sábado, 25 de dezembro de 2010

As rainhas de telenovelas latinas

Marina Baura
Nos anos 60, iniciava-se uma triunfal sucessão de telenovelas, a Venezuela foi uma das primeiras nações, juntamente ao México, a desenvolver o gênero que logo levaria a imagem das grandes protagonistas dos dramas televisivos aos mais longínquos lugares do mundo.

Marina Baura, uma referência da telenovela venezuelana, não era nem venezuelana, nem se chamava Marina. Havia nascido em Galícia, Espanha, com o nome de Julia Pérez, em 1941.  Sendo ainda adolescente, seus pais se mudaram à América, mais precisamente à Venezuela e, sendo uma jovem atraente, provou sua sorte em alguns programas televisivos, passando às telenovelas, onde estreou nos anos 60.

Em 1967, Marina Baura era a protagonista em muitas telenovelas, as quais sempre serão lembradas como as da época de ouro do gênero: Doña Bárbara, Lucecita, La usurpadora, Emperatriz, junto ao que logo se tornaria o maior galã das telenovelas venezuelanas: José Bardina. À par de sua carreira na televisão, Marina atuou em muitos filmes e após uma longa ausência do meio artístico foi vista, recentemente, nos corredores da RCTV Internacional.

Lupita Ferrer
Em 1970, uma rica jovem vinda de uma família de Maracaibo, também Venezuela, viria compartilhar o reinado de Marina Baura como a protagonista principal de muitas telenovelas. Para ela, a atuação começou sendo um hobbie, mas acabou por levá-la a uma carreira internacional que dura até hoje, falo de Lupita Ferrer.

Em 1971, Lupita protagonizou a clássica Esmeralda. Após, sucederiam muitos títulos mais, tanto na Venezuela, como nos Estados Unidos, La Zulianita, Peregrina, Mariana de la noche, Traição (Nada personal), Amándote e tantas outras. Também conseguiu algumas satisfatórias apresentações em filmes americanos.

Verónica Castro começou sua carreira como atriz de fotonovelas e, rapidamente, apareceu como a imagem de programas de variedades. A beleza de seus olhos e sua simpatia conquistaram o posto de Rosto mais belo do México, no ano de 1970, o que impulsionou sua carreira televisiva.

Verónica Castro
Ainda que tenha continuado atuando em fotonovelas, programas de comédias e alguns filmes, Verónica estreou, em 1979, Os ricos também choram. A partir daí, a atriz se tornaria a Rainha das telenovelas O direito de nascer, Amor prohibido e No creo en los hombres. À par de sua carreira como atriz, Verónica desenvolveu com regular êxito uma carreira como cantora de música popular. Hoje, Verónica segue atuando, ocasionalmente, em algumas telenovelas e séries atuais. Também teve grande êxito como apresentadora de shows de variedades, graças ao encanto e a simpatia que sempre teve com o público.

Porém, nos anos 70, Verónica não reinava sozinha nas telenovelas, rapidamente chegaria alguém que, durante décadas, competiria pelo reinado do gênero televisivo: Lucía Méndez, que também chegava ao meio televisivo nos anos 70, ganhando, em 1972, o Rosto mais belo do México e estreando na célebre telenovela Muchacha italiana viene a casarse. Daí em diante, a carreira de Lucía foi êxito após êxito: Viviana, Colorina, El extraño retorno de Diana Salazar, etc.

Lucía Méndez
Lucía iniciou também uma bem-sucedida carreira nos Estados Unidos com Marielena, e, à par, seguia com uma exitosa carreira de cantora. Também decidiu produzir sua própria linha de roupas e perfumaria. Hoje em dia, Lucía continua atuando e tem se dedicado a múltiplas atividades artísticas e pessoais.

Se alguém merece um destaque especial na história do gênero telenoveleiro, é Angélica María. A chamada Namoradinha da América iniciou-se sendo garotinha, no cinema, graças a sua mãe que era uma conhecida mulher do meio artístico. Angélica, uma jovem bonita e inteligente, logo atuava com êxito no teatro e começava uma carreira de cantora, a qual a situou entre as cantoras adolescentes mais representativas dos anos 60.

Angélica María
Nos anos 70, Angélica adentrou na música rancheira e como apresentadora, para passar, após diversas pequenas participações, a protagonizar telenovelas. A primeira delas foi Muchachita italiana viene a casarse, onde compartilhava os créditos com quem naquela época tornavam-se grandes estrelas: a mesma Lucía Méndez, Fernando Allende e Andrés García. Angélica continua atuando há mais de 60 anos no meio artístico, seja como cantora ou atriz, muito querida pelo público.

O gênero telenoveleiro tem se mantido por décadas no gosto do público e novos rostos foram substituindo as grandes estrelas do dramalhão, com muito ou pouco talento, mas a grande época do gênero já passou. As telenovelas atuais acabam sendo insossas e são sempre remakes de histórias que aquelas divas fizeram, verdadeiras histórias lacrimogêneas e emocionantes. Mas, ainda assim, não se pode deixar de mencionar os novos rostos do mundo do melodrama televisivo.

Lucero
As três atrizes a seguir começaram suas carreiras sendo meninas ou adolescentes. Lucero soube ser uma triunfadora cantora à par de uma boa atriz. Telenovelas como Chispita, Los parientes pobres, Laços de amor, Alborada e, recentemente Soy tu dueña, deram conta de sua capacidade.

Adela Noriega
Adela Noriega começou como modelo de vídeos de cantores como Luis Miguel, em alguns papéis pequenos em comédias e em uma ou outra telenovela. Porém, seu sucesso veio a calhar com Quinze anos, Maria Isabel, O privilégio de amar e Amor real.

Thalía
Já Thalía é um caso à parte. Com êxito alcançado graças ao empurrão de sua irmã, Laura Zapata, a atriz se consolidou no meio artístico começando desde menina como cantora na obra Vaselina, no teatro, para, logo depois, incorporar-se ao grupo musical Timbiriche. Daí em diante, o sucesso de Thalía se deveu a seus papéis muito populares, de garota pobre, que muito agradaram ao público e que recordavam a trajetória de Verónica Castro. Thalía também se aventurou no mundo do canto, ao qual se dedica exclusivamente nos dias atuais.

Para você, quem é atual Rainha das telenovelas latinas? Deixe sua opinião, comente.
Blog Widget by LinkWithin

11 comentários:

Anônimo disse...

PRA MIM E GABRIELA SPANIC ,NEM SEI PQ ELAS N ESTA AI.
AS QUE ESTÃO AI PRA MIM Angélica María

Anônimo disse...

Para mim, a grande estrela das telenovelas é indiscutivelmente Verônica Castro. O sucesso internacional é dela desde Los ricos tambien lloran. Mas, quem mais me impressionou recentemente foi Marina Baura. Está perfeita. As outras estão plastificadas de tantas plásticas.

Anônimo disse...

Thalía sem dúvidas, a única que alcançou altas popularidades com uma trilogia apenas

Andy disse...

Na minha opinião, as rainhas das telenovelas são, realmente:
Adela Noriega
Edith González
Gabriela Spanic
Laura Flores
Victoria Ruffo
Leticia Calderón
Sonya smith
Danna García
Maite Perroni
Daniela Castro
Susana González
Jacqueline Bracamontes
e muitas outras.
Cada uma dessas atrizes merece esse reconhecimento. Elas sabem passar emoção, empolgam, etc.
Adoro todas elas.

Anônimo disse...

Thalía sempre a rainha das telenovelas e do pop latim

Anônimo disse...

Thalía e Lucero são grandes atrizes! Excelentes e para mim uma das melhores do mundo. Porém Gabriela Spanic é a rainha das telenovelas latinas! Melhor atriz latina!
Dizem que ela fez plásticas e realmente é o que parece. Porém ela ainda ainda continua muiitooo bonita apesar de perder a beleza natural. Mais ela sempre foi dona de uma beleza incrível, uma beleza que deixa qualquer uma sem palavras, estando com ou sem maquiagem. Muito bela. Com aquele corpo de acordo com a década. Sempre com um corpo atrativo e um rosto angelical. Um sorriso muito lindo, cabelos, olhos, um anjo. Princesa mais bela do mundo inteiro e com certeza uma das mais belas de todos os tempos. É triste ter feito plásticas sem nenhuma necessidade. Não por estar feia pois ela é linda de todo jeito. Falo da beleza natural que ninguém pode negar que é impressionante. E apesar de ter uma irmã gêmea na vida real Daniela a Gabriela é muitoooo mais bela. É uma princesa! A Thalía e a Bárbara Mori são belíssimas! Donas também de uma beleza inpressionante. Mas a Gabriela Spanic é a rainha da beleza do mundo.
E seu talento!!!! As atrizes que ganham Oscar são muito boas sim com certeza! Mais a Gaby é que ela é da grande Televisa. Mais se fosse de Hollywood com certexa seria a estrela. Além da beleza atua de uma maneira impressionante!!! Só como exemplo, porque todos os seus papeis são interpretados de forma brilhante, são as gêmeas Paola Bracho e Pulina Martins. Parece que realmente são duaa mulheres, porque as espressões, o olha, o sorriso, a voz, o andar, tudo é impressionante na atuação dela. A melhor atriz do mundo sem dúvidas. Não é atoa que apesar de ter vindo ds Venezuela, se tornou não só a rainha das telenovelas mexicanas, como também a rainha das telenovelas de toda a América Latina. E a mhor atriz latina. E deveria ser do mundo.
Dizem que ela não canta bem. Ela tem uma voz grave e diferente, mas é justamente essa diferença que faz da voz dela incrível. Suas músicas são lindas de superação e animadas. Uma voz muito bonita embora muitos não pensem igual ou não reconheçam. Talento e beleza é o que essa princesa tem de sobra. Que beleza!!!! Impressionante!!!!! Que talento!!!!! Atua como ninguém!!! Canta muito bem e suas músicas são a maioria lindas!!!!
Infelizmente é invejada por muitos, como por exemplo Carmem Salinas, Chantal Andere, e sua empregada María Celeste que tentou matá-la.
Gaby conquistou isso pelo talento e beleza que Deus lhe deu e pelo seu esforço, pela sua coragem de enfrentar tanta gente que só quer vê-la no chão. Mais é bela, talentosa, batalhadora e essas pessoas ao invés de se esforçarem, não para ser melhor quw a Gabriela, maa para alcançarem o que ela alcançou, porque todos podemos! Não! Elas perdem tempo a criticando, sendo que ela só cresce, só desenvolve, só brilha , e elas não passam de onde estão. Já não seria fácil alcançar o que Gabriela alcançou, desse jeito muito menos.
Te admiro muito Gabriela. É uma mulher muito bela, tanto com plásticas mas principalmente com sua naturalidade. Muito talentosa, atua de maneira impressionante e brilhante. E canta muito bem.
Todas as suas novelas são EXCELENTES!! Porém La Usurpadora com o grande ator, muitoooo talentoso, que atual de forma impressionante e brilhante e belíssimooooo Fernando Colunga. O rei das telenovelaa mexicanas e para mim o melhor ator do mundo ao lado de Gabriela. E ao lado de outros grandes atores. Mas principalmente pela atuação impressionante de Gabriela Spanic, Fernando Colunga e Libertad Lamarque fizeram dessa maravilhosa história realidade na vida de muitos. A maiooooe e melhooor e maia exitosa novela de todos os tempos! E não é só a munha opinião. É comprovado!!!! Sucesso mundial La Usurpadora! Nossos eternos Paola Bracho, Paulina Martins e Carlos Daniel Bracho.
O mais belo casal da televisão! E juntos novamente em Soy Tu Duena! Também grande telenovela!
Suas críticas não vão fazê-la parar! Ela brilha cada vez mais.
Beijos!

Anônimo disse...

Oii vcs poderiam fazer um post falando de Gabriela Spanic?
Bjss amoores da minha vida :*

Anônimo disse...

Bom corcordo em parte com vc amiga. A belíssima Gabriela Spanic apesar de não confessar com certeza fez plásticas. E continua muito bonita. E ela é uma boneca, uma princesa e não teria necessidade nenhuma de fazer plásticas. Porém o que vale é a beleza natural. E eu até hoje não vi uma mulher natural com uma beleza tão impressionante com a da Gabriela Spanic.
Bjsss amoor!

Anônimo disse...

Pra mim as rainhas são Barbara mori , Maite perroni , jacqueline bracamontes , Ana brenda contreras , Lucero e Gaby spanic

julia gonçalves disse...

Pra mim Lucero é a rainha, linda e super talentosa alem de ser uma magnifica cantora.

Francielly Dias disse...

Esqueceram de citar VICTORIA RUFFO, que é chamada de rainha por toda a mídia mexicana desde que estreiou A Madrasta.
Além de novelas de grande êxito como Abrazame Muy Fuerte, La Fiera e Simplemente Maria.
Não discordo que as que vocês citaram também são maravilhosas, mas além de não falarem da Ruffo, não citaram a Spanic, que é uma atriz extremamente competente no quesito atuação.