segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Cuidado com o anjo


NOME ORIGINAL
Cuidado con el ángel

ESCRITORES
Carlos Romero, Julio Garibay, María Antonieta Gutiérrez e Tere Medina (Baseados na obra de Delia Fiallo)

PRODUTORA
Nathalie Lartilleux

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
177

ANO DE GRAVAÇÃO
2008

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
2013

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Solo tú

INTÉRPRETE
La Nueva Banda Timbiriche

Hay recuerdos que se envuelven en lágrimas,
junto al miedo de volverme a enamorar.
Mi voz había perdido hasta el sentido al hablar
y con solo escucharte y con solo mirarte
el amor vuelve a empezar.

Eres luz que puede tocar este corazón,
no hay nadie más que tú
y enciendes estrellas en mi interior
yo iré a donde vayas tú
y es que nadie más me mira como tú,
solo tú... eres tú...

Sé que un beso dice más que la verdad,
hay momentos que se guardan y no se irán
y hay historias como esta que se vuelven mágicas,
con solo escucharte, con solo mirarte
el amor vuelve a empezar.

Eres luz que puede tocar este corazón,
no hay nadie más que tú
y enciendes estrellas en mi interior
yo iré a donde vayas tú
y es que nadie más me mira como tú,
solo tú...

Eres luz que puede tocar este corazón,
no hay nadie más que tú
y enciendes estrellas en mi interior
yo iré a donde vayas tú
y es que nadie más me mira como tú,
solo tú... eres tú...
solo tú...


ELENCO

Maite Perroni: Maria de Jesus Velarde de São Romão “Malú” / Lírio / Alessandra Robles

William Levy: João Miguel São Romão

Nailea Norvind: Viviana Mayer Montenegro de São Romão

Sarai Meza: Maria Antonieta “Tininha” São Romão Mayer

Laura Zapata: Ofélia Montenegro

Sherlyn: Rosa São Romão Bastos

Elizabeth Dupeyrón: Luisa São Romão de Maldonado

Óscar Traven: Francisco Maldonado São Romão

África Zavala: Elza Maldonado São Romão

Beatriz Aguirre: Mariana Bastos São Romão

Helena Rojo: Cecília Santos de Velarde

Ricardo Blume: Patricio Velarde del Bosque

Ana Patricia Rojo: Estefânia Velarde

Rocío Banquells: Isabella Rocha

Victor Noriega: Daniel Velarde

Evita “Chachita” Muñoz: Candelária “Candinha” Martínez

René Strickler: Omar “Leopardo” Contreras

Héctor Gómez / Miguel Córcega:  Padre Anselmo Vidal

Abraham Ramos: Adriano Gonçalves

Georgina Salgado:   Bruna Camacho “Bruninha”

Beatriz Monroy: Cacilda López

Maya Mishalska: Branca Silva / Ivette Dorleak

Jorge de Silva: Eduardo Garibaldy

Ana Isabel Corral: Beatriz de Garibaldy

Arturo Carmona: Amador Robles

Renata Flores: Martírio

Michelle Vieth: Ana Júlia Villaseñor

Jesús More: Vicente

Mauricio Mejía: Israel Pérez

Katerine Kellerman: Becky

Sara Montes: Balbina

Aurora Clavel: Fermina

Rebeca Manríquez: Olga

Rafael del Villar: Tomás

Diana Golden: Mercedes

Amparo Garrido: Clemência

Marina Marín: Micaela

Mario Casillas: Lozada

María Dolores Oliva: Corália

Justo Martínez: Cosme

Maricarmen Vela: Mimí

Juan Ángel Esparza: Reynaldo

Teo Tapia: Dr. Durand

Luis Caballero: Gabriel

María Morena: Esther

Milia Nader: Obdulia

Marius Biegai: Fentanes

Vania Pardo: Dora

Rodrigo Mejía: Nelson Acuña

Maite Embil: Letícia de Lizárraga

Archie Lanfranco: Gustavo Lizárraga

Carlos Cámara Jr.: Delegado Camargo

Adrián Martiñón: Piranha

Francisco Rubio: Rafael Camargo

Eduardo Rivera: Doutor da Cruz Vermelha

Hiram Vilchez: Doutor Medina

Mauricio Aspe: Raúl Soto

Delia Casanova: Márgara Riquelme

Juan Peláez: Rodolfo del Huerto

Edgardo Eliezer: Burny

María Levy: Lúcia

Patricio Borghetti: Pato

Estefanía Villarreal: Soraya Linares Pontes

Alejandro Ruiz: Juiz del Villar

José Carlos Ruiz: André

Franco Gala: Pablo Cisneros


PERFIL DAS PERSONAGENS

Malú (Maite Perroni): uma garota que cresceu em um bairro pobre. Gentil, doce e honesta, mas tem grande força e temperamento forte. Às vezes ela é séria, às vezes faz todos sorrirem. Sua infância e adolescência foram marcadas de muita tristeza, mas conseguiu superá-la e sempre enfrenta sua vida com clareza e positividade.

João Miguel (William Levy): bonito, culto e bem-educado, João Miguel vem de uma família rica. Ele é atormentado por um segredo do seu passado. É um respeitado psicólogo e tem a vocação para ajudar àqueles que precisam de ajuda. É agressivo, exceto quando está com Malú, por quem sente um grande carinho que acaba se tornando amor. Casou-se muito jovem com Viviana, que o fez infeliz, mas tem uma filha, Tininha, de cinco anos, fruto deste casamento fracassado.

Cecília (Helena Rojo): uma senhora doce, gentil e muito bonita. Elegante e discreta. Ela é assombrada até hoje pela lembrança da filha que teve que abandonar. Patrício, seu esposo, não estava por perto no momento do parto e sua mulher, quando parecia estar a ponto de morrer, deixou a menina nas mãos do padre que lhe deu a extrema-unção. Demora a descobrir que sua filha está bem perto e que seu nome é Malú.

Patrício (Ricardo Blume): um verdadeiro cavalheiro, da alta classe e de caráter forte, é carinhoso com sua esposa, Cecília, e sua filha alegada, Estefânia. É firme em suas convicções, não caindo nas manipulações da falsa filha. É um homem duro, mas sempre dentro da lei. Não sabe que sua verdadeira filha é Malú, mas também desaprova as atitudes da menina e acha que ela deveria ser presa.

Viviana (Nailea Norvind): esposa de João Miguel. Bonita, sensual e provocante, orgulhosa da sua classe social, ela é vaidosa e egoísta. Adora João Miguel, mas sempre o deixa em segundo plano, para se divertir e viver suas infidelidades, brigando com grande frequência. Após o acidente, que é dada como morta, decide levar a vida que lhe convém, mas volta destruída, querendo João Miguel, mas seu futuro reencontra o passado e ela acaba sendo assassinada.

Estefânia (Ana Patricia Rojo): atraente, vaidosa, egoísta e ambiciosa. Ela faz de tudo para subir de classe social. É determinada e rude. Com ajuda de sua tia, Isabella, faz-se de filha perdida  de Cecília e Patrício, o que a faz ser convidada para morar com eles, numa bela casa. Ela quer destruir Malú, por ter despertado a paixão de João Miguel por ela e por descobrir, mais tarde, que ela é a verdadeira filha desaparecida do casal.

Isabella (Rocío Banquells): tia de Estefânia. Uma mulher cruel, perversa e egoísta ao extremo, faz de tudo para conseguir um bom dinheiro, já que sempre viveu em circunstâncias precárias, e pretende, a todo custo, entrar para a alta sociedade. Controla sua sobrinha em todas suas ações, até que um dia Estefânia se volta contra ela.

Ofélia (Laura Zapata): uma mulher elegante, da alta sociedade. Sogra de João Miguel, ela sempre defende sua filha, Viviana. É arrogante, manipuladora e rancorosa, fazendo todos os tipos de vilanias possíveis. Despreza Malú por ser humilde e a considera um perigo quando João Miguel a leva para sua casa. Quando sua filha desaparece e é dada por morta, nota que entre Malú e seu genro surge algo mais que uma simples amizade e seu ódio contra a jovem se torna ainda maior.

Candelária (Evita Muñoz “Chachita”): mulher muito humilde e com pouca educação, Candelária mora num bairro pobre da cidade e faz bicos para sobreviver e ter o que comer. Apesar da sua pobreza, é uma mulher simples, tagarela e alto-astral. Adotou Malú quando a encontrou enrolada nas cobertas em frente à sua casa, fazendo dela uma filha que nunca teve. Candelária tem um coração de ouro.

Pe. Anselmo (Miguel Córcega / Héctor Gómez): um homem do bem, honesto e gentil. Cuida da igreja do bairro de Malú. Conhece a garota desde seu nascimento quando sua mãe, que acredita estar morta, pede a ele que cuide da bebê. Ama Malú e sempre a chama pelo nome completo: Maria de Jesus.


RESUMO

Maria de Jesus, mais conhecida como Malú, é uma jovem mexicana que ao nascer foi entregue aos cuidados do padre Anselmo por sua mãe, Cecília Velarde, em uma tentativa desesperada de buscar o bem-estar de sua filha ao ver-se à beira da morte.

O sacerdote, sem poder tomar conta da menina, decidiu interná-la em um orfanato sob sua supervisão. No local, Malú viveu por muitos anos, mas, aos catorze, decidiu fugir da instituição e começou a perambular pelas ruas sem rumo, fazendo o que podia para sobreviver.

Durante sua juventude, foi atacada por um indivíduo bêbado no escuro, experiência que ainda hoje lhe traz terríveis pesadelos recorrentes e a deixa com um profundo ressentimento para com todos os homens. No entanto, conseguiu encontrar um lar sob a proteção de Candelária, uma lavadeira que a encontra na rua e lhe oferece um teto, passando a tratá-la como uma filha.

Certo dia, Malú se mete em problemas em um clube noturno e é levada à delegacia, onde recebe a ajuda de João Miguel São Romão, um médico psicanalista, por quem se apaixona. João Miguel convence ao juiz Patrício Velarde para que libere Malú. Este é o primeiro encontro entre Malú e Patrício, que não percebe que está diante de sua filha.

Dias depois, João Miguel fica viúvo ao perder sua esposa Viviana em um acidente aéreo. Mas, ao contrário do que ele pensa, Viviana está viva e escondida na cidade de Miami com seu amante, um jamaicano que lhe engana, rouba suas joias e seu dinheiro, mas que, por fim, é assassinado por ela.

Mais uma vez Malú volta à delegacia e, para que não seja presa, João Miguel se responsabiliza por ela e se compromete a ajudar a jovem a superar todos seus problemas, sob a condição de levá-la para morar em sua casa. No entanto, a sogra de João Miguel se opõe a esta ideia e, com o tempo, consegue que Malú seja levada à casa da família Velarde, que, na realidade, são seus verdadeiros pais.

Junto aos Velarde vive uma jovem chamada Estefânia, que os enganou fazendo-se passar por sua verdadeira filha desaparecida. Estefânia inicia uma relação sentimental com João Miguel e ambos se comprometem casar-se.

Inesperadamente, os Velarde acusam Malú pelo roubo de alguns objetos de valor e decidem que o melhor é que ela deixe sua casa. Por este motivo, João Miguel recebe novamente Malú em sua casa e aos poucos descobre seus verdadeiros sentimentos de amor pela jovem.

Desse modo, João Miguel decide investigar a causa dos traumas e pesadelos de Malú, para lhe ajudar a superar seus complexos. Durante uma sessão psicológica, ele descobre a razão de seu sofrimento e se dá conta que ele tem sido o culpado por seus temores e por sua insegurança.

João Miguel e Malú começam um namoro e se casam. Porém, um dia após o casamento, Malú volta a sonhar com o seu ataque e por fim consegue visualizar o rosto do agressor, que não é ninguém menos que João Miguel. Assim, ela decide distanciar-se definitivamente dele.

Com o passar do tempo, João Miguel descobre que, na realidade, sua esposa Viviana não morreu no acidente aéreo e que está com vida. Viviana mente, argumentando que perdeu a memória e decide contratar uma tutora para sua filha Tininha.

Ao mesmo tempo, Malú descobre estar grávida de João Miguel, mas prefere esconder a novidade. Consequentemente, ela decide fugir da cidade, junto a Candelária e finalmente se estabelecem na fazenda de Leopardo.

Malú dá a luz e Leopardo se dispõe a casar-se com ela e reconhecer seu filho, porém ela lhe diz que está casada e que o afeto que sente por ele é somente amizade. Leopardo não se rende e começa a ganhar o amor de Malú. Mais adiante, descobre que o marido de Malú é João Miguel, a quem conhece há muito tempo, já que foram companheiros de escola. Os dois homens lutam pelo amor de Malú mas, para ela, a decisão não é fácil.

Malú descobre que João Miguel está envolvido com Branca e que se casará com ela por pena. Porém, o casamento não se realiza já que Branca se distancia ao descobrir que ele tem um filho com Malú.

Malú decide retomar sua carreira artística na capital e ensaia uma obra onde a protagonista recebe um tiro. Estefânia, ao saber da peça, decide armar um plano junto a Isabella para eliminar sua inimiga. O plano consiste em trocar as balas de festim da arma que usarão na peça por balas de verdade.

Após um minucioso planejamento, ambas decidem viajar para se livrarem de qualquer acusação. Malú se apresenta e recebe o disparo acidentalmente, o que lhe provoca um coágulo, que a deixa entre a vida e a morte. Ela fica cega e as duas cúmplices são descobertas pelo delito e são levadas à prisão. Estefânia enlouquece e é enviada a uma clínica psiquiátrica onde os médicos afirmam que nunca poderá se recuperar.

Pouco depois, vários acontecimentos mudam a história, novos vilões se unem à trama, como Ana Júlia, que torna impossível a vida de Candelária em sua estada na mansão Velarde. A deficiência visual de Malú motiva João Miguel a se especializar em oftalmologia para, assim, poder curá-la. Porém, esta se recusa a perdoá-lo.

Posteriormente, Malú conhece Rafael, que também é deficiente visual e é contratado pelos Velarde para ajudá-la em suas dificuldades. Rafael se apaixona por Malú e deseja estabelecer uma relação sentimental com ela.

Ana Júlia se apaixona por João Miguel e, para conseguir seus propósitos de conquista, realiza várias atrocidades contra Malú, contando com a ajuda de seu aliado Amador, com quem mantém uma relação. Ana Júlia mente para Malú dizendo que está esperando um filho de João Miguel. No período de deficiência de Malú, João Miguel, numa tentativa de se aproximar novamente de sua amada, se faz passar pelo doutor Cisneros e ela se apaixona sem saber sua verdadeira identidade.

As intenções negativas de Ana Júlia contra Malú são descobertas pelos Velarde, que decidem distanciá-la de sua casa e da vida de sua filha. João Miguel quer operar Malú, que não aceita, já que teme perder a consciência durante a operação, até que finalmente é convencida a realizar o procedimento cirúrgico que lhe devolverá a visão.

Após recuperar a visão, Malú se dá conta que o doutor Cisneros é na realidade João Miguel, sentindo-se enganada e sem vontade de perdoá-lo. Relutante, muda de ideia e o perdoa ao saber que o filho que Ana Júlia espera é de Amador e não de João Miguel. Amador termina na prisão por estar envolvido no caso de Malú e pela tentativa de lhe tomar Joãozinho.

Posteriormente, Malú e João Miguel decidem contrair matrimônio pela igreja e, no dia da cerimônia, Ana Júlia envia uma carta à Malú se passando por João Miguel, pedindo que vá ao seu encontro no confessionário da igreja antes do casamento. Malú, sem desconfiar, atende o pedido e, para sua surpresa, se depara com Ana Júlia e sua evidente gravidez de nove meses. Ana Júlia a sequestra e, quando a polícia descobre a localização que se encontra Malú, Ana Júlia incendeia o lugar.

No momento do incêndio, Ana Júlia inicia seu trabalho de parto, Malú consegue se desatar e tenta resgatar sua inimiga do fogo. Malú, desesperadamente, lhe ajuda no parto. Mesmo debilitada e com várias queimaduras, Ana Júlia dá a luz, pede perdão à Malú e lhe confia a pequena menina, e logo em seguida falece.

Mais tarde, Malú entrega em adoção a filha de Ana Júlia e Amador e finalmente se casa com João Miguel.


COMENTÁRIOS

A estreia de Cuidado com o anjo no SBT esteve marcada por uma grande euforia por parte dos fãs de Maite Perroni e William Levy pelas redes sociais. A hashtag #CuidadoComOAnjo alcançou os trending topics mundiais do Twitter, sem contar outras como Marichuy, Malu, Lupita e Maite que também foram os assuntos mais comentados daquele dia. De fato, um dia antes de sua estreia, fãs da telenovela já faziam campanhas na rede para promovê-la, com a hashtag #AssistaCuidadoComOAnjoSBT.

Segundo dados do IBOPE, no Brasil, a telenovela garantiu boa audiência durante seus primeiros capítulos, registrando cerca de 7 e 8 pontos, na grande São Paulo. Com o decorrer dos dias, passou a registrar de 5 a 9 pontos, deixando sempre a emissora em segundo lugar no IBOPE na Grande São Paulo.

A primeira versão desta telenovela já havia sido levada ao ar em 1974, pela emissora venezuelana Venevisión. Nesta ocasião, a trama teve como título Una muchacha llamada Milagros e esteve sob a produção de José Enrique Crousillat, contando com a participação dos atores Rebeca González, José Bardina e José Luis Rodríguez “El Puma”.

A segunda versão chamou-se Mi amada Beatriz, que foi produzida pela emissora de televisão RCTV, também da Venezuela, no ano de 1987. Dirigida por Luis Manzo, foi protagonizada por Catherine Fulop e Miguel Alcántara.

No México, a imprensa qualificou a atuação de Maite Perroni como sem originalidade, devido à semelhança com a interpretação da cantora Thalía na trilogia das Marias. Entretanto, a atriz ganhou diversos prêmios e foi reconhecida pelo TVyNovelas como melhor atriz juvenil de 2009.

Por sua vez, Cuidado com o anjo, produzida em 2008 por Nathalie Lartilleux, ganhou reconhecimento graças aos altos índices de audiência do México e no exterior, além de um grande número de fãs. Grande parte desta popularidade deveu-se a seus protagonistas, a fabulosa dupla Levy-Perroni que combinou sex appeal, talento e uma química explosiva na estreia protagônica de ambas as estrelas.

Como já é de costume, para se alargar a história, recorreu-se a velhos clichês hollywoodianos. Malú ficava cega e João Miguel tomava um curso relâmpago de oftalmologia para lhe devolver a visão. Após alguns mal-entendidos, Malú perdoava o pai de seu filho e voltava a vestir um vestido de noiva para se casar com seu prometido.

E daí em diante começam os absurdos. Não se sabe qual deles foi o mais ilógico: o fato de Ana Júlia, no seu nono mês de gravidez poder raptar Malú, sem ajuda, ou que uma vítima de sequestro estivesse disposta a realizar o parto de quem pretendia queimá-la viva. Ainda assim, a maior incógnita é como Ana Júlia deu a luz sem se despir de seu jeans apertado...

Finalmente, Malú e João Miguel, mais lindos que bonequinhos de bolo de casamento, juraram amor eterno diante do altar e celebraram sua festa na vizinhança. Após, partiram para a lua de mel, e, ao invés de se entregarem ao amor, foram praticar esportes e receber seus filhos que caíram do céu de paraquedas. Apesar deste curioso final, Cuidado com o anjo foi uma telenovela bastante chamativa, cujo maior mérito ficou por conta de seus protagonistas.

Um fato lamentável marcou as gravações da telenovela. Miguel Córcega, o Padre Anselmo, renomado ator e diretor de cenas de telenovelas, inclusive desta, foi substituído por Héctor Gómez, já que foi acometido por um grave mal-estar após ter gravado apenas 32 capítulos, vindo a falecer. Nesta ocasião, Héctor Gómez, passou a assumir o personagem definitivamente. Posteriormente, pouco mais de cinco meses do término das gravações, Héctor também faleceu por consequência de uma parada cardíaca e uma embolia cerebral, finalizando sua trajetória com a produtora Nathalie Lartilleux, com quem havia trabalhado em vários projetos.

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Cozinhando com baby e maria e. Friendes disse...

A Maitê Perrone combinou perfeitamente com o papel dado de malu e o William Levy com o João Miguel são Romão eles foram feitos um pro outro mas que pena que eles se divorciaram