...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As vinhetas de abertura de telenovelas

A definição de vinheta na televisão pode ser: peça de curta metragem, constituída de algum tipo de signo ou representação, composta de elementos imagéticos, sonoros e mensagem de expressão verbal, usada com fim informativo, decorativo, ilustrativo, de remate, de chamada, de passagem, de identificação institucional e de organização do espaço televisivo, etc.

Na televisão, ela tem várias funções e recebe denominações próprias: vinheta de identidade, vinheta de chamada, vinheta de passagem e vinheta de abertura, sendo esta última o foco desta postagem.

A vinheta de abertura da telenovela é uma parte importante da história já que, além de apresentar a canção principal que fica marcada e sempre será recordada, apresenta os personagens que farão parte da trama.

A aberturas das telenovelas internacionais, principalmente mexicanas, fogem do estilo da computação gráfica, talvez por questões de orçamento, e são como trailers que fazem um pequeno resumo da própria história com cenas dos atores fazendo caras e bocas com os créditos por cima, mas há quem goste.

Já as telenovelas brasileiras usam e abusam da computação gráfica e para a construção de aberturas utilizam elementos tridimensionais computadorizados; formato wide (com as tarjas pretas); efeitos fractais ou até mesmo fotos antigas sobrepostas e organizadas em um ritmo de stop-motion de modo a formar uma animação e contar histórias; entre outros.

As imagens das vinhetas de abertura sempre trazem consigo um sistema de narrativa específica para tal programa, um signo de identificação, o logotipo e a música. Elas são criadas por uma combinação artística de desenhos de traços livres, de formas geométricas, com técnicas de cores e de luz manipulada em movimento por processos informatizados: localiza-se no plano da aparência e da ilusão. São geradas com os recursos da técnica, originada do imaginário, materializada no papel e, posteriormente, digitalizadas.

A música certamente atua no inconsciente do público; o que caracteriza o investimento na criatividade estética das vinhetas de abertura é agradar. Através dos sons, a abertura é carregada de intencionalidade. A partir do momento em que ela se torna familiar, atribuem-se significados àquilo que se ouve.

As vinhetas brasileiras constituem, em suma, formas de expressão com poder de comunicação significativa, subdivididas em formas distintas, ocupando funções específicas. Tais projetos transmitem mensagens, mesmo sendo de curta metragem, normalmente sessenta segundos.

Seus principais elementos constitutivos, a imagem e o som, são formas desenvolvidas graças ao fato de o homem percebê-los como entidades culturais comunicativas. A imagem, em todas as suas formas, estática ou em movimento, produzida por habilidades humanas, pela técnica e pelo design, tais como: o desenho, a pintura, a fotografia, a câmara, a arte e o computador, aliada à possibilidade técnica da reprodução em série, representa, historicamente, um dos instrumentos mais poderosos e responsáveis pela formação do imaginário das sociedades modernas.

Assim, a vinheta de abertura é o resultado da mistura de elementos que contêm significados próprios e da manipulação dos significados de repertórios pertencentes ao imaginário, à cultura e aos símbolos.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: