sábado, 10 de julho de 2010

Las Aparicio: A telenovela que escandaliza o México


Las Aparicio é a primeira telenovela criada pela Argos Comunicación para o canal mexicano Cadena Tres. Protagonizada por Erendira Ibarra, Gabriela de la Garza, Ximena González Rubio e Liz Gallardo, foi escrita por Leticia López Margalli e Verónica Bellver.

A telenovela é produzida por Epigmenio Ibarra, dirigida por Moisés Ortiz Urquidi e Rodrigo Curiel. Estreou em 19 de abril de às 22h00 horas e tem previsão de contar com 120 capítulos, mas logo após poucas semanas de exibição, seu caráter provocante fez com que se tornasse o foco de artigos de opinião sobre a teledramaturgia.

Las Aparicio conta a história de três gerações de mulheres que compartilham uma estranha tradição familiar: todas ficaram viúvas em circunstâncias extraordinárias; todas deram a luz exclusivamente a meninas.

Se isto é uma maldição, uma armadilha do inconsciente ou uma mera casualidade, fica na discussão dos múltiplos personagens e circunstâncias que as rodeiam. O importante é que Las Aparicio não vieram ao mundo para sofrer: são mulheres contemporâneas, guerreiras, decididas a tomar as rédeas de suas vidas. A viuvez tem lhes ensinado a não necessitar de homens para sobreviver, agora se os têm é porque querem e porque podem.

A matriarca do clã é Rafaela Aparicio (María del Carmen Farías), uma mulher que, após enterrar três maridos mortos em acidentes tragicômicos, seguiu em frente com as três filhas: Alma, Mercedes e Julia, a quem criou como guerreiras, com ela mesma.

Alma (Gabriela de la Garza) é viúva de um homem de negócios assassinado em circunstâncias nunca esclarecidas. Esta também teve que começar do zero até chegar a tonar-se a empreendedora de um próspero e discreto serviço de garotos de programa que acompanham mulheres da alta sociedade.

Mercedes (Ximena González Rubio), uma valente advogada, é mãe de duas meninas e viúva de um advogado que morreu de enfarte nos braços de outra mulher que lhe consegue tomar a direção de um bufê, pertencente a seu esposo falecido.

Julia (Liz Gallardo), uma jovem atriz que se recusa a casar por razões óbvias, tem que conviver entre um homem compulsivamente infiel e uma atração que produz em sua melhor amiga, assumidamente homossexual.

Naturalmente, uma série com a temática de Las Aparicio gera controversas entre alguns setores ultraconservadores da sociedade mexicana, tratando, desenfreadamente, temas como o sexo, o aborto, a homossexualidade feminina, a prostituição masculina e a violência ligada ao narcotráfico. Muitos moralistas acreditam que a telenovela, abertamente vanguardista, é exageradamente libertina e imoral.

Somente um produtor como Epigmenio Ibarra se atreveu a romper a barreira imposta pelo monopólio televisivo mexicano, mais precisamente no que diz respeito às telenovelas e séries, oferecendo aos espectadores de seu país uma produção que reflete, sem hipocrisias e tabus, a realidade da atual sociedade mexicana, desde a ótica feminina.
 
São muitas as críticas que tem chovido sobre Las Aparicio, desde as que garantem que a telenovela promove o aborto e a libertinagem sexual. Isso ocorre, geralmente, porque quando os espectadores se veem refletidos na tela de seu televisor tendem a se escandalizar, a reagir contra uma realidade que se vive, que se pode tocar e, dessa maneira, se escondem como um chiclete mascado debaixo da mesa. A poucos agrada o fato de não se querer tapar o sol com a peneira, já a maioria prefere se acomodar e repetir o ditado “ A roupa suja se lava em casa”.

O produtor Epigmenio Ibarra destaca que a diferença de seus personagens está no fato deles não serem movidos somente pelo impulso amoroso ou pela ação de um vilão, mas sim  por diversas motivações.

Ibarra ainda acrescenta que nesta telenovela os personagens bons são bons e os maus são maus mesmo. Eles encaram dilemas morais muito mais complexos e se movem em áreas de altos e baixos, nas quais se move os seres humanos.

Muito mais que uma história a longo prazo, Las Aparicio apresenta a cada semana uma trama central, como um caso relacionado a luta de uma mulher por seus direitos ou um dilema sexual, que neste caso tem a ver com o direito ao prazer, explica o produtor.

Além disso, cada capítulo gira em torno de um tema determinado por um texto introdutório e outro de saída, ambos narrados por uma de suas personagens: a babá da família. Nesse aspecto, Las Aparicio tem pontos em comum com as famosas séries americanas Sex and the city ou Donas de casa desesperadas.

O produtor ainda explica que seu propósito é fazer o contrário do que se pensa tradicionalmente em uma telenovela, tida como um ponto de fuga da realidade. Seu objetivo é “colocar um espelho na tela da televisão” para que as pessoas se enxerguem e enxerguem o país.

Ainda assim, muitos criticam a imagem da mulher que esta telenovela apresenta, ainda que contrária a submissão, não deixa de ser irreal. Alguns dizem que a produção não faz nada pela liberação feminina, mas sim apresenta mulheres que querem se comportar como machos. Também surgiram críticas a respeito do sexo explícito e das cenas de nudez que aparecem na telenovela, que em alguns lugares do país é transmitida em sinal aberto. Há também aqueles que dizem que a série denigre a imagem do homem para conseguir audiência.

Ibarra assegura que algumas companhias de televisão a cabo retiraram a telenovela de sua grade de programação devido às pressões conservadoras; muitas pessoas relataram o ocorrido via Twitter, pelo qual o produtor ficou sabendo. De outro lado, existe um grupo no Facebook que vota pela não retirada de Las Aparicio e pelas restrições de temas.

Desse modo, as redes sociais se tornaram um bom medidor de aceitação para os criadores desta telenovela. Tanto é verdade, que Epigmenio Ibarra reconhece que acompanha diretamente, pelo Twitter e pelo Facebook, as reações dos seguidores, para, assim, ter inspiração para trabalhar tramas futuras.

Confira, a seguir, os pôsteres desta telenovela que está dando o que falar:

Blog Widget by LinkWithin

29 comentários:

jucelia disse...

Simplesmente fantástico.Adoro de paixão essa telenovela me identifico muito com a julia,e parabéns pelo seu trabalho,ficou muito bom!

Anônimo disse...

Las aparicio tem que ser exibida no Brasil, é Fantastica.

laah disse...

alguem sabe aonde eu posso assistir essa novela , algum site por exemplo
se alguem souber por favor me fala

Aleks disse...

Laah, você pode assisti-la ao vivo pelo site da emissora neste endereço http://cadenatres.com.mx/XStatic/cadenasite/transmision.aspx

Lucya disse...

Alguém me sabe dizer, se ainda dá esta novela, ou algum sitio onde possa a obter para a ver? Obrigado

Anônimo disse...

Comprei os dvds no ebay e a novela é fantastica.

Anônimo disse...

Muito boa... enquanto isso, no Brasil... ainda estão pensando sobre beijo gay.
Novela fantástica, pena que não acho em português, daí a gente tem que repetir mesmo.. xD

Anônimo disse...

Essa novela mexicana las aparicio tem sido um grande sucesso pela presença das atrizes erendira y liz gallardo e foi um máximo por elas fazerem lesbicas e foi um sucesso total por serem mariana y julia.essas atrizes são lindissimas e elas nossa que talentos que elas tem.atriz erendira lbarra já é sucesso pelo seu personagem mariana e foi incrivél por esse papel de lesbica e espero que o seu jpersonagem continue juntas com a julia.atriz liz gallardo é outra que mexeu muita gente por assistir o seu personagem e foi tremenda heim e muitos gostaram por seu personagem lesbica julia.nossa voces duas deram um show e foi um grande sucesso de voces duas.esperamos por voces na segunda temporada juntinhas heim com seu filhinho ou filhinha.bj

Anônimo disse...

erendira lbarra y liz gallardo são muitos gatas e fofas e elas fizeram mariana y julia e foi tremendas por interpretar lesbicas e espero que voces duas voltam na segunda temporada juntinhas com se filhinho ou filhinha em las aparicio.não queremos julia com armando de jeito nenhum os dois não tem quimica.queremos muito é com mariana e julia e elas são perfeitas e se combinam muito.estamos torcendo por elas duas serem felizes na novela.bj

Anônimo disse...

mariana y julia são muito lindas e fizeram um show de sucesso em las aparicio.essas atriz tem um taloa entos inormes e foi incrivél elas.erendira lbarra y liz gallardo são completamente perfeitas e trabalharam muito bem por interpretar lesbicas e espero que elas continua juntas na segunda temporada em las aparicio.elas duas tem que ser protagonista como par romanticas nessa trama em las aparicio.sou brasileira e amei essa novela mexicana.boa sorte eren y liz.

Anônimo disse...

liz gallardo y erendira lbarra são sucesjssos por interpretar lesbicas em las aparicio.te amamos muito eren y liz.b

Anônimo disse...

ELAS SÃO LINDAS LIZ GALLARDO Y ERENDIRA LBARRA E FIZERAM MUITO BEM COMO LESBICAS MARIANA Y JULIA E ELAS CONTINUAM ARRASANDO NAS INTERNET EM LAS APARICIO.GOSTEI MUITO DAS DUAS E NÃO DO ARMANDO E ELE FOI MUITO CHATO POR CONFUNDIR A CABEÇA DA JULIA E ELE NÃO TINHA UM DIREITO PARA ATRAPALHAR OS ROMANCES DELAS.ESPERO QUE NÃO SEJA ASSIM NA SEGUNDA TEMPORADA.ESSA NOVELA TEM QUE TER VILÃO E MUITA TRAMA PARA QUE O PÚLBLICO GOSTE?MARIANA Y JULIA TEM QUE DAR JUNTINHAS EM LAS APARICIO.ALMA COM LEONARDO MERCEDES COM GRAUDIO E ELEANA COM BRUNO.ARMANDO TEM QUE MORRER OU IR ENBORA E DEIXAR AS DUAS EM PAZ.BJS A TODOS VOCES?

Anônimo disse...

QUEREMOS LIZ GALLARDO Y ERENDIRA LBARRA EM LAS APARICIO COMO PAR ROMÂNTICA E GOSTEMOS MUITO DELAS DUAS E ELAS FIZERAM UM SHOW COMO LESBICA MARIANA Y JULIA.ESTAMOS ESPEREANDO ELAS EM 2013 EM LAS APARICIO?E MAIS UMA COISA NÃO COLOGA O ARMANDO NOS PÉS DELAS POR FAVOR E NUNCA FAÇA SE NÃO ESSA NOVELA NÃO VAI PRESTAR DE JEITO NENUHM E SE FIZER ISSO VAI SER UM HORROR COM ELES TRÊS?

Anônimo disse...

JULIA Y MARIANA TEM QUE DAR JUNTAS NA SEGUNDA TEMPORADA E SE NÃO COLOGAR ELAS DUAS ESSA NOVELA VAI SER UM FRACASSOS E SE CASSO NÃO FIZER ISSO VAI SE BAIXOS AS EMISSORAS.TEM QUE TER AS ATRIZES ERENDIRA LBARRA Y LIZ GALLARDO COMO PAR ROMÂNTICAS NESSA TRAMA LAS APARICIO MEU VOTO VAI PARA ELAS DUAS JUNTAS E NÃO ESSE TAL DE ARMANDO ELE TEM QUE SAI DOS PÉS DELAS HEIM?MARIANA Y JULIA JUNTINHAS NA SEGUNDA TEMPORADA.

Anônimo disse...

QUEREMOS A SEGUNDA TEMPORADA LAS APARICIO EM 2013 COM LIZ GALLARDO Y ERENDIRA LBARRA COMO PROTAGONISTA?ELAS SÃO ÓTIMAS ATRIZES E FIZERAM UM SHOW DE SUCESSO NA PELE MARIANA Y JULIA.MEU VOTO VAI PRA ELAS DUAS JUNTAS COMO LESBICAS E MAIS UMA COISA VAI SER UM SHOW DELAS DUAS COM MUITA CERTEZA DISSO.SÓ ESPERO ISSO DELAS DUAS JUNTINHAS E ELAS TEM QUE MOSTRAR OS BEIJOS MESMO PARA QUE O PÚBLICO VEJAM.EU SÓ GOSTEI DELAS DUAS JUNTAS E NÃO COM ARMANDO.NÃO VALE APENA SE COLOGAR OS TRIOS E NÃO VAI DAR CERTO DE JEITO NENHUM SE FIZER ISSO?

Anônimo disse...

QUEREMOS MARIANA Y JULIA NA SEGUNDA TEMPORADA JUNTINHAS HEIM?LAS APARICO JÁ É UM SUCESSO PELA PRESENÇAS DAS ATRIZES ERENDIRA LBARRA Y LIZ GALLARDO E ELAS ARRASARAM COMO LESBICAS:

Anônimo disse...

POR FAVOR VOLTAM LIZ GALLARDO Y ERENDIRA LBARRA NA NOVELA LAS APARICIO QUEREMOS VOCÊS DUAS NA SEGUNDA TEMPORADA EM 2013?

Anônimo disse...

Esse tal de armando que vive no pé das meninas mariana y julia.nossa esse cara é tão chato que não deixa mariana y a julia sozinhas para namorar.não foi muito bem a interpretação desse actor mário alba que vive o armando em las aparicio e colocaram ele no meio delas.não estar certo os trios na mesma cama é totalmente riticulos de colocar marianay julia juntos com armando é muito péssimo estes trios.o que é certo é mariana y julia juntas não esse armando.

Anônimo disse...

nota zero para o actor que vive o armando em las aparicio o papel dele não deu certo com as duas mariana y julia e foi totalmente péssimo e ele só atrapalhava o romance da mariana y julia e não deixava elas em paz.espero que na segunda temporada não seja assim nos pés da mariana y julia.mariana y julia tem que continuar como par romântica na segunda temporada em 2013.estamos esperando por elas duas nessa trama e por favor não coloca o armando no meio delas okém e deixa elas em paz namorando.assim vai crescer as EMISSORAS atrvés delas duas.bjs

Anônimo disse...

mariana y julia tem que ser muito feliz em las aparicio e tire o armando do caminho delas por-favor na segunda temporada em 2013.estamos torcendo por elas duas para ter seu filhinho?julia y mariana merece muita felicidade nesta temporada.liz y eren são ótimas atrizes e fizeram muito bem como lesbicas.

Anônimo disse...

ERENDIRA IBARRA Y LIZ GALLARDO SÃO LINDISSIMAS E ELAS TRABALHARAM MUITO BEM COMO MARIANA Y JULIA PAR ROMÂNTICA EM LAS APARICIO E FIZERAM UM GRANDE SUCESSO PELA INTERPRETAÇÃO.PARABÉNS EREN Y LIZ E VOLTA LOGO HEIM?

Anônimo disse...

Mariana y julia são muito fofas?bjs

Anônimo disse...

Assisto a novela las aparicio só por causa da marina y julia[eren y liz]na internet todos os dias.to esperando a2 temporada?

Anônimo disse...

mariana y julia são lindas.parabéns pra vocÊs duas?bjs

carla Brasil disse...

Estou encantada com a perfeição de Julia e Mariana ,não consegui ver a novela toda,queria saber onde posso adquirir a melhor novela que ja vi na minha vida ,não entendo muito o Espanhol,mais o pouco que eu sei ja me encantou ,ri muito,chorei muito com a Mariana,sofri junto com ela e se eu tivesse a oportunidade gostaria de conhece-las,Besitos para todos de Las Aparicio. Carla Brasil

Ana disse...

Eu assisti já tem um tempo e não sabia que teria segunda temporada, já estou louca por ela. quando vai ser gente? sou apaixonada pela ENDIRA E PELA LIZ... eeee Pessoal, se quiser assistir só a parte da Mariana e Julia está disponivel por completo no youtube. Maas se quiser ver toda a novela ai só baixando mesmo. beijoos

Anônimo disse...

FANTÁSTICO, PARABÉNS PARA AS ATRIZES ERENDIRA E LIZ - JULIA E MARIANA REALMENTE ACONTECE NA VIDA REAL O QUE ACONTECEU COM AS DUAS. ADOREI EM ASSISTIR PENA QUE NÃO TEM TRADUÇÃO EM PORTUGUES. MUITO FOFAS MESMOS, SÃO LINDAS, PRINCIPALMENTE A MARIANA -ERENDIRA.

Fernana Monteiro disse...

surpreendente essa novela,as atrizes ERENDIRA Y LIZ sao maravilhosas.E uma novela linda que nus deixa maravilhados com o amor das duas... pena que acabou,mas espero que tenha a segunda-temporada...Também espero que essa linda novela passasse no sbt..bjs

Fernana Monteiro disse...

sem palavras pra descrever essa linda historia de amor entre duas lindas mulheres e seus dilemas... estão de parabéns as atrizes ENDIRA E LIZ...espero que o sbt coloque ela no ar ... bjs