...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 25 a 30 de julho


Capítulo 73 (25/07/2011)

Decidida, Bárbara diz a Eustáquia que jamais voltará ao “quarto escuro” e manda que ela o limpe. Enquanto isso, Maricela chama a atenção dos gaviões e diz que o filho de Frederica pode ser de qualquer um deles. Porém, eles negam.

Já bêbado e acompanhado de uma prostituta, Antonio convida Cecília para fazerem uma festinha a três. Indignada, ela dá uma cacetada em Antonio. Depois de receber algumas cantadas de Luisana, Santos se mostra íntegro e diz que não é correto abusar da confiança das pessoas com as quais se comprometeram como noivos e se nega a sair com ela.

Maricela vai ao povoado buscar coisas que faltam na fazenda e recebe de Bárbara uma viagem a Europa, como presente de aniversário adiantado. Contudo, a jovem não aceita o presente e responde ver o mundo com os olhos de Santos, para em seguida, cobrar a devolução da embarcação.

Depois, Bárbara segue a casa de Danger para avisar que lhes fará uma proposta, a ele e a Balbino. Solitário e sem rumo, Antonio vende seu cavalo e ainda não pode acreditar que Cecília se casou com Lourenço por desgosto.

Enquanto isso, Maricela alerta Frederica que irá contar toda a verdade para Antonio e o Dr. Arias, por sua vez, diz que não irá mentir sobre uma falsa agressão de Maricela. Então, Frederica se dá conta de que Cecília está grávida.

Enfim, Bárbara trama com Pernalete uma nova má ação e ele alerta seus homens para estarem atentos a qualquer pessoa estranha que apareça em Progresso. Enquanto isso, Gonçalo vê Antonio e o reconhece.

Antonio mal chegou a São Fernando e já está bêbado. Então, Maricela conta para Santos que Antonio foi atrás de Cecília e Lourenço, em São Fernando, pois, lá os dois iriam se casar.


Capítulo 74 (26/07/2011)

Neste capítulo, Bárbara, ciente de que Santos acabará sabendo, ainda mais, de suas atrocidades, tenta manipulá-lo e diz que em Altamira ninguém é sincero com ele. Em São Fernando, Gonçalo conversa com Antonio e fica sabendo que Santos está envolvido por Bárbara.

Depois, Antonio decide voltar a Altamira com Gonçalo e seu grupo. Enquanto isso, Santos procura Cecília e pede a ela para que diga que tudo o que estão falando é mentira, porém, ela não nega nada.

Então, Lourenço diz para que Santos respeite Cecília e que não tem o direito de julgá-la. Mas, Santos diz que dói, pois, se sente traído por ela não ter lhe contado nada. A notícia da gravidez de Frederica corre rápido e Carmelo conta para Gervásia que se deitou com ela. As “cabritas”, que estavam por ali, escutam tudo.

Ao chegar em Progresso, Antonio encontra os peões de Altamira que lhe confessam, os três, terem se deitado com Frederica. Furioso, Antonio bate em todos. Pernalete, sempre astuto, escuta quando Josefa conta conta a Frederica que os peões confessaram terem se deitado com ela.

Enfim, Gonçalo chega a Altamira procurando Santos e se depara com Maricela. Ele apresenta Maricela a seus homens e a chama de “a mulher dos meus filhos”. Neste meio tempo, Santos vai ao bar e lá encontra Antonio e grita que ele é um traidor miserável.


Capítulo 75 (27/07/2011)

Buscando vingança, Santos agride Antonio sem nem mesmo escutá-lo. E em meio a briga, Antonio fica sabendo que Cecília está grávida. Lourenço, por sua vez, fica alarmado ao ver a chegada de Gonçalo e seus homens armados.

Em seguida, Gonçalo tranquiliza Lourenço. Antonio vai, então, ao encontro de Cecília, que se entristece ao ouvir dele que ela carrega um filho seu, mas se casou com outro. Enfim, Santos deixa Antonio em Altamira, para depois, recepcionar Gonçalo e seus estudantes.

Antonio conta que Santos o deixou, mas todos estão aborrecidos, pois, sabem que terão que deixar a terra onde nasceram. Enquanto Santos comenta com Bárbara que já não pode mais confiar em ninguém, os peões de Altamira confessam para Cecília o que fizeram a Frederica.

Antonio acaba dizendo a Frederica que se casará com ela, mas diz que cada dia a seu lado será maldito. Bárbara se aproveitando da fraqueza de Santos, diz que estará sempre ao seu lado e, assim, ganha sua total confiança. Ele diz que, agora, só terá olhos para ela. Mais tarde, Maricela encontra Santos e o critica por ter expulsado Antonio de Altamira e pergunta onde está o Santos que ela conheceu.


Capítulo 76 (28/07/2011)

Maricela está revoltada com Santos e o chama de miserável. E Bárbara fica atenta, pois, percebe que Santos está dando muita atenção ao que Maricela pensa sobre ele. Assustados, os peões de Altamira acreditam que por terem feito mal a Federica, os colocaram frente a frente com os estudantes.

Em conflito interno, Santos tenta fazer o que acha justo e pede a Melésio que não se vá. Em seguida, mostra os documentos onde passa a propriedade das terras onde eles vivem.

Antonio, de outro lado, vai embora e se despede de Melésio. Depois, ele encontra Pernalete e lembra da proposta que lhe fez sobre casar com Frederica. Enquanto isso, Santos propõe a Carmelo ser o novo capataz de Altamira e ele imediatamente aceita.

Porém, Bárbara, ao saber das ações do Santos, se irrita, pois, não concorda em dar as terras para Melésio, mas Santos diz que a fazenda é sua e pode fazer o que quiser com ela.

Nesse meio tempo, João conta que foi convidado para o casamento de Gervásia e Carmelo, o que deixa Leon furioso. Então, ele vai até o rancho de Melésio e ameaça Gervásia, caso ele realmente se case.

No hotel, Cecília procura por Antonio, que a recebe com indiferença e acompanhado de uma prostituta. Ela, profundamente magoada, sai chorando. Balbino, ao lado de Danger, invadem e roubam a fazenda Encanação, enquanto, longe dali, Maricela se insinua para Gonçalo, quando chega Bárbara de mal-humor.


Capítulo 77 (29/07/2011)

Bárbara, acidentalmente, conhece Gonçalo, ao ir ao lago dos suspiros, mas, não simpatiza com ele. Nem ele com ela. Enquanto Encarnação conta para Santos saber quem são os encrenqueiros da região, Carmelo briga com Leon para defender Gervásia.

Como vingança, Leon ameaça roubar o bebê, assim que ele nascer. Então, Carmelo diz a ela que será o pai deste filho e se casará com ela! Enfim, Santos convida seu amigo Gonçalo para conhecer sua mulher. Ao apresentá-los, Bárbara revela que já se conheceram no lago dos suspiros. Pouco depois, ela, astuta, percebe na conversa dos dois, que ambos estão mentindo sobre seus passados em comum.

A sós, Gonçalo confessa para Santos que não confia em Bárbara, pois, não há como confiar em uma mulher que maltrata a própria filha. Santos, pensando no encontro casual entre Bárbara e Gonçalo, desconfia e fica enciumado.

Longe dali, Antonio revela para Arias que, por se casar com Frederica, receberá a posse de boas propriedades e, logo depois, Arias comenta que Lourenço tem pouco tempo de vida. Mais tarde, Bárbara se encontra com Pernalete e ouve dele que Antonio será o bode expiatório de suas investigações, como ela pretende, pois, seu plano é se apoderar de todas as terras que cercam a fazenda Medo.

Santos, sem desconfiar das intenções de sua mulher, vai até Cecília para lhe pedir perdão por sua atitude intempestiva e ela, por sua vez, pede que ele procure Antonio e peça desculpas a ele também.

No fundo, Santos está feliz, já que sua mulher mandou fechar o quarto escuro e isso o fez crer que ela irá mudar seu caráter. Enquanto isso, Antonio está com Maricela e revela que se casará com Frederica. Em seguida, ela conta tudo para Cecília e Cacilda.

Carmelo segue preocupado e revela a seus amigos que tem medo de Leon, pois, ele pode querer sabotar seu casamento. Na delegacia, com Pernalete, Bárbara vê a foto de Gonçalo, no quadro de procurados pela justiça!


Capítulo 78 (30/07/2011)

Lourenço passa mal, sente dores no peito, mas disfarça e se faz de forte. Santos, envolvido pelo carisma de Bárbara, diz que a ama e que jamais duvidará dela. Então, ela, para dominar ainda mais seu homem, revela que sabe quem realmente é Gonçalo, mas, não o entregará a polícia.

Em seguida, ele comenta com Bárbara que não acha bom ela ir ao casamento de Gervásia, pois, iria constranger seu pessoal. Agora, se ela devolvesse a Barquerenha, seria a senhora de Altamira e ganharia o respeito do povo da região.

Já na igreja, o padre abençoa a união de Carmelo e Gervásia, enquanto Leon, que tentava armar alguma confusão no casamento, é detido por Melquíades, que lhe dá uma pancada na cabeça.

Enfim, todos festejam a boda no rancho de Melésio. Longe dali, Antonio, sem saber o que lhe espera, busca Frederica para ir a festa em Altamira. Quando chegam, todos ficam surpresos e mudos. Depois, Melésio leva Antonio para parabenizar Gervásia.

Enquanto isso, Cecília se despede de Lourenço. E Bárbara, pensativa, crê que uma criança na fazenda, espantaria todos os fantasmas. Então, ela pede a Virgem que lhe dê um filho.

Na festa, nem tudo poderia ser perfeito e Maricela, junto com as netas de Melésio, derramam ponche em cima de Frederica. Fora dali, Mojica descobre que Josefa acolheu Leon e ameaça matar os dois. Mais tarde, Maricela e Gonçalo conversam sob a luz da lua.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: