema Latino de Toulouse; Menção Especial no Festival Internacional de Cinema de Austin; Prêmio SIGNIS no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires; Prêmio Titra Film no Festival de Cinema Tout Ecran, de Genebra; Melhor Obra Prima no Festival de Cinema Latinoamericano de Lima e Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Transilvania.
Carandiru é a atração brasileira que será exibida na sexta-feira, dia 11, à 0h15. Dirigido por Hector Babenco, cineasta argentino e naturalizado brasileiro, o filme é uma superprodução baseada no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varela, e conta a história de um médico que se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.
Sob a perspectiva do médico, o longa retrata o cotidiano desses internos na casa de detenção de São Paulo. São histórias de crime, vingança, amor e amizade, que culminam com o fatídico massacre ocorrido em 1992.
O filme foi feito com um orçamento de R$ 12 milhões, contou com 40 locações/cenários, realizadas em torno da Grande São Paulo e um elenco principal de 26 atores, entre jovens talentos e veteranos, e cerca de 8 mil figurantes.
No ano seguinte ao seu lançamento Carandiru recebeu dois prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Também foi premiado no festival de cinema novo de Havana.


- INÍCIO
- BIOGRAFIAS
- Adela Noriega
- Alejandra Barros
- Anahí
- Angélica Rivera
- Angélica Vale
- Aracely Arámbula
- Belinda Peregrín
- Bárbara Mori
- Christopher Uckermann
- César Évora
- Daniela Luján
- Dominika Paleta
- Edith González
- Eduardo Capetillo
- Eduardo Santamarina
- Eduardo Yáñez
- Fernando Colunga
- Frances Ondiviela
- Gabriela Spanic
- Grecia Colmenares
- Guy Ecker
- Génesis Rodríguez
- Itatí Cantoral
- Jacqueline Andere
- Jaime Camil
- Jorge Salinas
- Juan Soler
- Kate del Castillo
- Laura Flores
- Leticia Calderón
- Lucero
- Lucía Méndez
- Ludwika Paleta
- Maite Perroni
- Margarita R. de Francisco
- Mario Cimarro
- Marlene Favela
- Martín Ricca
- María Rubio
- Mauricio Islas
- Nora Salinas
- Patricia Navidad
- Rogelio Guerra
- Sabine Moussier
- Saúl Lisazo
- Thalía
- Verónica Castro
- Victoria Ruffo
- Yadhira Carrillo
- TELENOVELAS
- A alma não tem cor
- A estranha dama
- A feia mais bela
- A fera
- A força de uma mulher
- A madrasta
- A mentira
- A mulher proibida
- A outra
- A revanche
- A usurpardora
- A vida é um jogo
- A vingança
- A árvore azul
- Abigail
- Abraça-me muito forte
- Acorrentada
- Alcançar uma estrela
- Alcançar uma estrela²
- Alegrifes e rabujos
- Alma indomável
- Além do horizonte
- Amanhã é para sempre
- Ambição
- Amigas e rivais
- Amigos para sempre
- Amor cigano
- Amor em silêncio
- Amor real
- Amy, a menina da mochila azul
- Angelito
- As tontas não vão ao céu
- Betty, a feia
- Café com aroma de mulher
- Camaleões
- Camila
- Caminhos do amor
- Canavial de paixões
- Carinha de anjo
- Carrossel
- Carrossel das Américas
- Chiquititas 2007
- Chiquititas 2008
- Chispita
- Coração selvagem
- Cristina Bazán
- Cuidado com o anjo
- Cúmplices de um resgate
- Desencontros
- Desprezo
- Destilando amor
- Dona Bárbara
- Esmeralda
- Estranho poder
- Eu compro essa mulher
- Eu não acredito nos homens
- Feridas de amor
- Garotas bonitas
- Gata selvagem
- Gotinha de amor
- Guadalupe
- Império de cristal
- Isa TKM
- Isa TK+
- Joana, a virgem
- Kassandra
- Lalola
- Laços de amor
- Luz Clarita
- Manancial
- Manuela
- Maria Belém
- Maria Celeste
- Maria do bairro
- Maria Isabel
- Maria José
- Maria Mercedes
- Mariana da noite
- Marielena
- Marimar
- Menina, amada minha
- Meninas malvadas
- Meu pecado
- Mundo de feras
- Na própria carne
- No limite da paixão
- O direito de nascer
- O diário de Daniela
- O privilégio de amar
- O regresso da estranha dama
- Olhar de mulher
- Os ricos também choram
- Paixão
- Paixão e poder
- Paixões ardentes
- Pedro, o escamoso
- Por amar-te tanto
- Por ela... sou Eva
- Por teu amor
- Poucas, poucas pulgas
- Preciosa
- Primeiro amor
- Prisioneira do amor
- Quinze anos
- Rebelde
- Rebelde 2
- Rebelde 3
- Rebelde 4
- Rebelde 5
- Rosa selvagem
- Rosalinda
- Rubi
- Salomé
- Samantha
- Serafim
- Sexo forte, sexo frágil
- Sigo te amando
- Simplesmente Maria
- Soledade
- Sombras do passado
- Sonha comigo
- Sonhos e caramelos
- Sortilégio
- Só você
- Topázio
- Traição
- Um amor de babá
- Valéria e Maximiliano
- Viva às crianças
- Viviana
- Vovô e eu
- Zorro: A espada e a rosa
- DUBLAGEM
- A bandida
- A cor da paixão
- A dona
- A escrava branca
- A feia mais bela
- A gata
- A madrasta
- A mal amada
- A mentira
- A mulher de Judas
- A patroa
- A que não podia amar (SBT)
- A que não podia amar (ZAP Novelas)
- A rainha do tráfico
- A sombra do passado
- A tempestade
- A traiçoeira
- A usurpadora
- Abismo de Paixão (SBT)
- Abraça-me muito forte
- Açúcar
- Amanhã é para sempre (Rede CNT)
- Amanhã é para sempre (SBT)
- Amo despertar contigo
- Amor de bairro
- Amor e pecado
- Amor eterno
- Amor proibido
- Amores verdadeiros
- Amo-te com todo o meu coração
- Apaixonando-me por Ramón
- Asas do amor
- As Amazonas
- Atrapada
- Bonita e azarada
- Cachito do céu
- Café, com aroma de mulher
- Cair em tentação
- Chegou o amor
- Chica vampiro
- Club 57
- Coração apaixonado
- Coração esmeralda
- Coração indomável (SBT)
- Coração indomável (ZAP Novelas)
- Coração que mente
- Cuidado com o anjo
- Cumbia ninja
- Destilando amor
- Ezel
- Fatmagül - A força do amor
- Força do destino
- Guerra das rosas
- Infâmia
- Isa TKM
- Isa TK+
- Karkú
- Lágrimas de Amor
- Mar de amor
- Maria do bairro
- Maria Madalena
- Meryem
- Meu coração é teu (SBT)
- Meu pecado
- Mil e uma noites
- Minha vida
- Miss XV
- Muchacha Italiana
- Mulheres de negro
- Não acredito nos homens
- Natália do mar
- No limite da paixão
- O imperdoável
- O meu coração é teu (ZAP Novelas)
- O privilégio de amar
- O que a vida me roubou (SBT)
- O que a vida me roubou (ZAP Novelas)
- O talismã
- Os Rey
- Paixão e Poder (2015)
- Paixão sem limites
- Por ela... sou Eva
- Por teu amor
- Proibido Amar
- Quando me Apaixono
- Que pobres tão ricos
- Que te perdoe Deus... eu não
- Querida inimiga
- Quero amar-te
- Rebelde
- Rosário
- Rubi
- Senhor dos céus
- Sexo forte, sexo frágil
- Sila - Prisioneira do Amor
- Sortilégio
- Teresa (SBT)
- Teresa (ZAP Novelas)
- Terras selvagens
- Três vezes Ana
- Triunfo do amor
- Um caminho para o destino
- Um refúgio para o amor
- Yago: Um amor traído
- Zorro: A espada e a rosa
- DO ORIGINAL AO REMAKE
- PARCEIROS

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Saludos. De Puerto Rico hay muchas películas buenas. Qué las disfruten. Les recomiendo "Caos" por si no la han visto. Muy buen blog.
Postar um comentário