sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

La reina del sur: Série e telenovela


Em meados de 2010, a Telemundo, dos Estados Unidos e a Antena 3, da Espanha, firmaram um acordo para co-produzirem a série La reina del sur, uma ambiciosa produção baseada no livro de Arturo Pérez-Reverte. A adaptação espanhola, que consta de 13 capítulos, diferentemente da versão que a mesma Telemundo exibirá nos Estados Unidos, e que terá cerca de 60 episódios, se encontra em processo de produção e tem estreia prevista para o primeiro trimestre de 2011.

As gravações acontecem nos estúdios as RTI, na Colômbia, e as cenas externas, em sua grande maioria, são gravadas principalmente no México e na Espanha, entre as cidades de Madri, Marbella e Algeciras, além da própria Colômbia.

A ficção conta com um elenco internacional, composto por atores colombianos, mexicanos e espanhóis, o qual está encabeçado pela atriz mexicana Kate del Castillo, como protagonista absoluta no papel de Teresa Mendoza, “La reina del sur”, que dá título à telenovela.

O livro, que serviu de base para o roteiro da minissérie é uma da obras literárias de Arturo Pérez-Reverte mais vendidas em todo o mundo. Traduzido em mais de 32 idiomas, desde sua publicação, em 2002, vendeu cerca de um milhão de exemplares somente na Espanha e no México.


SINOPSE

A telenovela e a minissérie La reina del sur narram a vida de Teresa Mendoza, uma jovem de Culiacán, estado de Sinaloa, no México. As ruas de sua cidade natal são um ninho de cambistas, traficantes e policiais corruptos, dispostas a matar a quem quer que seja necessário para controlar o comércio de cocaína entre os Estados Unidos e a Colômbia.

Certa manhã, o telefone toca, é uma ligação para Teresa, na qual dizem que El Güero, seu namorado e piloto dos traficantes, está morto por haver burlado as normas do tráfico e ter dado a com a língua nos dentes. Ela, devido à sua relação com ele, está condenada. Sua sorte está lançada. São as normas dos traficantes e nesse instante começa sua fuga. A Espanha é seu destino, via Melilla, onde, começando desde baixo e graças a seu caráter indomável, conseguirá chegar ao mais alto e perigoso mundo do narcotráfico.

Assim, chegará a torna-se “La reina del sur”, a principal fornecedora de coca da Costa do Sol. Em sua trajetória, conhecerá um novo amor, Santiago Fisterra, um contrabandista de drogas que lhe fará reviver a complicada relação que havia tido com El Güero. Finalmente as notícias de seu êxito cruzam o Atlântico e chegam até a pessoa que um dia a deixou escapar com vida mas que, agora, não quer cometer o mesmo erro. Após um acidente, Fisterra morre, mas Teresa sobrevive e é enviada à prisão.

Aí conhece Paty O’Farell, uma mulher bissexual, traficante de drogas, que se apaixona por ela. Após saírem da cadeia, ambas iniciam um negócio de tráfico pelo estreito de Gibraltar, com negociantes russos. Graças à sua grande habilidade com números e sua inovação, consegue forjar uma “empresa” que se transforma na mais bem-sucedida no ramo do tráfico de drogas no sul da Espanha.

Teresa inicia um novo romance com seu contador, Teo Aljarafe, mesmo sem chegar a se apaixonar. Ao descobrir que ele facilitava a informação de seus negócios ao governo, decide matá-lo.


PERFIL DAS PERSONAGENS

Teresa Mendoza (Kate del Castillo)

Vinda das ruas de Culiacán, no México, se tornará uma das principais distribuidoras de cocaína no sul da península ibérica. De beleza singular, detrás de sua tímida e introvertida face esconde um sangre frio e uma inteligência sem igual, especialmente para a matemática. É ligeira e capaz de agir com eficiência ainda nas maiores crises.


El Güero Dávila (Rafael Amaya)

Piloto de aviões para os traficantes. É um homem encantador, carinhoso e extrovertido, que permanece sempre com um sorriso irônico no rosto. Atrevido e destemido, será quem levará Teresa ao mundo do crime organizado mexicano. Terno e protetor com a rainha, é o primeiro amor que ela nunca esquecerá.


Santiago Fisterra (Iván Sánchez)

Jovem de origem humilde e excelente piloto de lanchas rápidas. Sério e cismado, se apaixonará por Teresa de uma maneira intensa e lhe ensinará tudo o que sabe sobre o tráfico e transporte de entorpecentes. Será sócio e namorado de Teresa.


Patricia O’Farell (Cristina Urgel)

Amiga e sócia de Teresa desde que se conheceram na prisão. Juntas, serão ricas e poderosas como traficantes de droga. Tem uma origem dupla: irlandesa e espanhola. Aristocrata, culta e elegante, se apaixonará por Teresa desde o começo, mesmo escondendo seu sentimento sob o cinismo e detrás de uma aparência durona.


Teo Aljarafe (Miguel de Miguel)

Advogado e colaborador de Teresa na parte legal do negócio. Aristocrata vindo da Andaluzia, amigo e ex-amante de Patricia, é um gênio financeiro usado por Teresa para “lavar” sua crescente fortuna nas operações financeiras e investimentos brilhantes. Com ele, Teresa alcançará maior riqueza e poder.


Oleg Yasikov (Alberto Jiménez)

Perigoso chefe da máfia russa na Espanha e protetor de Teresa. De aparência impecável e imponente, torna-se amigo de Teresa, com quem trava uma relação de respeito mútuo e de colaboração total. Lhe dá conselhos e lhe avisa sobre os possíveis perigos do mundo do narcotráfico.


Conejo (Carmen Navarro)

Mulher simples que ninguém diria se tratar de uma presa por ter cometido um delito, já que, anos atrás, matou seu marido. Conhecerá Teresa na cadeia e passará a ser uma de suas colaboradoras ao ser liberta.

Dris Larbi (Nacho Fresneda)

Marroquino esmerado e bem vestido, é dono do bar que recruta Teresa recém-chegada de sua fuga do México. Lhe dá trabalho como garçonete e no começo lhe ajuda a se estabelecer.


Abdelkader (Eduardo Velasco)

Um corrupto investigador marroquino. Tem grande porte e goza de uma posição privilegiada pela quantidade de contatos que manipula.


Fátima (Mónica Estarreado)

Jovem prostituta de orige marroquina que trabalha no bar Yamila, junto de Teresa. De aparência bela e sensual, parece ser ingênua, mesmo com a sensualidade que manifesta. Terá uma boa relação e uma amizade sincera com a rainha.


Sheila (Cuca Escribano)

Prostituta de origem espanhola, com uma vida difícil que se reflete no rosto do cinismo. Verá em cada mulher uma possível rival quando lhe tomarem seus clientes. Terá um enfrentamento com Teresa assim que esta chegar ao bar.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Léo disse...

http://blogsnofoco.blogspot.com/
Gostariam de participar do novo blog de medição? Acompanharemos seu blog do começo até o fim e garanto que não se arrependeram.

filomeno2006 disse...

Estreno en Antena 3 TV