...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dorama: A telenovela do Oriente - Parte 1


Introdução

A palavra dorama deriva de drama e é a definição generalizada do gênero telenovela oriental, seja ela J-dorama (drama japonês), K-dorama (drama coreano), C-dorama (drama chinês). O termo dorama é apenas um rótulo que deve ser usado da mesma forma que mangá significa quadrinhos japoneses e anime, animação japonesa.

O estilo oriental de telenovela é completamente diferente, com um roteiro beirando mais para um mangá/anime shoujo (voltado para o público jovem feminino) do que para o estilo de telenovela ocidental. Tem dois tipos de enredos frequentes: relações familiares que, de tanto drama, fazem chorar; ou então comédias bem lights. Cenas de beijo são raras e quando acontecem não passam de um selinho um pouco mais demorado.

Geralmente, cada emissora televisiva se centra em uma temática específica. A Fuji TV, uma das mais populares, com as chamadas telenovelas noturnas, da segunda-feira, produz, normalmente, histórias de amor; já a TV Asahi foca temas históricos e policiais; a NHK, por sua vez, centra-se em histórias de temática adulta, dando ênfase em dramas épicos de significância histórica, geralmente com um elenco de peso, ou em doramas inspiradores que focam jovens e determinados heróis ou heroínas.

Além dessas, existem outras produtoras de doramas, como a TBS e a NTV. Os doramas transmitidos pela Fuji TV e pela TBS são geramente os mais famosos, mas a NTV também produz alguns bem populares.

A Fuji TV é reconhecida como a inventora da fórmula do dorama. Durante os anos de 1980 e 1990, a emissora popularizou os doramas modernos através do recrutamento de atores e atrizes jovens e famosos.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: