...

domingo, 2 de janeiro de 2011

TV Brasil apresenta Smoking room

A TV Brasil exibe neste domingo, 02 de janeiro, às 23h00, o filme espanhol Smoking room. Com roteiro e direção de Julio Wallovits e Roger Gual, o longa, lançado em 2002, trata-se de uma comédia em torno da proibição do fumo no local do trabalho.

Smoking room relata, em 88 minutos, os acontecimentos que se produzem quando uma multinacional americana compra uma empresa espanhola e decide proibir o fumo no lugar de trabalho. A partir da medida, quem quiser fumar durante o expediente, deverá fazê-lo na rua.

Ramírez (Eduard Fernández), um dos funcionários do escritório, composto principalmente por homens, decide fazer um abaixo-assinado contra o que ele considera injusto. O que ele pretende é criar um fumódromo, o Smoking room, em uma sala da empresa que está desocupada.

A princípio, todos concordam e o apoiam. No entanto, na hora de assinar, os companheiros colocam uma série de desculpas para evitar entrar na lista; em contrapartida, ninguém vê problema algum em inscrever-se em outra lista: a dos que formarão uma equipe para jogar uma partida de futebol contra os empregados da outra empresa.

O certo é que a maioria de desculpas para não assinar a lista da Smoking room são outras. A partir desta situação, vemos que quase todos têm algo que ocultar. Ramírez se manterá inconsciente em quase todos os casos. O filme mostra, em diferentes planos, a batalha de cada um com seus próprios problemas e este mundo de pequenas intrigas acabará explodindo e deixando algumas vítimas.

Em sua estreia, Smoking room foi considerado um dos filmes mais valentes e honestos que o cinema espanhol trouxe nos últimos anos. Tanto é, que o longa foi premiado na 5ª edição do Festival de Cinema Espanhol de Málaga com o prêmio de Melhor roteiro, Melhor interpretação conjunta e Prêmio especial do júri. Também recebeu uma menção especial do júri no Festival Internacional de Karlovy Vary e uma nomeação ao Prêmio Fassbinder nos prêmios da European Filme Academy, além do Prêmio Goya de Melhor novo diretor, no ano da sua estreia.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: