...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dona Bárbara: Resumo de 20 a 25 de junho



Capítulo 43 (20/06/2011)


Antonio vai até a fazenda Medo para tirar satisfações com Leon e acabam brigando. Bárbara assiste a tudo e não permite que alguém use armas. Antonio está em vantagem na briga e de repente Bárbara permite que os outros peões entrem na parada e o segurem. Só assim é que Leon consegue lhe dar violentos golpes.

Os homens de Luzardo chegam e entram na briga. Vira o maior campo de batalha, até que Bárbara dá um tiro para o alto e para tudo. Santos chega em seguida e dá aquele sermão nos seus homens. Depois, pede para que todos vão embora e chama Gertrudes para ir também. Bárbara intervém dizendo que a moça fica ali e Santos pede para Gervásia decidir. A menina, pressionada, acaba ficando.

Cecília trata os ferimentos de Antonio e mais tarde faz orações à Virgem para que não permita que ela fique grávida. Pernalete está de posse do anel, a única prova para identificar o homem encontrado morto no rio. Mojica diz a ele que é preciso levar o anel até São Fernando e deixá-lo no cofre do banco, porque além de ser uma prova tem um valor muito alto. Pernalete diz que não fará isso, que irá usar o anel.

Gervásia ajuda Eustáquia na cozinha e diz a ela que irá agradecer Bárbara por lhe ter acolhido. Mas Eustáquia diz para a menina que ela escolheu entrar na toca dos lobos. Mais tarde, ela prova o amargor quando serve comida para Leon e este joga tudo no chão, completamente irado.

Santos vai até o povoado com Antonio e Carmelito. Lá, Josefa e Frederica se encarregam de levar Carmelito para o bar e depois de embebedá-lo, Frederica o leva para o quarto. Maricela está apaixonada por Santos e isso preocupa Lourenço que acaba tendo uma conversa com ele a respeito. Santos não acredita nisto, mas logo depois, ao encontrar Maricela, ela tenta lhe beijar e isto o deixa completamente confuso.


Capítulo 44 (21/06/2011)

Santos não corresponde ao beijo que Maricela tenta lhe dar e ela sai do ambiente furiosa. O doutor Árias confessa a Antonio que está apaixonado por Cecília e pede sua ajuda. Antonio fica revoltado e os dois têm uma discussão.

Ao descobrir que Santos está sem dinheiro e que vai vender a casa na capital, Bárbara arma um plano para comprá-lo e para isto, pega uma grande quantia em dinheiro e depois, mesmo com o protesto de Eustáquia, se dirige à fazenda Altamira.

Santos tenta conversar com Maricela, mas ela se recusa. Diante disso, ele fala com Lourenço e os dois decidem que é melhor que ela vá para a capital, onde poderá estudar e se tornar uma dama. Quando descobre esse plano, Maricela perde todas as estribeiras e deixa o clima na casa em polvorosa.

Joãozinho diz para Gervásia que tem um local secreto e a leva ao quarto escuro de Bárbara. Ao ouvir ela chegar, Gervásia se esconde e Bárbara surpreende Joãozinho. Como castigo, manda seus homens amarrar o rapaz.

Ainda sob o efeito de sua raiva, Maricela grita que prefere ir morar com Bárbara do que com os dois traidores. O que ela não sabe é que Bárbara ouviu tudo, porque está chegando na casa e diz para Maricela que esta pode ir morar com ela quando desejar.


Capítulo 45 (22/06/2011)

A chegada de Bárbara deixa Maricela em silêncio e assustada, ela se manda para a casa de Melésio. Bárbara oferece alguns milhões para que Santos possa saldar suas dividas sem precisar vender sua casa. Ele, naturalmente, fica irritado e diz muitas coisas desagradáveis a ela. Bárbara, furiosa, diz que irá encontrar um homem mil vezes melhor do que ele.

Vendo Bárbara irritada, Melquíades pede a ela para que o deixe oferecer Santos ao Bramador, como uma merenda. Bárbara diz que não, que jamais faria isto. Finalmente Santos consegue falar com Maricela e toca no assunto do beijo dizendo a ela que senhoritas devem esperar. Assim, ela regressa para Altamira e começa a promover mudanças na casa.

Depois de uma inusitada aventura em sua ida ao povoado, Antonio regressa contando para Santos que Bárbara comprou todo o arame disponível. Irritado, Santos vai a sua procura e ela diz que fez isto porque ela é quem irá fazer a cerca para que fiquem separados. Maricela percebe a ausência de Joãozinho e vai sondá-lo. Descobre que ele está amarrado, mas não percebe que Balbino Paiva a vê.


Capítulo 46 (23/06/2011)

Bárbara cumpre sua promessa e constrói a cerca para separar as fazendas. Depois ela diz para Santos que cumprirá a sua outra promessa, de arrumar um homem muito melhor do que ele.

Maricela trata de soltar Joãozinho, mas Balbino a impede e tenta abusar dela. Pernalete acredita que o melhor para Frederica é que ela vá ser uma freira e do jeito  que as coisas caminham, ele precisa se mexer, porque descobre que o doutor Árias se candidatou para o cargo de Chefe de Polícia.

O doutor Árias está decidido a tudo e encara Santos dizendo que está apaixonado por Cecília. Santos fica enfurecido. Frederica diz para Josefa que apesar dos encontros todos ainda não está grávida e agora as duas precisam armar um novo plano.

Melquíades diz para Bárbara que viu Santos no Lago dos Suspiros com ar de felicidade e Bárbara decide ir até lá para dar sua última cartada.


Capítulo 47 (24/06/2011)

O encontro de Bárbara com Santos é bem diferente das outras vezes e ela o trata com total indiferença. Cecília, preocupada, pergunta para Antonio o que poderá acontecer caso ela esteja grávida e ele diz que será o homem mais feliz do mundo.

Josefa diz para Frederica que, uma vez que ela não está grávida, o melhor a fazer é fingir, provocando vômitos. Antonio, ao sair do quarto de Cecília é descoberto por Santos.

O doutor Ária está furioso porque Pernalete está traindo Florêncio para fazer campanha visando sua reeleição. Florêncio diz a Chepo que irá ao povoado para conhecer Bárbara e pergunta a Chepo se a conhece. Ele diz que uma vez conheceu uma Bárbara, mas não acredita que esteja viva.

Cecília confessa ao padre que cometeu um pecado grave e o padre, acreditando ter sido com o doutor Árias diz a ele que não lhe dará apoio na eleição. Frederica conversa com os peões de Altamira e lhes pede segredo total sobre a relação que teve com eles.

Começa a festa em Progresso e Florêncio diz frases bonitas à Bárbara. Diante da cena, ela aproveita para dizer a Santos que Florêncio é o seu novo homem. Santos fica enciumado.


Capítulo 48 (25/06/2011)

Florêncio dedica uma canção para Bárbara e diz que ela é a mulher mais linda de Arauca. O padre pergunta para Cecília quem é o seu noivo misterioso e ela caba confessando que é Antonio.

Lourenço diz para Antonio que agora é o momento oportuno para ele falar com Santos sobre seu noivado com Cecília. A notícia se espalha e Josefa corre contar a Frederica que Antonio e Cecília vão se casar.

Bárbara se diverte com Florêncio e convida todos para continuarem a festa na Fazenda Medo. Florêncio decide entrar no quarto de Bárbara e ela o faz sair sacando o seu revólver.

Mojica bebe além da conta e fica desmaiado. Bárbara pede para que seus homens o levem até a Fazenda Altamira. Quando acorda na manhã seguinte percebe que está na frente da fazenda e Santos o encontra. Ele conta para Santos que Florêncio passou a noite na fazenda Medo e isto deixa Santos irritado.

Frederica segue com sua encenação e Pernalete, ao saber que ela está grávida não tem dúvidas que o filho é de Antonio. Maricela procura Santos e diz que ele está muito distante dela. Bárbara segue com seu plano para deixar Santos doido e pergunta a Florêncio quanto que ele cobra para se casar com ela.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: