...

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Café com aroma de mulher está de volta ao SBT


O SBT já bateu o martelo e em janeiro Café com aroma de mulher estará de volta nas tardes da emissora de Silvio Santos. A terceira exibição da trama substituirá Maria do Bairro, que está em sua reta final. Escrita por Fernando Gaitán e protagonizada pelo brasileiro Guy Ecker e pela colombiana Margarita Rosa de Francisco, o melodrama rural chega com a missão de manter a boa audiência e a vice-liderança que é conquistada hoje com a quinta reprise da saga de Thalía.

Café com aroma de mulher relata a vida de Teresa Soares, mais conhecida como Gaivota, uma humilde apanhadora de café que, junto de sua mãe, leva uma vida nômade, oferecendo seus serviços nas fazendas da zona cafeeira da Colômbia. Uma destas fazendas é a dos Vallejo, onde Gaivota conhece Sebastião, neto do proprietário. Apesar de ser bonito e rico, Sebastião vive infeliz devido sua impotência sexual. Atraídos, Gaivota cura Sebastião e ambos passam sua primeira noite de amor juntos. Ele parte para a Europa, onde deve terminar seus estudos, e promete à Gaivota voltar dentro de um ano para casar-se com ela.

Entretanto, Gaivota descobre estar grávida e decide ir à procura de Sebastião, mas cai na armadilha de um inescrupuloso fotógrafo que a manda à Paris supostamente para trabalhar como modelo, onde na realidade deverá trabalhar como prostituta. O avô Vallejo morre e Sebastião volta antes do esperado. No povoado, lhe contam que Gaivota foi à Europa trabalhar em um bordel. Desiludido, Sebastião se casa com a fria e elegante Lúcia, que o convence que podem ser felizes juntos sem ter uma vida sexual. Após diversas desventuras, Gaivota retorna da Europa, onde perdeu seu filho e encontra Sebastião casado.

Uziel Moreira, mestrando em Literatura e Crítica Literária, conta em seu blog, Séries e TV, que a emissora RCN de Bogotá quando recebeu a sinopse de Fernando Gaitán para uma telenovela que percorria todo o universo cafeicultor, reprovou o projeto, entretanto Fernando seguiu tentando por dois anos até que o canal lhe deu a oportunidade. Em sua terra natal, Café com aroma de mulher começou a ser exibida em 1994 sem pretensões, torcia-se para que atingisse ao menos a meta e logo na primeira semana a telenovela agrícola se tornou um fenômeno.

Uziel conta ainda que os ônibus transmitiam o áudio para que os passageiros não perdessem os capítulos, a capital inteira parava, tornou-se falta de etiqueta ligar para alguém às oito horas da noite, horário em que era exibida. O próprio presidente do país confessou que as reuniões no congresso federal eram interrompidas e só a retomavam após o fim do capitulo.

Café com aroma de mulher foi exibida em 92 países e teve dois remakes, foi a telenovela de maior audiência da Colômbia por cinco anos até ser desbancada em 1999 por Betty, a feia, ou seja, Fernando Gaitán bateu seu próprio recorde. Já no Brasil, a telenovela teve sua primeira exibição de março a agosto de 2001 com uma média geral de 15 pontos, o que é considerado ótimo para os padrões do SBT. E sua reprise em 2006 teve média geral de 9 pontos, índice alto para o horário da tarde.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: