sábado, 20 de novembro de 2010

Biografia de Marlene Favela


INTRODUÇÃO

Silvia Marlene Favela Meraz nasceu em Santiago Papasquiaro, estado de Durango, México, no dia 05 de agosto de 1976. Filha de um mexicano e de uma venezuelana de origem espanhola e libanesa, a atriz, que desde pequena sonhava ser famosa, tem uma irmã chamada Margarita Favela, que em 2008 recebeu a coroa de Nuestra Belleza Durango.


SUA HISTÓRIA

Após viajar à capital do México para iniciar seus estudos em Direito, Marlene Favela conheceu um designer de moda, para quem tornou-se modelo durante cinco anos, carreira esta que lhe serviu de base para receber uma proposta da Televisa e ganhar uma bolsa de estudos em atuação. Assim, iniciou-se no mundo artístico, como parte da equipe de apoio da emissora, onde trabalhou como animadora de um programa chamado Camarón que se duerme…

Em 1999, é convidada para participar da gravação da telenovela Infierno en el paraíso, onde estreia como atriz ao lado de Alicia Machado, Juan Ferrara e Julieta Rosen, interpretando o papel de Patrícia, nesta que foi uma produção de Carlos Sotomayor.

Nesse mesmo ano, atua em DKDA: Sueños de juventud, escrita por Susana Crowley, produzida por Luis de Llano Macedo e protagonizada por Litzy - que posteriormente é substituída por Andrea Torre - além de Jan, Alessandra Rosaldo e José Suarez.

Ainda em 1999, participa de Por teu amor, protagonizada por Gabriela Spanic, Saúl Lisazo e Katie Barberi, um remake de El otro, obra original de Caridad Bravo Adams, produzida por Ernesto Alonso para a Televisa em 1960, e protagonizada por Julio Alemán e Amparo Rivelles.

Também em 1999, grava Mujeres engañadas, telenovela produzida por Emilio Larrosa, escrita por Alejandro Pohlenz, que narra a história de quatro casais que vivem em um mesmo edifício, dentro do qual, a mentira e a infidelidade são os principais problemas de relacionamento entre essas famílias.

Em 2000, atua em La casa en la playa, uma telenovela de Yuri Breña e Pinkye Morris, protagonizada por Cynthia Klitbo e Sergio Goyri, tendo como vilã Blanca Guerra. Neste mesmo ano, se integra ao elenco de Carinha de anjo, produzida por Nicandro Díaz, com as atuações de Daniela Aedo, Miguel de León e Lisette Morelos.

Em 2001, novamente ao lado de Gabriela Spanic, atua em La intrusa, uma produção de Ignacio Sada, baseada na radionovela Valentina, escrita por Inés Rodena. Também em 2001, participa do especial de fim de ano Navidad sin fin, produzida por Eugenio Cobo, que conta, em 15 episódios, três histórias diferentes, entrelaçadas com os eventos mais importantes do período natalino.

Em  2002, o ano mais importante de sua carreira até então, Marlene grava No limite da paixão, produzida por Salvador Mejía com base na radionovela Cadena de odio, escrita por Hilda Morales Allois. Nesta telenovela, a atriz compartilha créditos com Susana Gonzalez, em seu primeiro papel protagônico, César Évora, Sabine Moussier e Alberto Estrella.

Ainda em 2002, interpreta Rosaura, sua primeira personagem protagônica, em Gata selvagem, uma versão livre de Alberto Gómez da fusão de duas histórias da escritora cubana Inés Rodena: La gata e La galleguita. Nesta produção de Alfredo Shwartz, realizada pela Venevisión e Fonovideo, em Miami, Marlene atua ao lado de Mario Cimarro, Carolina Tejera, Ariel López Padilla, Marjorie de Sousa e Mara Croatto.

Em 2003, novamente ao lado de Susana González, atua em Velo de novia, uma produção de Juan Osorio, que conta ainda com a participação de Eduardo Santamarina, Cynthia e Héctor Suárez, e tem duas fases: a primeira, baseada em Véu de noiva, escrita pela brasileira Janete Clair para a Rede Globo em 1969, e a segunda, remake de Eu não acredito nos homens, escrita por Caridad Bravo Adams.

Em 2004, realiza uma participação especial na terceira versão de Rubi, produzida por José Alberto Castro e protagonizada por Bárbara Mori, Eduardo Santamarina, Sebastián Rulli e Jacqueline Bracamontes, onde interpreta Sônia, a primeira esposa do doutor Alessandro Cárdenas, que morre após cair de uma ponte de cristal quando discute com Rubi.

No ano seguinte, em 2005, protagoniza Contra viento y marea, produzida por Nicandro Díaz, com base na telenovela venezuelana La loba herida, realizada pela Venevisión, em colaboração com a Marte Televisión, dos Estados Unidos, em 1992. Nesta ocasião, Marlene, novamente divide cenas com  Sebastián Rulli.

Em 2006, realiza uma pequena participação em Ugly Betty, série americana produzida por Salma Hayek, baseada na telenovela colombiana Betty, a feia, original de Fernando Gaitán.

Em 2007, obtém grande destaque na ambiciosa produção da RTI e Sony Pictures Entertainment para a Telemundo, Zorro: A espada e a rosa, produzida por Hugo León Ferrer, onde dá vida à Esmeralda, junto a um notável elenco de atores, como Christian Meier, Arturo Peniche, Osvaldo Ríos, Harry Geithner e Andrea López. A trama foi vendida a 96 países, exibida com grande audiência, inclusive no Brasil, onde bateu recorde no Recife, registrando uma média de 20 pontos, porém terminado com média geral de 5 pontos em todo o país.

Ainda em 2007, ao lado de Lucía Méndez, atua em Amor sin maquillaje, comemorando os 50 anos de telenovelas no México, e dá seu primeiro passo no mundo do cinema protagonizando dois filmes: A experiência 4: O despertar, onde dá vida a um mostro alienígena, e Playball, de Alfonso Rodríguez, com Ivonne Montero e Luis López. cuja estreia realizou-se no Primeiro Festival de Cinema Dominicano de Miami, tendo como tema central o problema dos atletas com os esteroides. em especial dos jogadores de beisebol.

Em 2008, é considerada um dos rostos mais belos pela revista People en español, ao lado de Javier Bardem, Christina Aguilera, Sofia Vergara e Angelica Rivera e em 2009, manifesta seu desejo de reorganizar sua mente e descansar, mesmo recebendo várias ofertas de trabalho.

Após esse recesso, Marlene Favela regressa, em 2011, como Paula, em Los herederos Del Monte, a nova produção da Telemundo, baseada no original chileno Hijos Del Monte, escrita por Victor Carrasco e produzida pela TVN em 2008, que narra os conflitos gerados na vida dos cinco irmãos Del Monte quando o pai destes falece e descobre-se que são adotados, e que a única filha biológica é Paula, uma bela mulher, ressentida por haver sido ignorada por sua família paterna, mas que agora está decidida a receber sua parte da herança. Marlene, mais uma vez, atuará ao lado de Mario Cimarro, além de Diego Bertie, Hugo Vasquez, Sebastián Zurita, Adela Noriega e María Antonieta de las Nieves.


SUAS ATUAÇÕES

TELENOVELAS

2011 - Los herederos Del Monte (Paula)
2007 - Amor sin maquillaje (Pina)
2007 - Zorro: A espada e a rosa (Esmeralda)
2005 - Contra viento y marea (Natalia)
2004 - Rubi (Sônia)
2003 - Velo de novia (Ángeles)
2002 - Gata selvagem (Rosaura)
2002 - No limite da paixão (Cecília)
2001 - Navidad sin fin (Cuquis)
2001 - La intrusa (Guadalupe)
2000 - Carinha de anjo (Dalma)
2000 - La casa en la playa (Malena)
1999 - Mujeres engañadas (Leticia)
1999 - Por teu Amor (Mônica)
1999 - DKDA: Sueños de juventud (Gina)
1999 - Infierno en el paraíso (Patricia)

FILMES

2007 - A experiência 4: O despertar (Azura)
2007 - Playball (Elena)

SÉRIE

2006 - Ugly Betty

PEÇAS TEATRAIS

Sueños de un seductor
Sé infiel y no mires con quién

SEUS PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS

2008 - People en español - Os 50 mais belos
2007 - Prêmios ACE - Melhor atriz de televisão (Zorro: A espada e a rosa)
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Andy disse...

Também sou muito fã de Marlene Favela e estava morrendo de saudades dessa diva maravilhosa. Desde 2007, ela estava afastada das telenovelas. Estou feliz em saber que em 2011, ela estará de volta às tramas. Agora, é só aguardar. Adoro Marlene! Ela é uma das melhores atrizes que mais me agradam nessa década. Isso é uma verdade mais que verdadeira.

Anônimo disse...

corazón apasionado ela está shou no youtube assisto essa novela dublado