sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O que torna a telenovela brasileira um grande êxito?


Assim como o restante da América Latina, a telenovela brasileira se baseia na tradição do gênero ficcional narrativo, mas pode-se afirmar que o Brasil é, talvez, o país onde a telenovela se desenvolveu com mais êxito, pois permitiu-se investir em outros subgêneros como o cômico, o policial, o imaginário e inclusive o documentário, com traços etnográficos.

O êxito da telenovela brasileira, segundo os críticos, se deve à união de vários elementos, como a qualidade técnica e utilização da mais sofisticada tecnologia da televisão; o grau de profissionalismo dos roteiristas e atores; o abandono do discurso maniqueísta; as gravações em cenários naturais e também a exploração da sensualidade.

Ainda nestas produções se recorre ao uso de linguagens mais coloquiais, inclusive regionais, assim como a aparição de anti-herois e de discursos que se distanciam dos clássicos como a Cinderela, pelo contrário, são discursos críticos que contemplam uma série de comportamentos sociais, onde se mostra, através de diferentes histórias, aspectos culturais, de costumes, de crenças e de moda.

Um fenômeno identificador da telenovela brasileira é sua proximidade com o cotidiano. Ela ocupa um lugar preferencial entre as famílias e nela os brasileiros se autoconhecem. O negro, o branco, o imigrante, o operário, o agricultor, a mulher, o homem, as paisagens rurais e urbanas são protagonistas. A brasilidade é uma espécie de conciliação entre os elementos que identificam a pluralidade da nação brasileira.

As transformações tecnológicas e as exigências do mercado audiovisual também refletem na evolução da proposta estética e temática apresentada pela telenovela do país. No processo produtivo da telenovela várias são as fases percorridas desde a apresentação da ideia até o fechamento do orçamento.

Posteriormente, se efetua uma seleção dos integrantes da produção: realizador, diretor artístico, atores, atrizes e figurantes. Além disso, escolhem-se as locações e se desenha as cenografias tanto externas como internas, porque outra de suas características é a mistura entre os dois tipos de ambientes.

Um aspecto importante da produção é a iluminação porque ressalta alguns objetos e suprime outros, permite modificar ideias sobre o tamanho e a distância de pinturas e de ambientes. E o Brasil também tem seu destaque no manejo da iluminação, tanto interna como externa, ao utilizar técnicas cada vez mais sofisticadas, sem descuidar dos detalhes.

O ritmo de montagem das telenovelas brasileiras é ágil, o corte de câmera mantém uma boa velocidade, os efeitos especiais funcionam perfeitamente e não são utilizados em excesso, o restante é complementado como o uso de uma música original, como elemento simbólico.

Em síntese, pode-se dizer que as telenovelas produzidas pelas principais emissoras do país são um bom produto de exportação devido à sua qualidade de produção, assim como Caminho das Índias, exportada para mais de 90 países.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

L.Karina disse...

Realmente as nossas novelas têm uma produção maravilhosa.Mas acho que as histórias já foram bem melhores.É tudo muito bonito,mas falta algo às histórias que eu não sei bem o que é.