...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 1° a 6 de agosto


Capítulo 79 (01/08/2011)

Gonçalo se insinua para Maricela, mas ela diz que só beijará o homem a quem ama, porém, sem dizer quem é este homem. Santos, por sua vez, vai ao encontro de Antonio e lhe pede perdão, mas, Antonio não aceita e sai com Frederica.

Já Melésio, aconselha Carmelo e Gervásia, dizendo que o segredo de uma união duradoura é o respeito entre o marido e a mulher. Depois, revela que lhes dará um terreno. Talvez por ciúmes, ou por pura fidelidade a sua patroa, Melquíades ameaça Santos, o provável novo mandatário de tudo. Ele diz que matará Santos se fizer algo de mal contra Dona Bárbara.

Longe dali, Antonio percebe que Pernalete está muito solícito e generoso com ele. Por isso, começa desconfiar. Mais tarde, Pernalete revela a Mojica que Josefa agora está vivendo em sua casa. Enquanto isso, Bárbara entrega a foto dos estrupardores para que Eustáquia a guarde.

Depois, Bárbara descobre que Santos já está levantando a cerca para separar as terras e ela pergunta porque ele faz isso. Ele responde que ela mesmo fez a promessa de devolver a fazenda Barquerenha. Então, Bárbara, furiosa, responde que devolverá as terras, mas para Maricela.

Já apreensivo e cheio de desconfianças, Antonio acha estranho ao ver Balbino e Danger em suas terras. Em seguida, Antonio vai até a delegacia em busca dos documentos que assinou com Pernalete.

Na igreja, Cecília conversa com o padre Pernia, quando chega Maricela querendo tratar de um casamento. Então, ela anuncia que ira ser casar com Antonio. Enquanto isso, no escritório do governador, Meléndez pergunta se alguém ali conhece Santos Luzardo e Pernalete levanta a mão.

Sem desconfiar de nada disso, Santos conversa com Cacilda e ela lhe conta que Gonçalo está apaixonado por Maricela. Gonçalo, por sua vez, frente a frente com Maricela, diz que já sabe que o homem de quem ela gosta é Santos.


Capítulo 80 (02/08/2011)

Assediada por Gonçalo, Maricela pede que ele a deixe em paz. Bárbara e seu fiel capataz, Melquíades, tramam e ela pede que ele aguarde sobre o que fazer com Meléndez. Pórém, Meléndez ataca e ordena que Pernalete reviste a fazenda de Santos. Então, Bárbara decide vingar-se de Meléndez.

Lourenço, ciente da situação amorosa de Santos, lhe pergunta se deseja que Maricela permaneça apaixonada por ele para sempre. Mais tarde, ao encontrar Santos, Gonçalo revela, coincidentemente, que deseja Maricela e quer se casar com ela.

Enquanto isso, Cecília comenta com Antonio que Gonçalo seria o melhor esposo da Maricela. Antonio, por sua vez, fracassou na tentativa de pegar os documentos da delegacia, pois, é claro, Pernalete os guardou no cofre.

Longe do que todos pensam, Maricela só tem olhos para Santos. Assim, ela imagina que se tomar um banho no lago dos suspiros poderá ter Santos só para ela. Mais tarde, Antonio e Santos se encontram no bar e preocupado, Antonio conta sobre a propriedade que Pernalete lhe deu. Santos, de cara, percebe e avisa Antonio que Pernalete o enganou.

Enfim, Pernalete chega a Altamira para revistar a fazenda, mas, Lourenço e Cecília conseguem entretê-lo por algum tempo. Enquanto isso, Gonçalo chega a fazenda, encontra Bárbara e diz que procura por Santos, pois, tem um assunto a resolver com ele. Longe dali, Maricela entra no lago, Santos a vê e fica hipnotizado pela beleza da moça.


Capítulo 81 (03/08/2011)

Santos não consegue tirar os olhos de Maricela, que se banha no lago dos suspiros, mas, em seguida, se sente mal por isso. Mais tarde, por se sentir atraído pela garota, Santos não conseguirá encarar Maricela de frente e ela ficará preocupada com a atitude dele.

Enquanto isso, Bárbara encontra Gonçalo e esclarece que já sabe quem ele realmente é, assim, alerta para que a trate bem. Antonio, por sua vez, descobre que Pernalete está em Altamira e corre avisar Santos.

Já no rancho de Melésio, os estudantes revelam, para ele e para suas netas por que estão ali. Em seguida, a polícia chega ao rancho em busca dos revoltosos e as meninas os escondem embaixo de suas camas. Provocantes, elas se despem.

Bárbara é informada que estão a captura dos rebeldes e pede a Melquíades que esconda Gonçalo. Genoveva, para poder se livrar dos guardas, os acusa de molestarem as mulheres da aldeia.

Sem sucesso em sua busca, Pernalete ameaça Santos e adverte que o governa está de olhos nele. Porém, Barbará lembra a Pernalete que nada de mal pode acontecer com Santos! Passada a invasão da polícia, Maricela se declara a Santos e diz que o deseja.

Depois, Lourenço encontra Maricela e lhe pergunta se seria muito sacrificante se envolver com Gonçalo. Este, por sua vez, chama Santos para uma conversa e pergunta se Santos está apaixonado por Maricela. Bárbara, escondida, escuta tudo.


Capítulo 82 (04/08/2011)

Equanto Bárbara escuta tudo, escondida, Santos responde a Gonçalo e diz que Maricela, para ele, é como uma irmã menor. Antonio, por sua vez, tem problemas com Frederica, pois, não conseguiu a chave do cofre e não pode lhe garantir a lua de mel prometida.

No rancho de Melésio, os estudantes, por terem que partir e deixar as meninas, ficam entristecidos. Então, Gonçalo diz que depois da luta, poderão ter as mulheres que desejam.

Já Balbino, Danger e Pernalete, seguem sua índole má e planejam novos roubos na região, apesar de Pernalete receber a missão de vigiar o rio com os reforços enviados por Acosta, seu superior. Enfim, Santos tenta esclarecer as coisas com Maricela – e com ele próprio – e diz que não há como amá-la. Ela chora e passa mal de tanta tristesa que sente. Mas, responde a Santos que tentará esquecê-lo, se é isso que deseja.

Joãozinho corre e conta para Bárbara que Santos desprezou Maricela e a patroa é só felicidades por isso. Mais tarde, porém, Bárbara se irrita, pois Santos a acusa de nunca ter dito nada de agradável a Maricela.

No fundo, Bárbara segue angustiada, afinal, sabe que Santos deseja Maricela e pode, sim, chegar a amá-la. Longe dali, Carmelo descobre que os soldados estão a espreita, vigiando o rio. Mesmo assim, Gonçalo e os estudantes decidem fugir durante o dia, sem levantar suspeitas.

E enquanto Bárbara fica apreensiva, já que Santos os acompanhará na fuga, Maricela pede a Gonçalo, em prantos, para que ele não vá embora. Cosme e André, enfim, se despedem de Melésia, de Josefina e prometem voltarem breve.

Neste meio tempo, Bárbara ordena Melquíades a usar de todos os meios para impedir a partida de Gonçalo, afim de que ele possa conquistar Maricela. Ao se despedirem, Gonçalo abraça fortemente Maricela e Santos vê. Furioso, ele grita para que Gonçalo a solte.


Capítulo 83 (05/08/2011)

Após separar o abraço entre Gonçalo e Maricela, Santos consegue dissimular seus ciúmes dizendo que é hora de partir e não podem perder mais tempo com despedidas. Contudo, Bárbara já ordenou Melquíades para que não deixe Santos e Gonçalo partirem.

Enquanto isso, Antonio tenta resolver seu problema com as terras que Pernalete lhe deu e pede para ver as escrituras, mas, Pernalete responde que só mostrará depois que Antonio se casar com Frederica.

Mais tarde, Frederica vê Pernalete abrir o cofre e consegue descobrir os números da combinação. Antonio encontra Cecília e reclama por ela não ter acreditado nele, mas, ela o interrompe e diz que só veio para avisá-lo de que Encarnação irá denunciá-lo por roubo de terras.

Em fuga, Santos e o grupo é detido pelos guardas. Então, ele inventa uma desculpa de que estão seguindo até as terras altas. Enfim, o grupo chega a fronteira, mas, antes de cruzá-la, Melquíades dispara a arma e isto alerta os guardas para a posição dos procurados.

Um grande tiroteio começa e Gonçalo e André são feridos. Santos, então, ordena o regresso à fazenda. Ao chegarem, Bárbara fica feliz, pois seu plano funcionou. Ela pede a Joãozinho que avise em Altamira que os homens estão de volta.

Maricela chega à fazenda Medo e corre para abraçar Gonçalo. Bárbara sorri por dentro e Santos fica desolado. Encarnação, seguindo a trama, vai até Pernalete e diz que comprou umas terras que estavam em litígio, enquanto Frederica entrega a combinação do cofre a Antonio. Ele, com o segredo em mãos, consegue abrir o cofre e pega as escrituras. Mais tarde, Pernalete dá falta dos documentos e fica furioso.


Capítulo 84 (06/08/2011)

Antonio, com as escrituras em mãos, vai embora e diz a Pernalete que não se casará mais com Frederica. Assim, Antonio se dá conta da trapaça que fizeram contra ele. Maricela, por sua vez, fica angustiada ao ver que Gonçalo está ferido. Isso deixa Santos enciumando.

André também está ferido e, delirando, fala em Josefina e na perseguição que sofreu da polícia na fuga fracassada. Enquanto isso, Carmelo pede ajuda a Maricela, pois, não consegue saldar as contas da fazenda. Ela, preparada, o ajuda a organizar-se.

Mais tarde, Santos conta para Encarnação que Antonio é inocente e que não roubou nada. Então, Encarnação propõe que Antonio trabalhe para ele como capataz. Antonio aceita. Depois ele avisa Santos que não será mais seu capataz, já que deseja ser seu amigo de igual para igual.

Enfim, André desperta e ao ver Josefina, acredita estar no paraíso. Bárbara, preocupada em tirar Maricela de seu caminho, chama Gonçalo e diz que ele tem permissão até para se casar.

Logo em seguida, a patroa fica sabendo que o dinheiro que haviam roubado sumiu. Pernalete, em conversa com Bárbara, diz que foi Santos o culpado pelo negócio ter dado errado.

De outro lado, Cecília está feliz, pois, ficou sabendo que Antonio desistiu de se casar com Frederica. Em dúvida sobre seus sentimentos, Santos fala com Maricela e diz que não há motivo para as coisas mudarem entre eles, mas ela responde que já mudaram, que ela só está fazendo o que ele mesmo pediu, ou seja, aprendendo a esquecê-lo.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: