sábado, 8 de janeiro de 2011

O regresso da estranha dama


NOME ORIGINAL
Soy Gina

ESCRITORES
Marcia Cerratani, Enrique Sdrech e Daniel Delbene

PRODUTOR
Martín Clutet

PAÍS DE ORIGEM
Argentina / Itália

NÚMERO DE EPISÓDIOS
90

ANO DE GRAVAÇÃO
1992

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1992

EMISSORA
Rede OM

TEMA DE ABERTURA
La fuerza del amor

INTÉRPRETE
Julia Zenko

No pierdas la ilusión, no existe una razón
para olvidar las cosas más queridas.
Un barco que se va nos hace naufragar
los días mas hermosos de la vida,
pero nada cambiará lo que existe entre nosotros dos.

La fuerza del amor no cree en el destino,
atraviesa los caminos y es mucho más que un dolor.
La fuerza del amor nos llevará a estar juntos para siempre,
juntos por la fuerza del amor…

En tu desolación no niegues la pasión,
en mi alma hay una página vacía.
No pierdas la emoción que hay en tu corazón,
el tiempo borrará nuestras heridas,
porque nada cambiará lo que existe entre nosotros dos.

La fuerza del amor no cree en el destino,
atraviesa los caminos y es mucho más que un dolor.
La fuerza del amor nos llevará a estar juntos para siempre,
juntos por la fuerza del amor…

La fuerza del amor no cree en el destino,
atraviesa los caminos y es mucho más que un dolor.
La fuerza del amor nos llevará a estar juntos para siempre,
juntos por la fuerza del amor…


ELENCO

Luisa Kuliok: Gina Falcone

Jorge Martínez: Marcelo Ricchiardi

Maria Rosa Gallo: Irmã Paulina

Ana María Campoy: Valéria Uboldi

Gabriel Corrado: Aldo Guillón

Margarita Ross: Virgínia Ricciardi de Uboldi

Chela Ruíz: Alma

Viviana Sáez: Loretta

Niní Gambier: Benedita

Gustavo Garzón: Carlos Uboldi

Lydia Lamaison: Rosa

Aldo Barbero: Domênico Falcone

Mónica Santibáñez: Irmã Beatriz

Hilda Bernard: Irmã Sacramento

Lita Soriano: Gertrudes

Millie Stegman: Lúcia

Víctor Bruno: Bordenave

Alicia Haller: Catarina

Inés Rey: Irmã Teresa

Adriana Alcock: Hilda

Javier Drogo: Nicolino

Hugo Castro: Luciano

Pablo Brichta: Antônio

Rodolfo Brindisi: Anselmo

Raúl Filippi: Dr. Hohn

Nya Quesada: Eulália

Eduard Nutkiewicz: Jorge

Patricia Linares: Martina

Liria Marín: Líria

Roxana Testa: Alice

Henry Zakka: Padre Nolan

Jean Pierre Noher: Horácio O'Grady

Magela Zanotta: Mercedes

Graciela Aruajo: Emma

Oscar Boccia: Alonso

Hector da Roza: Galvão

Marta Betoldi: Vitória

Emilio Conte: Eduardo

Clyton Narcross: Padre Ângelo

Patrizia Rossetti: Irmã Sorriso


INTRODUÇÃO

O regresso da estranha dama, originalmente chamada Soy Gina, foi filmada na Argentina e na Itália. Essa é a segunda parte de A estranha dama, telenovela exibida pelo SBT, de março a julho de 1992, e reprisada pelo mesmo canal de agosto de 1992 a janeiro de 1993, no período da tarde, devido ao sucesso alcançado. O regresso da estranha dama, porém, foi exibida pela Rede OM, atual Rede CNT, e não teve o mesmo êxito da primeira parte. Desta vez, o destino voltou a unir Gina e Marcelo e a história recomeça quando, aparentemente, eles superaram todos os conflitos.


RESUMO

Depois de superar todos os obstáculos que faziam de seu amor algo impossível, Gina e Marcelo por fim estão juntos. Mas a felicidade ainda parece estar longe. Gina sofre uma crise de ética e se pergunta se apesar de terem anulado sua condição religiosa diante dos olhos humanos, Deus também o havia feito.

Depois de vencer a dúvida, se casa na Argentina com Marcelo, somente no civil, e, dias depois decidem viajar para Roma, onde celebrariam a cerimônia religiosa. Mas, durante a viagem de barco, ocorre um naufrágio, o que faz com que se separem. Mais uma vez, o destino cria uma brecha entre suas vidas.

Marcelo, mesmo ferido, é resgatado, seus olhos sofrem as consequências do terrível acidente, deixando-o quase cego. Enquanto Gina e Marcelo lutam para sobreviver, sua filha Fiamma morre em Roma ao dar a luz. Aldo, seu esposo cai numa terrível depressão, que parece ser irreversível.

Ao mesmo tempo, Irmã Sacramento, a madre superiora do Convento da Adoração, vai para o manicômio onde está reclusa a irmã Paulina, que implementa uma artimanha para escapar do lugar. Gina, aparece dias depois no litoral do Uruguai e é encontrada inconsciente por Simão, um jovem pescador, que a leva para sua casa, onde vive com sua mãe Irma, o irmão Antônio e o sobrinho Nicolino, uma família estranha que esconde segredos misteriosos. Quando ela recobra a consciência não se lembra de nada do seu passado e Simão passa a chamá-la de Aurora, prometendo-lhe ser seu protetor.

Aurora, aliás Gina, passa vários dias neste lugar, e começa a desenvolver um bom relacionamento com Nicolino, enquanto se protege de Antônio, um homem cínico, cruel e inescrupuloso, tarado por mulheres, que por mais um vez tenta abusá-la.

Marcelo começa a se recuperar e toma conhecimento de uma realidade dolorosa: a filha Fiamma está morta e não tem notícias de Gina. Convencido de que sua esposa ainda está viva, e mesmo com a saúde debilitada, ele começa uma busca desesperada pela mulher. Ele manda os homens de sua confiança realizarem algumas investigações nas áreas onde ocorreu o naufrágio. Os moradores do lugar revelam ter visto uma mulher cujas características parecem corresponder às de Gina e quando Marcelo descobre a notícia se alegra.

Enquanto isso, Anselmo, um comerciante de meia idade, pretende se fazer passar pelo marido de Aurora. O homem, cansado de viver na solidão e se aproveitando do fato de Aurora não se lembrar de nada do seu passado, tenta convencê-la a de que é sua esposa e que seu nome real é Esperança. Irma sabe que o homem mente, mas consciente do risco que Aurora corre ao lado de Antônio a deixa a ir.

No entanto, Antônio, que não havia renunciado à ideia de perder Aurora, na manhã seguinte, dia de sua partida com Anselmo, os espreita por trás de um arbusto, armado e pronto para disparar. Simão, adivinhado as intenções de seu irmão, chega a tempo de impedi-lo, mas, durante a briga, a arma é disparada e, infelizmente mata Simão.

Antonio, literalmente  desconcertado  pela  loucura, chega em casa e ao descobrir que sua mãe foi quem havia convencido Aurora a fugir, a mata. Nicolino, que assistia aquela terrível cena, foge  perturbado e não se tem mais notícias.

Quando Marcelo chega ao lugar onde presume que Gina passou os últimos dias, a mulher já se encontra longe. Um destino cruel parece querer separá-los, e, para piorar, a saúde de Marcelo é mais frágil a cada dia que passa. Quando ele descobre que o cadáver de uma mulher foi encontrado e que sua descrição coincide com a de sua  esposa, sofre um choque que provoca a perda de sua visão. Gina, por sua vez, vai viver com Anselmo, por quem não sente coisa alguma. Ele, arrependido pela farsa, revela que não é seu marido como a fez acreditar, e a deixa livre.

Enquanto isso, irmã  Paulina  é procurada pelo assassinato do secretário do bispo na mesma noite em que havia fugido do manicômio. A mulher má e desequilibrada, acompanhada por sua irmã Catarina, muda-se para a casa dos pais, de onde planeja a vingança contra a família Ricciardi, que, em sua loucura, considerar uma missão encomendada pelo Altíssimo.

No entanto, Gina, guiada por uma visão por acaso celestial, por fim chega a um lugar onde sente que deverá cumprir uma missão muito concreta: resgatar da dor e da desesperança crianças de um orfanato e assim chega em Los Álamos, um orfanato que cuida da educação de crianças rebeldes, adotando um sistema violento e desumano.

Gina, que  se apresenta  como  Irmã  Esperança, rapidamente toma conhecimento de como as crianças são tratadas e a todo custo quer que as coisas mudem radicalmente. Mas, para isso, não pode deixar de entrar em conflito com Emma, a diretora do orfanato, e a madre superiora, duas mulheres frias e amarguradas. Por outro lado, tenta conquistar o carinho das crianças, que, à princípio a estranham.

Gina, milagrosamente, consegue se recuperar e descobre que entre as crianças está também Nicolino, mas se entristece ao se dar conta de que o menino não pode falar, por haver sido vítima de um choque.

Enquanto isso, irmã Paulina prepara um plano maligno, forçando Catarina a se apresentar na casa de Marcelo se passando por uma enfermeira pessoal. Rapidamente, Catarina, que se faz passar por Clélia, consegue conquistar sua confiança e respeito, e começa a administrar o aumento das doses de morfina, que eventualmente acabam provocando um verdadeiro vício.

Entretanto, Nicolino, com a ajuda da mulher que tinha sido para ele como uma mãe, relata o trágico momento em que Antônio havia matado sua família e volta a falar. Ao mesmo tempo, todas as crianças do orfanato começam a olhar Irmã Esperança de uma forma diferente e a ter confiança nela.

Marcelo, pelo contrário, está passando por um momento terrível em sua vida, literalmente à mercê de Catarina. Mas, por sorte, eis que aparece Dr. Hohn, que percebe que a enfermeira estava lhe dando doses excessivas de morfina.

Neste meio tempo, Galvão, o guardião de Los Alamos, descobre em um anúncio de jornal que Irmã Esperança é na realidade Gina e que é casada com um homem rico. Então, decide ir até a casa de Marcelo Ricchiardi e lhe revelar onde sua mulher tem vivido nos últimos tempos, mas, somente em troca de dinheiro. Porém, o homem é recebido por Catarina, que se dá conta que Gina ainda está viva.

Ao chegar ao local onde a mulher poderia ser encontrada, Catarina comunica imediatamente a Irmã Paulina. Estas, por sua vez, para eliminar Gina de uma vez por todas, partem rumo ao orfanato, onde um surto de difteria está colocando em risco a vida de todas as crianças.

Irmã Esperança, graças a uma determinação inata e extraordinária coragem, consegue evitar a propagação da doença e cura todos os doentes. Entretanto, o inspetor Bordenave, o policial que trabalha na investigação dos crimes cometidos pela Irmã Paulina, graças a uma extensa pesquisa, suspeita que a enfermeira de Marcelo pode ser Catarina, a irmã da mulher que eles querem, mas esta, por sorte, consegue escapar da casa de Marcelo.

Enquanto isso, em Los Álamos, Irmã Paulina está prestes a causar um ataque contra Gina. Algumas crianças advertem Gina que um dos meninos planeja fugir e ela, tentando convencê-lo  a  desistir  de  sua intenção e contê-lo, cai por um lance de escadas e perde a consciência, mas logo volta a si e percebe que recuperou a memória e que a Irmã Paulina estava determinada a matá-la.

Gina se despede das crianças, prometendo que logo voltaria e traria Nicolino. Logo parte para o Convento da Adoração, onde as freiras lhe revelam duas verdades dolorosas e angustiantes: que sua filha, Fiamma, havia morrido no parto, e que Marcelo passava por graves problemas de saúde.

Ela vai à casa onde está Marcelo e se encontra com Dr. Hohn, que lhe aconselha esconder de seu marido sua verdadeira identidade, já que uma forte emoção poderia prejudicá-lo. Gina está ciente das condições de Marcelo e aceita a ideia de se passar por sua enfermeira pessoal, com o nome de Aurora. Marcelo rapidamente se apega a ela como a nova enfermeira e se lembra de sua amada, Gina, enquanto esta o ajuda a se recuperar.

Enquanto isso, Dr. Hohn confessa à Gina que Marcelo poderia recuperar a visão se passasse por uma  intervenção em seus olhos. A mulher, apesar da relutância de seu marido, logo consegue convencê-lo a submeter-se a operação.

Entretanto, Irmã Paulina, que voltou para o Convento da Adoração, continua a semear o pânico, deixando mensagens, perturbando e chantageando as freiras. Certo dia, depois de remover as ligaduras, Marcelo volta a ver. Gina, entretanto, vai para o Convento da Adoração, devido a um apelo urgente e cai numa emboscada, onde irmã Paulina a sequestra. Após arrastá-la até uma torre, de onde seria lançada, Gina é salva. Porém, Irmã Paulina cai no vácuo e é dada como morta.

Na verdade, ela está mais viva do que nunca e, depois de fugir do necrotério, retorna à casa de seus pais. Catarina, em estado sereno pela morte de sua irmã, vai até o sótão e encontra Irmã  Paulina, que alega ser sua mãe.

Dias depois, Gina volta para Los Alamos, com a permissão para adotar crianças. Tudo parece estar indo bem, já que Marcelo e Gina finalmente se reconciliam e Aldo, que havia conhecido Lúcia, uma jovem italiana simples e ingênua que havia trabalhado como babá de sua filha, Fiammetta, anuncia a sua intenção de se casar com ela.

Nesta atmosfera de paz Irmã Paulina diz que sua vingança ainda não está consumada, e vai à de Aldo para se apoderar Fiammetta. A notícia logo chega aos ouvidos de Gina e Marcelo, que estão desesperados. Felizmente, Catarina intervém e revela as cruéis intenções de sua irmã, e é chamada à casa de Ricchiardi para revelar o lugar onde pudessem rever a criança. Telefona para a casa dos Ricciardi e revela o lugar onde podem encontrar a criança.

Marcelo, junto de Gina, vai até lá, e, quando Irmã Paulina prepara um punhal para matar Fiammetta, Bordenave, que já havia sido informado, atira na mulher, matando-a. Finalmente o pesadelo parece ter sido finalizado. Marcelo e Gina se casam e estão prontos para recomeçar uma nova vida cheia de amor e serenidade.


COMENTÁRIOS

A saga de A estranha dama, chamada Soy Gina, não teve o êxito da anterior e não contava com a presença do produtor Omar Romay.

A história estava muito bem narrada e atuada de maneira brilhante, mas talvez cometeram um erro ao matarem Fiamma, personagem fundamental da primeira parte. De algum modo quebraram a magia que havia se alcançado em 1989, e quando a magia é quebrada, o público de algum modo nota e estranha.

Luisa Kuliok, foi, além de Andrea del Boca, uma das representantes mais fiéis da telenovela argentina da década de 80. Seu nome sempre esteve mais diante do êxito do que do fracasso.

Esta telenovela também significou o ponto mais alto para Jorge Martínez, que ficou reconhecido internacionalmente. Uma boa história, um grande elenco e uma alta superprodução constituíram um êxito enorme para a época.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Anônimo disse...

A Estranha Dama foi uma ótima novela, assim como a segunda parte. O interessante foi no mencionar a atriz Andrea del Boca no final. O SBT bem que poderia ter aproveitado algumas das muitas novelas dela que fizeram sucesso. A única foi Pérola Negra e por adaptação.

Vaninha disse...

Eu amei a novela a estranha dama .e gostaria muito q algun canal Brasileiro a reprisasse.ou q fizesse uma adaptação para os dias de hoje.