...

sábado, 7 de agosto de 2010

Biografia de Patricia Navidad


Ana Patricia Navidad Lara nasceu em 20 de maio de 1973 na cidade de El carrizal, estado de Sonora, no México. Descendente de uma família ligada à música, desde pequena adentrou o universo artístico, sobretudo no âmbito da música, a qual considera sua verdadeira vocação.


SUA HISTÓRIA

Paty Navidad herdou o gosto pela música de seu pai e, logo aos nove anos de idade, após cantar em um festival da escola, recebeu seus primeiros aplausos, a maior motivação para buscar um espaço no ambiente musical.

Após estudar canto e dança, e já com quinze anos, Paty estreia profissionalmente na Plaza de toros em Caborca, Sonora, onde recebe seu primeiro salário como cantora.

Dois anos mais tarde, com seus dezessete anos, participa do concurso Señorita Sinaloa, que lhe oferece como prêmio uma bolsa de estudos no Centro de Educación Artística (CEA), da Televisa. E, apesar de que sua maior aspiração profissional era a princípio triunfar como cantora, ao fazer parte do CEA, o destino a permite conhecer-se como atriz.

Durante esta época de estudante e por um período de quase três anos, Paty vive uma etapa de muita dificuldade, habitando pensões com companheiras que também sofriam de dificuldades financeiras. Para driblar esse obstáculo, a aspirante a atriz se metia no metrô por debaixo da catraca junto de sua amiga de quarto Alpha Acosta, e ia cantando de vagão em vagão.

Em 1992, estreia na telenovela Maria Mercedes, protagonizada por Thalía e, um ano depois, atua em Los parientes pobres. Em 1994, entra para o elenco de Marimar e, nesse mesmo ano, atua em Más allá del puente.

Em 1995, é convidada para participar de Acapulco, cuerpo y alma e, no ano seguinte, em 1996, se destaca na telenovela Canavial de paixões, exibida no Brasil pela Rede CNT, em 1997, onde desperta o interesse dos homens e a admiração das mulheres ao mostrar toda sua sensualidade.

Após, participa em A alma não tem cor, de 1997, e, ainda este ano, recebe uma proposta para apresentar o programa Picardía mexicana, ao lado de René Casados, onde aparece em vestidos que deixam muito pouco para a imaginação. Este programa foi transmitido no México até setembro de 2000 e continua com grande aceitação na Venezuela, Estados Unidos, Colômbia, Porto Rico, Argentina, entre outros países.

Em 1998, Patricia Navidad grava a telenovela Angela, e, posteriormente realiza o maior sonho de sua vida, pelo qual havia lutado até então: grava seu primeiro disco, intitulado Instantes. Após 45 dias do lançamento, já alcança o Disco de ouro nos Estados Unidos devido às vendas que ultrapassam 100 mil unidades.

Ainda em 1998, é coroada como Reina de la banda, em Sinaloa, premiação esta que se torna determinante para a gravação de seu seguinte disco: El Recodo de Don Cruz Lizárraga presenta a Patricia Navidad: Raíces de mi tierra.

Em maio de 2000, a artista apresenta seu álbum Mexicana e no final deste ano, faz jus a seu sobrenome e lança seu disco-pôster, que recopila as melhores canções de suas produções anteriores e, além disso, inclui o calendário 2001 com poses atrevidas e sugestivas que tornam-se marca registrada da atriz e cantora.

Após, Carmen Salinas a convida para formar parte da peça Aventurera, representando a cabareteira Elena Tejeda, tornando-se, assim, a quarta intérprete do papel protagônico.

Em 2001, Paty regressa à telinha e grava Manancial. No ano seguinte atua em Las vías del amor, e, em 2003, se destaca em Mariana da noite, onde dá vida à Jandira.

Em 2005, é convidada para participar do programa Bailando por un sueño, ao lado de Víctor Hugo Rivera, que tinha o propósito de ganhar uma oficina de carpintaria para seu pai. Apesar de ambos mostrarem seus melhores passos, são eliminados da competição em sua sexta temporada. Neste mesmo ano atua em Sonhos e caramelos, telenovela infantil, exibida no Brasil pela Rede CNT.

Em 2006, a atriz é chamada por Rosy Ocampo para trabalhar como vilã em A feia mais bela, remake de Betty, a feia. Ao lado de Angélica Vale, Jaime Camil e Elizabeth Alvarez, Navidad dá vida à Alice Ferreira, uma ambiciosa secretária.

Em 2007, Paty participa em Amor sin maquillaje, produção que comemora os 50 anos de telenovelas no México. Ainda neste ano, integra o elenco da comédia teatral Los derechos de la mujer, onde, protagonizando María José, ao lado de Juan Soler, narra a vida dessa ambiciosa advogada. A peça, além de fazer rir também sugere uma reflexão a respeito da posição da mulher nessa sociedade tão vertiginosa. Com suas atuações, ambos atores são aplaudidos de pé pelo público devido ao ótimo desempenho que obtêm.

Continuando sua carreira como atriz, em 2008, se integra ao elenco da telenovela Juro que te amo, protagonizando Antonia de Madrigal. Neste mesmo ano, em companhia de amigos e familiares, apresenta seu disco Urge, com ritmos acompanhados por banda.

Em 2010 trabalha em Zacatillo, un lugar en tu corazón, da produtora Lucero Suárez, onde interpreta Zorayda, uma ex-vedette e, agora, esposa de Abundio, o prefeito municipal de Zacatillo.


SUAS ATUAÇÕES

TELENOVELAS

2010 - Zacatillo, un lugar en tu corazón (Zorayda)
2008 - Juro que te amo (Antonia)
2007 - Amor sin maquillaje
2006 - A feia mais bela (Alice)
2005 - Sonhos e caramelos (Débora)
2003 - Mariana da noite (Jandira)
2002 - Las vías del amor (Rocío)
2001 - Manancial (Maria Magdalena)
1998 - Angela (Ximena)
1997 - A alma não tem cor (Sarita)
1996 - Canavial de paixões (Mireya)
1995 - Acapulco, cuerpo y alma (Clara)
1994 - Marimar (Isabel)
1993 - Más allá del puente (Rosalía)
1993 - Los parientes pobres (Esmeralda)
1992 - Maria Mercedes (Iris)

SÉRIES

2009 - Mulheres assassinas - Las Garrido, codiciosas (Concepción Garrido)
2003 - La hora pico - El reventón
2002 - Mujer, casos de la vida real - Aire de grandeza
2002 - Mujer, casos de la vida real - Del odio al amor
1997 - Mujer, casos de la vida real - Un caso más
1997 - Mujer, casos de la vida real - Bienvenido
1996 - Mujer, casos de la vida real - La nuera


SUA DISCOGRAFIA

2008 - Urge
2000 - Mexicana
1999 - Raíces de mi tierra
1998 - Instantes
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: