...

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Tormenta de Amor: Telenovela da RCN completa dois anos engavetada

Totalmente gravada desde o final de 2015, Tormenta de Amor, produção da FoxTelecolombia para o canal RCN Televisión, da Colômbia, ainda espera um dia para ir ao ar oficialmente por algum canal de televisão local, ou ser adquirida por alguma emissora internacional.

Ideia original de Arleth Castillo, a história de 80 capítulos gravada em belas paisagens do país vizinho recria o romance entre Domingo “El Macho” Cárdenas, interpretado por Gregorio Pernía, e uma bela indígena, vivida pela atriz Mabel Moreno.

Ambientada no universo do vallenato, gênero musical popular na Colômbia, Tormenta de Amor desde o início sofreu percalços durante sua produção. De fato, em um certo dia de gravações, momentos de pânico tomaram conta da equipe de técnicos e atores da telenovela, quando um objeto encontrado nas locações onde se rodava determinado capítulo causou terror entre todos os membros da produção.

Durante uma das sessões de gravação matutinas, um dos membros da produção encontrou um objeto desconhecido abandonado e procurou alguém que pudesse identificá-lo. Pouco depois, um figurante que havia prestado serviço militar foi quem pôde identificar o artefato, alertando a todos no local que deviam se afastar, pois se tratava de uma granada de fragmentação, bomba explosiva altamente perigosa. O mais assustador aconteceu quando o próprio figurante lançou a granada para verificar o perigo e ela realmente explodiu. Por sorte, ninguém ficou ferido, mas todos os atores presentes no local sentiram muito medo e indignação devido à falta de segurança.

Passado o momento de tensão, a telenovela retomou suas gravações e foi finalizada, mas até hoje não há nenhum registro de sua exibição, seja pela própria RCN Televisión ou por qualquer outro canal internacional. Algo semelhante aconteceu no Brasil, quando apenas em 2001 a versão nacional do folhetim O Direito de Nascer, realizada pela produtora JPO, com Guilhermina Guinle e João Vitti nos papéis principais foi ao ar pelo SBT pela primeira vez, após ter ficado engavetada desde 1997.

O elenco de Tormenta de Amor reúne, entre outros, os atores Lorena García, Alejandro Estrada, Manuela González, Julio César Herrera, Moisés Angulo, José Daniel Cristancho, Carlos Manuel Vesga, Shany Nadan, Lucho Velasco, Lorna Cepeda, Orlando Valenzuela, María Irene Toro, Jerónimo Cantillo, Julián Beltrán, Victor Navarro, Rodrigo Celis, Juan David Traslaviña, Victor Rodríguez, Felix Marcado, Victoria Hernández, Ivette Zamora, Luis Fernando Montoya e Miriam Lanzoni, além de vários talentos locais.


SINOPSE

Em uma época incerta e em uma terra sem lei, Tita Basante (Lorena García), princesa indígena herdeira da tradição artística ancestral, com a força do amor e o poder da música que corre em suas veias, enfrenta o mal encarnado em Nuncia Pompeya (Manuela González), cruel e desapiedada contrabandista que deseja ser a mulher mais poderosa de todo o Caribe. Por culpa desse desejo, Nuncia fica obcecada em conseguir o amor e as terras de “El Macho Cárdenas” (Alejandro Estrada), que a despreza por estar apaixonado pela humilde Tita Basante.

Nuncia, em sua revanche contra o único homem que se atreveu a rejeitá-la, roubará de Tita os seus sonhos, o amor e até a vida, o que terminará por transformar Tita em “Tormenta de Amor”, uma cantora de romances vallenatos, que um dia retornará para recuperar o que Nuncia lhe arrebatou. Vinte anos depois, Tormenta (Mabel Moreno) e sua banda são chamados para tocar em uma festa na casa do governador Poncho Lasso (Julio César Herrera), um general que chegou a San Juan para impor sua ordem, com uma dor na alma que apenas Tormenta, com sua voz, conseguiu sanar. Os músicos comemoram a festa de compromisso entre Miranda (Shany Nadan), filha do general, e Arturo Ovalle (José Daniel Cristancho), filho de Nuncia. Durante a festa, Tormenta descobre em Miranda uma dor parecida com a sua e esta lhe conta que não ama Arturo, mas sim a Leandro, mas não pode fazer nada, pois o casamento já está arrumado. Tormenta, comovida, foge com Miranda e a ajuda a se encontrar com Leandro (Jerónimo Cantillo), desconhecendo que se trata de seu próprio filho.

Nesta odisseia, Tormenta se reencontra com “El Macho” (Gregorio Pernía), e descobre que ele é o pai de Leandro. “El Macho” não a reconhece, mas começa a desejá-la novamente, desta vez, não como Tita, mas sim, como Tormenta. Poncho Lasso captura todos, perdoa a cantora por ser a voz que cura suas dores, mas condena “El Macho” e seu filho à morte. Tormenta, ainda apaixonada, se sacrifica por ambos e pede a Poncho para deixá-los em liberdade em troca de ser sua esposa. O general aceita. Tormenta parte com ele, mas, pouco depois, foge com “El Macho”. Poncho os descobre, tenta cobrar a traição, mas acaba sendo assassinado pelas mãos de Nuncia e Arturo, que toma o poder e condena Tormenta e “El Macho” pela suposta morte do general.

A ponto de morrer, Tormenta conta a “El Macho” que é Tita e que nunca deixou de amá-lo. “El Macho” encontra na verdade o motivo para seguir lutando contra Nuncia, Arturo e um destino trágico que não deixa de jogar contra eles, dia após dia.


Confira o trailer de Tormenta de Amor:


Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: