terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Guy Ecker, o nômade das telenovelas


Apresento, a seguir, uma matéria publicada pelo jornal equatoriano PP El Verdadero sobre a vida de Guy Ecker, o administrador de empresas que teve que limpar mesas para poder pagar seus estudos de atuação.

De origem alemã, nascido no Brasil e educado no Texas, Guy Ecker protagonizou sua própria dramaturgia no campo da atuação. Considerado hoje em dia como um dos galãs mais populares da telinha, o ator contou que adentrar nesse universo lhe exigiu uma constante luta de sacrifícios e esforços.

Seu pai trabalhava como contador de uma companhia multinacional e por isso sua família residiu durante alguns anos por vários países da América do Sul. Guy é o terceiro filho nascido em São Paulo, assim como seus irmãos mais velhos. Aos três anos de idade, seus pais se mudaram para a Colômbia e, posteriormente, para a Venezuela, lugares onde nasceram seus dois irmãos menores.

Para o brasileiro, sua infância foi a melhor etapa de sua vida, pois graças a ela, viveu muitas histórias em meio a vários países, culturas e idiomas. Desde pequeno mostrou sua inclinação pela atuação, já que se destacava nas peças teatrais escolares. Mesmo assim, não pensava nela como uma profissão já que seu pai era um homem rígido, que queria para seus filhos uma carreira “séria”.

Por este motivo, Guy decidiu estudar Administração de Empresas na Universidade do Texas, e, logo após obter seu título, contou a seu pai sua decisão de mudar-se para Los Ángeles para estudar atuação, na ocasião, com apenas 24 anos. “A ideia não agradou em nada meu pai, mas ele teve que aceitá-la”, comentou.

Para poder bancar os estudos de atuação, Guy teve que deixar de lado seu título universitário e passar a limpar mesas em um restaurante. Assim, passaram-se cinco anos, onde obteve papéis curtos em vários filmes de Hollywood, mas sem muito destaque. Visto que não obtinha papéis protagônicos, optou por montar uma empresa de tradução de inglês/português.

“Quis aproveitar minha facilidade com os idiomas, já que dominava muito bem o espanhol, o inglês e o português, assim, montei uma tradutora com a qual me dei muito bem.”

Nesse caminho, começou a fazer suas primeiras aparições na televisão estadunidense, como modelo de vários comerciais para diversas marcas de fast-foods voltadas ao público latino. Logo, uma das pessoas que trabalhava para ele o convidou para fazer parte de um casting para a televisão colombiana.

“Fiz um teste e o resultado demorou muito, mas consegui realizar pela RCN meu primeiro papel, em 1993, na série La otra raya del tigre, e fui muito bem. No ano seguinte, me encontrava nos Estados Unidos quando de repente recebi a oferta para protagonizar Café, com aroma de mulher.”

“Para ser sincero a rejeitei, não me parecia legal começar a atuar na televisão latina, muito menos na colombiana, já que nunca haviam exportado telenovelas. Era a primeira telenovela de Fernando Gaitán, uma aposta muito forte, mas acabaram me convencendo”, revelou.

Apesar de que a história a princípio não tenha lhe convencido e que se tenha reeditado suas cenas diversas vezes, para Guy esta oportunidade resultou ser sua maior experiência, já que, após um ano e oito meses de gravação, ele, Margarita Rosa de Francisco e um destacado elenco fizeram da história de Fernando Gaitán um grande êxito que revolucionaria a produção colombiana.

“Foi a melhor experiência que pude viver. Nunca imaginei iniciar minha carreira artística na televisão, muito menos na Colombiana, mas Café, com aroma de mulher obteve um sucesso estrondoso.”

“A história de Gaivota e Sebastião Vallejo cativou e apaixonou o espectador latino-americano. Não era a típica telenovela rosa, tinha drama e realismo nos personagens de sua história. Por fim, as pessoas passaram a me conhecer, sabiam quem eu era, me pediam autógrafos, me sorriam, e tive uma enorme surpresa e alegria ao saber que estavam exportando a telenovela e que também estava obtendo sucesso na América Latina.”


Trabalhos de atuação

Após, protagonizou La guajira, A mentira, Salomé e Feridas de amor, posteriormente, participou durante dois anos na série estadunidense Las Vegas, da NBC, onde interpretou Luis Pérez, um detetive de origem latina. Posteriormente, atua em Eva Luna e Coração apaixonado (recentemente exibida em Angola e Moçambique, pelo Zap Novelas, com dublagem brasileira).


Coração apaixonado

A telenovela, protagonizada junto a Marlene Favela, superou suas expectativas, pois rompeu o esquema do galã rico e da mocinha pobre, invertendo a situação, pois esta vez é ele, Armando, um humilde capataz, que se apaixona por Patricia, uma jovem rica. Guy relata que de todos os outros, este foi o personagem com o qual mais se identificou, pois se considera um amante da natureza, dos cavalos (trabalhou em um sítio enquanto estudava no Texas) e da vida na fazenda.


O amigo e homem de família

De sua carreira artística destaca Margarita Rosa de Francisco (Café), Blanca Soto (Eva Luna) e Kate del Castillo (A mentira) como suas grandes companheiras e amigas, as quais admira e respeita por sua projeção cênica. Inclusive, comentou que ele e sua esposa, junto a Kate, mantêm uma sociedade em alguns projetos futuros.

Esposo: Viu na escritora Estela Saiz (sua atual empresária, amiga e sócia) o seu complemento perfeito, mantêm uma relação há 23 anos. Casaram-se há 13 e tiveram Liam, Sofía e Kaelan Forest.


Pai de outro galã de TV

Ecker expressou que para ele seus filhos são a maior prioridade de sua vida. Ainda assim, se mostra muito orgulhoso de que Jon, o mais velho, tenha decidido seguir seus passos. “Sua história é muito parecida à minha, ele é Químico Biólogo e agora estuda e trabalha constantemente para ser um galã na TV (risos), eu o apoio cem por cento e o ajudo a lutar por seus sonhos”, comentou.

Atualmente, o ator prepara projetos na área de produção junto de sua esposa Estela, mas não deixa de trabalhar para entrar em uma das produtoras de Hollywood, pois se tornou complicado este campo, pela diversidade de línguas que domina e pelos diversos públicos que têm acompanhado suas produções.

“É complicado em Hollywood, me disseram que os estadunidenses não me conhecem, por isso não posso fazer papel de gringo e se é um papel latino, que não pareço latino, é difícil, mas continuo trabalhando nisso”, expressou.

O brasileiro disse que apesar de suas raízes nunca bateu nas portas das emissoras de seu país natal. No entanto, não descarta uma possibilidade no futuro.

“Falo perfeitamente o português, pode ser uma boa ideia, ainda não tentei, mas, a verdade é que me chama muito a atenção as megaproduções da Globo, mas não sei se lá teria acolhida, já que as produções das quais participei foram transmitidas por outra emissora, não nesta”, manifestou.

Finalmente, o ator se despediu, não sem antes deixar uma mensagem de positividade aos leitores: “Lutem por seus sonhos, trabalhem com esforço, porque nada é impossível. [...] Aproveitem a telenovela que é um trabalho realizado com muito amor para vocês. Muitas bençãos.”

(Colaboração: Katherine Lucin - Diario PP El Verdadero)
Blog Widget by LinkWithin

13 comentários:

Morgana silva santos disse...

GRANDE ATOR!!!SOU FÃ DESSE FENOMENO DAS NOVELAS MEXICANAS!!!E NÃO PERDERIA NENHUM CAPITULO SI ELE FIZECE NOVELAS BRASILEIRAS !!!AMO GUY ECKER ASS MORGANA BRASILEIRA
MORGANAHUDSONO1@GMAIL.COM

Anônimo disse...

Adooro esse ator ele é simplismente maravilhoso meigo ,carinhoso simpatico..e determinado..merecido seu sucesso..amoo guy ecker mesmo sem conhece-lo e se conhecesse tenho certeza que amaria muito ssss......

Anônimo disse...

A globo nao pode deixar esse ator de lado. Com ele no elenco qualquer novela seria sucesso na certa. Ele ja tem o amor das brasileiras.
#GuyEckernaglobo

Anônimo disse...

Amo Guy Ecker. Alem das inumeras qualidades como ser humano, ele e um excente ator. Adoraria apreciar suas atuacoes nas novelas brasileiras. Sou sua maior fa! Te amooooooooooooooo.

cintia disse...

Sou apaixonada por GUY ECKER acho ele extraordinario ator alem de lindo...assisto a todas as suas novelas em especial "cafe com aroma de mulher"

Anônimo disse...

Gostaria muito de que as novelas Eva Luna, coração Apaixonado, Rosário efim todas as novelas que Guy Ecker participou fossem transmitida no Brasil.
Amo Guy Ecker como proifissional.

Ana Paula Fernandes disse...

E mesmo guy e uma grandes ator

R Santiago disse...

Café com aroma de mulher é minha novela preferida. Guy Ecker como Sebastião e Margarita Rosa como Gaivota foram perfeitos, nunca mais vi nada igual, eles transmitiram um amor puro e verdadeiro, parecia tudo tão real. Muito obrigada aos dois, beijos em seus corações!

Silvana Aparecida de Souza disse...

Verdade, nunca assisti nada :com um amor tão real e verdadeiro como a da novela café com aroma de mulher. Poderiam fazer café dois a continuação da história linda de amor que tiveram gaivota e Sebastian!

Silvana Aparecida de Souza disse...

Café com aroma de mulher, linda história de amor. Nunca assisti outro igual, poderiam fazer café dois a continuação da história, com os atores mais maduros e muito lindos... beijo no coração! Adoro Guy Ecker 💓

Lucas disse...

Parabéns, Guy Ecker gosto muito do seu trabalho amaria ver você na globo, tenha certeza que o nosso público Brasileiro,lhe acolherá muito bem,pelo seu talento e carisma o Brasil ama você.

Anônimo disse...

Adoro seu trabalho

Anônimo disse...

Sou fã do Guy Ecker. Acho um profissional excelente, a forma como ele atua é apaixonante. Assisti a todas as telenovelas que ele fez, mas a minha predileta continua sendo a imbatível 'Café com aroma de mulher', não perdia um capítulo. Essa novela marcou a dramaturgia estrangeira, nunca mais vi outra produção como essa. Gostaria muito de ver o Guy em uma das novelas da Globo.