quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Sombra do Passado estreia na ZAP Novelas


Estreia hoje, 14 de outubro, em Angola e Moçambique, através da ZAP Novelas, a produção mexicana A Sombra do Passado, a mais recente versão de Manancial (2001), uma história original dos escritores Cuauhtémoc Blanco e Víctor Manuel Medina. Produzida por MaPat López de Zatarain e lançada pela Televisa em 2014, a nova versão do folhetim conta com roteiros de Antonio Abascal, Carlos Daniel González e Dante Hernández e marca a estreia de Michelle Renaud e Pablo Lyle como protagonistas.

Nos papéis principais atuam também Alexis Ayala, Alejandra Barros, Susana González, René Strickler, Lisset, Alfredo Adame, Thelma Madrigal, Cynthia Klitbo, Luis Xavier, Alex Sirvent, Horacio Pancheri, Sachi Tamashiro, Beatriz Moreno, Manuel ‘Flaco’ Ibáñez e José Carlos Farrera.

Dublada em português, a trama será exibida de segunda a sexta-feira, às 20h00 em Angola, e às 21h00 em Moçambique.


SINOPSE

No povoado de Santa Lúcia vivem duas famílias muito diferentes, mas que estão envolvidas no mesmo turbilhão de paixões, sofrimento e vingança. Por um lado, está Severiano Mendonza (Alexis Ayala) e Camila Santana (Alejandra Barros), gente rica e poderosa, que vive na fazenda “As Almas”, e seu pequeno filho Cristóvão. Por outro, estão Roberta (Susana González) e Raymundo Alcocer (René Strickler), que também têm uma pequena filha de nome Aldonza; no entanto, eles não vivem com o mesmo luxo da família Mendonza, o que provoca frustração e ressentimento em Roberta, pois nada é suficiente para sanar o complexo de inferioridade que a persegue como sombra.

Ninguém imagina que Roberta mantém uma relação sentimental com Severiano, mas um dia o relacionamento é descoberto por Raymundo, que acaba ferido por um disparo de Severiano. Roberta, assustada, dispara contra seu marido, provocando sua morte. Ambos fazem parecer que Raymundo sofreu um acidente. Dessa relação proibida, Roberta fica grávida, mas a criança é arrancada por Severiano com mentiras e Roberta acredita que o bebê morreu. A partir desse momento, Roberta torna-se o símbolo do excesso e da maldade, entrega-se aos vícios sem remorso e deixa sua filha Aldonza aos cuidados de Adelina (Lisset), sua irmã.

O tempo passa. Agora, Aldonza (Michele Renaud) é uma bela jovem, criada na companhia de Adelina e Roberta, mas os excessos de sua mãe fizeram com que Aldonza fosse rejeitada por muitos dos habitantes do povoado. Por outra parte, Cristóvão (Pablo Lyle) retorna a Santa Lúcia, pois desde pequeno esteve ausente, estudando longe do povoado.

O primeiro encontro entre os jovens provoca emoções difíceis de se esconder e, apesar das negativas de Aldonza de estar com Cristóvão, ele a convence a serem amigos, explicando que as diferenças entre suas famílias não têm porque afetá-los. Aldonza se dá conta de que ele tem razão e, assim, inicia-se uma linda amizade entre eles, uma amizade que não tarda em transformar-se em amor.

Camila, a mãe do rapaz, não está de acordo com esta relação, já que sempre odiou tudo o que tivesse a ver com Roberta, e pede a Severiano que faça com que Aldonza deixe o povoado. Em um ato imperdoável, Severiano abusa de Aldonza, o que a obriga a desaparecer junto de sua mãe e sua tia, sem dizer os motivos a ninguém, nem mesmo a Cristóvão.

Anos depois, Roberta morre e Aldonza retorna ao povoado levando suas cinzas. Cristóvão, decepcionado ao sentir-se abandonado por Aldonza, se comprometeu com Valéria (Thelma Madrigal), no entanto, ao rever Aldonza, sente que o amor de sua vida está de volta e que está disposto a lutar por ela, o que significa romper seu compromisso com Valéria.

Porém, o caminho até sua felicidade não será nada fácil, pois a sombra do passado de seus pais, continua trazendo sofrimento e tragédia para suas vidas. Aldonza e Cristóvão terão que lutar contra a maldade, o ódio, o capricho e a ambição daqueles que conspiram contra ela e assim poder se entregar ao amor.


PERSONAGENS


ALDONZA ALCOCER LOZADA (Michelle Renaud)

É a bela filha de Raymundo e Roberta. De coração nobre e generoso, herdou o melhor de seu pai. É introvertida, mas muito inteligente e intuitiva. A ausência de seu pai, que morre assassinado por Severiano Mendonza e Roberta, sua própria esposa, assim como o estigma de ser filha de uma mulher mal falada, a marcaram desde pequena e a tornaram reservada, mas, também, acostumada a lutar contra as adversidades. Sua tia Adelina sempre foi como uma segunda mãe para ela. Quando adolescente, Aldonza se apaixonou por Cristóvão, apesar da rivalidade entre suas famílias e de sua oposição feroz e constante, contra a qual deverá lutar até o final para poder ser feliz ao lado dele.



CRISTÓVÃO MENDONZA SANTANA (Pablo Lyle)

É o filho de Severiano e Camila. Foi um menino alegre e de personalidade afável, com a qual ganhou o carinho das pessoas. É nobre de caráter, mas não ao ponto de se deixar fraquejar, já que Cristóvão é um homem apaixonado e obstinado, capaz de dar a vida por aquilo que ama. Cristóvão sempre procurou a independência da superproteção materna. Passou a maior parte de sua infância estudando na capital e na adolescência voltou a Santa Lúcia e se apaixonou por Aldonza, a mulher mais odiada por sua família. Quando Aldonza deixou o povoado, Cristóvão foi estudar na Espanha e retornou anos depois comprometido com Valéria Zapata, mas o reencontro com Aldonza reavivará a chama do amor, um amor proibido, que seus entes mais queridos tentarão sufocar.



SEVERIANO MENDONZA (Alexis Ayala)

É o marido de Camila e o pai de Cristóvão. Desde que se casou com Camila a sentiu distante e tratou de usar isso como pretexto para ir atrás de diversas amantes, uma delas foi Roberta. Quando Raymundo, o marido dela, descobriu a relação, tiveram um enfrentamento no qual Severiano perdeu um braço e Raymundo perdeu a vida. Roberta tem um filho dele, um filho secreto, pois a fizeram acreditar que o bebê havia nascido morto. Severiano é um homem amargurado, desprezível e capaz de qualquer coisa a fim de conseguir o que quer, inclusive, estuprar e assassinar. Fará todo o possível para impedir a relação de seu filho com Aldonza, assim como irá despojá-la das terras e das belas cascatas que ele sempre invejou da família Alcocer.



CAMILA SANTANA DE MENDONZA (Alejandra Barros)

É a esposa de Severiano, a mãe de Cristóvão e a dona da fazenda “As Almas”. Vive para seu filho e quer que Cristóvão viva para ela, por isso sempre foi controladora e manipuladora. No fundo, não é uma vilã, mas se deixa levar por suas emoções mais negativas e isso a faz cometer grandes erros, como o de evitar que seu filho ame Aldonza. Desde jovem, era apaixonada por Jerônimo e quando ele a deixou para ser sacerdote, ela se casou com Severiano por despeito. Quando descobriu que seu marido era amante de Roberta, terminou com Severiano, mas continuaram vivendo juntos para manter as aparências. Apesar disso, ao longo da história, em diversos momentos se alia com seu marido por uma causa em comum: separar seu filho de Aldonza, a quem Camila abomina, por ser filha da mulher que destruiu seu casamento.



ROBERTA LOZADA DE ALCOCER (Susana González)

É a esposa de Raymundo, mãe de Aldonza e irmã de Adelina. Roberta é uma mulher complexada, que sempre deseja mais. Nada é suficiente para sanar o complexo de inferioridade que a persegue como sombra. Não é feliz com sua vida, nem com seu marido, nem com a bela propriedade onde vive. Dona de uma sensualidade que transborda, Roberta se aproveita disso para conseguir seus propósitos e torna-se amante de Severiano. Graças a este relacionamento, termina sendo coautora do crime que acaba com a vida de Raymundo, assim como dá à luz um filho gerado fora de seu casamento. Roberta torna-se o símbolo do excesso e da maldade em Santa Lúcia. Entrega-se aos vícios sem remorsos e acaba sendo desprezada por todos.



ADELINA LOZADA (Lisset)

É a irmã mais velha de Roberta e tia de Aldonza, apesar de desempenhar o papel de mãe para ela, não somente por sua afinidade e parentesco, mas também porque Adelina é uma verdadeira mulher maternal, ainda que, ao contrário, nunca teve filhos. Tem uma personalidade afável, é bem-humorada, carinhosa, solidária e um pouco preocupada; tem um vínculo muito próximo de cumplicidade positiva com Aldonza. Adelina esteve secretamente apaixonada por seu cunhado e nunca se atreveu a manifestar isso, já que é uma mulher de moral, conservadora e completamente o contrário de sua irmã Roberta.



PADRE JERÔNIMO ALCOCER (Alfredo Adame)

É o irmão de Raymundo. É sacerdote e mesmo não atuando no povoado, as circunstâncias e a necessidade de proteger sua sobrinha Aldonza de todo o mal que possa acontecer, fazem com que peça transferência para Santa Lúcia, lugar onde terá que enfrentar as vilanias de Severiano e a sombra de um antigo amor: Camila. Sempre discute com sua cunhada Roberta pela forma de vida que leva e pelo jeito que trata sua filha.



VALÉRIA ZAPATA (Thelma Madrigal)

É a filha do Dr. Humberto e de Prudência. É a versão jovem de uma garota mimada, malcriada e enjoada, que sempre esteve obstinada a conquistar Cristóvão, a quem enxerga como o maior troféu que pode ganhar. Mais do que um autêntico sentimento de amor por ele, Valeria é movida pelo sonho de se tornar a esposa do herdeiro da família Mendonza. É astuta, manipuladora, controladora, rancorosa e hipócrita. Além disso, é aconselhada por sua mãe, Prudência, que sempre a incentiva para que conquiste seus objetivos e assim consiga que a família cresça ao se juntar com os Mendonza. Ao longo da história, fará até o impossível para conquistar Cristóvão e não estará longe de conseguir.



PRUDÊNCIA DE ZAPATA (Cynthia Klitbo)

É a esposa de Humberto Zapata. É uma mulher ambiciosa, fofoqueira e constantemente se mete em problemas por dar com a língua nos dentes. Devido a sua cobiça, é cúmplice de sua filha em todas suas maldades. Trata mal seu marido Humberto, a quem recrimina por seus erros do passado. Odeia Emanuel e o humilha sempre que é possível, já que não lhe agrada sua presença em casa e suspeita que ele seja um filho bastardo de seu marido. Por sua ambição, suporta as humilhações feitas por Camila.



HUMBERTO ZAPATA (Luis Xavier)

É um médico com o passado sombrio, algo que a todo momento tem sido aproveitado por Severiano Mendonza para chantageá-lo e manipulá-lo à sua maneira, obrigando-o, com isso, a fazer coisas que ele mesmo não está de acordo. No entanto, com o passar dos anos, tem tratado de consertar seu caminho corrigindo seus erros, apesar das ameaças de Severiano. Adora Prudência e Valéria, por isso não se atreve a enfrentá-las. No dia em que faz isso, a vida torna-se um inferno para ele.



EMANUEL ZAPATA (Alex Sirvent)

É um jovem sensível, honesto e muito trabalhador, criado no seio da família Zapata, já que Humberto, o médico, atendeu sua mãe, uma jovem solteira, que morreu quando ele nasceu. Emanuel conhece sua história e por isso mesmo tolera as constantes humilhações das quais é alvo por parte de Prudência e de Valéria. Ainda que Humberto sinta carinho por ele, não o defende dos insultos para evitar conflitos em casa. Lola está apaixonada por ele, mas Emanuel se apaixona por Aldonza, sem saber que um forte laço o une a ela. Respeita Cristóvão, que sempre foi bom com ele, mas logo sente que está em concorrência com ele ao lhe invejar tudo o que possui.



RENATO BALLESTEROS MEDRANO (Horacio Pancheri)

É um advogado que aparece na vida de Aldonza, a quem ele pretende conquistar, mesmo conhecendo seus sentimentos por Cristóvão. Apesar de despertar na jovem um grande carinho, acaba por tornar-se seu ombro amigo e cúmplice, mas, sobretudo, rival de Cristóvão na disputa pelo coração de Aldonza.



LOLA OTERO (Sachi Tamashiro)

Seu nome completo é Dolores Otero Saavedra, mas todos a chamam carinhosamente de Lola. É órfã de pai e mãe e sempre viveu com seus avós, aos quais adora. É a melhor amiga de Aldonza. É alegre, aberta e muito franca, o que frequentemente a mete em problemas, já que age sem pensar, mesmo com boas intenções. Está apaixonada por Emanuel e sofre porque ele não corresponde seu sentimento. Sua vida também está envolta em um segredo que rapidamente será descoberto.



DOMINGA DE OTERO (Beatriz Moreno)

É a avó de Lola. Apesar de sua origem humilde tem a sabedoria dos mais velhos. “Sempre há um bom ditado para cada problema”, costuma dizer. Trata de orientar Lola, ainda que ela se esquive. Trabalha na fazenda “As Almas”, propriedade de Severiano e Camila Mendonza. É uma mulher muito paciente, foi babá de Camila desde que ela era praticamente uma menina; depois disso foi também a de Cristóvão, a quem adora e nunca perde a oportunidade de lhe dar um conselho. É a confidente de Camila e a única que se atreve a lhe dizer as verdades, fazendo com que reflita, mas sempre acaba tendo algum conflito com ela.
 


MELÉSIO OTERO (Manuel ‘Flaco’ Ibáñez)

É o marido de Dominga. Apesar de sua idade, é um homem muito trabalhador e muito cuidadoso com suas tarefas. Ajuda Severiano e permanece ao seu lado, fiel, discreto e respeitoso, mesmo sabendo que nem sempre ele tem razão. Adora sua neta Lola, a quem considera um pouco sem juízo e imprudente, mas ela é quem o diverte e faz rir com suas ideias e impertinências. Compartilha com sua mulher todos os segredos da fazenda, mas está disposto a levá-los com ele para o túmulo antes de revelá-los.



ABELARDO LAGOS (José Carlos Farrera)

É o filho do gerente do banco de Santa Lúcia e acredita que por sua posição pode-se dar o luxo de não fazer nada positivo na vida. É um parasita e gosta de jogar, situação que o leva a se meter em uma infinidade de problemas. Louco pelas mulheres, em nenhum momento perde a oportunidade de conquistar Aldonza, mesmo ela tratando de rejeitá-lo mil e uma vezes. Valéria, ao contrário, o usa por conveniência e com ela sim ele chega a ter uma relação, ainda que seja às escondidas de todo mundo. Morre assassinado por seus credores de jogo e Cristóvão é culpado por isso.

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Anônimo disse...

Optima escolha Zap. Meus parabens! Espero tambem ver a outra historia que esta Dando que falar a Novela A que no me dejas (nunca me deixes). Obrigado.