domingo, 18 de julho de 2010

Biografia de Kate del Castillo


INTRODUÇAO

Kate del Castillo Negrete Trillo nasceu na Cidade do México, México, em 23 de outubro de 1972. Filha de Eric del Castillo e de Kate Negrete Trillo, tem como irmã a apresentadora Verónica del Castillo e como meio-irmão Ponciano, por parte de seu pai.


SUA HISTÓRIA

Kate iniciou sua carreirra como atriz de cinema logo na infância; aos oito anos de idade já participava do filme El último escape, produzido por seu pai, em 1980. Três anos depois, aparecia em Las sobrinas del diablo.

Sua primeira oportunidade na televisão foi no programa Videos éxitos, no qual era a apresentadora junto a Gloria Calzada; porém, Kate logo foi substituída por outra mulher, que, dizem as más linguas, só estava lá porque era noiva de um dos produtores do programa. Desse modo, continuou aparecendo em programas como Papá soltero e Doctor Cándido Pérez.

Em 1991, chega o primeiro convite para protagonizar uma telenovela: Garotas bonitas, e foi com ela que Kate consolidou sua carreira. Com a personagem de Letícia, uma jovem de classe média, soberba e ambiciosa, a telenovela, produzida por Emilio Larrosa, se torna muito popular em toda a América Latina. Garotas bonitas chega a altíssimos níveis de audiência no México, Porto Rico, Venezuela, Peru, e Estados Unidos. Nesse mesmo ano, grava o filme Ambición sangrenta.

Em 1992, novamente sob a produção de Larrosa, Kate trabalha na telenovela Mágica juventud, junto ao ator Héctor Soberón. Um ano mais tarde, grava o filme Sedero mortal e, em 1994, Amor que mata.

Em 1995, Kate tem a oportunidade de atuar na telenovela Império de cristal junto a grandes figuras como María Rubio e Ignacio López Tarso. Durante este período, Ricky Martin a chama para participar em seu vídeoclip Fuego de noche, nieve de día. Ainda neste ano, é convidada para participar da série Mujer, casos de la vida real.

Em 1996, protagoniza a telenovela Azul, junto de Armando Araiza e a orca Keiko, famosa por sua aparição no filme Free Willy.

Em 1997, Kate protagoniza Alguna vez tendremos alas, junto de Humberto Zurita. Sua atuação nesta telenovela é reconhecida com o prêmio Eres, como a melhor atriz jovem de 1998. Ainda em 1997, atua nos filmes Reclusorio e Educación sexual en breves lecciones.

Em 1998, junto ao brasileiro Guy Ecker, Kate del Castillo protagoniza a telenovela A mentira, que se torna um de seus maiores êxitos. Com esta produção, a atriz fica conhecida em países da Europa e da Ásia, onde é admirada por seu grande talento.

Após A mentira, Kate recebe um convite para realizar em Cuba o filme El juego sin reglas. Apesar do grande interesse em poder participar, ao mesmo tempo surge a proposta de realizar a telenovela Ramona, pela qual escolhe, e então a protagoniza ao lado de Eduardo Palomo e Helena Rojo. Antes disso, grava o filme Sendero mortal II.

Em 2000, Kate participa da campanha presidencial mexicana de Vicente fox, e aparece no programa de Adal Ramones, Otro rollo. Ainda neste ano inicia um romance com o jogador de futebol e apresentador de televisão Luis García, com quem se casa em 03 de fevereiro de 2001 em uma cerimônia civil realizada em Cuernavaca. A união dura pouco mais de um ano e o divórcio sai em 1° de setembro de 2004, após várias controvérsias, disputa pelos bens e acusações por parte de Kate afirmando que Luis é uma pessoa agressiva.

Em 2001, Kate grava o remake de El derecho de nacer e, em 2002, decide viajar aos Estados Unidos para estudar e triunfar como atriz neste país. Lá estando, atua em dez capítulos da série American family, nomeada aos Globos de ouro, onde faz o papel de uma bailarina; na série compartilha créditos com os veteranos Edward James Olmos, Sonia Braga e Raquel Welch.

Em 2003, inicia uma relação com o ator boliviano Demián Bichir, após este ter separado da cantora Lisette. Ainda em 2003, protagoniza a telenovela produzida por Carlos Moreno, Bajo la misma piel, ao lado de Juan Soler, Diana Bracho, Alejandro Camacho e Marga López, enquanto grava o filme Avisos de ocasión.

Em 2004, participa de vários programas de televisão, entre eles, El show de Cristina. Além disso, é anfitriã dos Premios Juventud.

Em 2005, atua em American Visa, ao lado de Demián Bichir. O filme recebe vários prêmios e nomeações internacionais, entre eles o Goya, na Espanha. Neste mesmo ano, em 22 de agosto, Kate é informada sobre um roubo em sua casa em Los Angeles, a qual é saqueada por ladrões que levam jóias da atriz. O crime ocorre enquanto Kate grava o filme Bordertown, junto de Jennifer López e Antonio Banderas. Ainda em 2005, a atriz grava uma participação em Otro rollo.

Em 2006, Kate é nomeada pela Academia Mexicana de las Artes y las Ciencias ao Premio Ariel como melhor atriz por sua atuação em American Visa e, neste mesmo ano, empresta sua voz à dublagem do filme Carros, da Disney. Ainda em 2006, grava o filme Lime salted love.

Em 2007, é nomeada uma das Estrellas del año, pela revista People en español e, neste mesmo ano, grava os filmes La misma luna, onde atua junto a Eugenio Derbez; Trade, protagonizada por Kevin Kline; e The black pimpernel, na qual compartilha créditos com Lumi Cavazos; com este último se lança no mundo da produção, este que foi um filme que contou com a colaboração de países como o México, a Suécia e a Noruega, e que foi rodado no Chile, onde Kate interpreta uma jovem revolucionária na época da queda de Allende.

Ainda em 2007, a atriz se lança no mundo das letras com seu livro Tuya, no qual aborda a problemática da violência familiar e contra a mulher. O romance relata a história de Verónica, uma jovem intérprete de telenovelas que, após se casar, começa a sofrer os abusos psicológicos e físicos de seu marido. A atriz revela que se inspirou em fatos reais vividos por ela mesma e por pessoas que conhece para escrever a história.

Em 2008, grava os filmes Solitary Birds, no qual atua ao lado de Alec Baldwin; Julia, onde divide cenas com Tilda Swinton; e Bad guys.

Em 2009, grava o filme Down for life, com Danny Glove; e em 29 de agosto de 2009, contrai matrimônio com o ator, cantor e empresário Aarón Díaz em Las Vegas, Estados Unidos. A cerimônia religiosa ocorre na Igreja Episcopal de San Miguel de Allende, no México, em 05 de setembro do mesmo ano.

Ainda em 2009, grava um capítulo do seriado O pantera, com Adal Ramones, e, novamente se une a Guy Ecker para, desta vez, protagonizar Vidas cruzadas, uma webnovela escrita por Estela Sainz e produzida por Carlos Sotomayor que estreia na Univision.com em 15 episódios de três a cinco minutos cada.

Em 2010, a Telemundo anuncia a contratação de Kate para protagonizar a telenovela La reina del sur, a nova produção da emissora baseada no livro do autor Arturo Pérez-Reverte, na qual a atriz personifica Teresa Mendoza, uma jovem que se vê obrigada a se transformar em uma poderosa mulher capaz de sobreviver no perigoso mundo do narcotráfico.

Ainda em 2010, Kate participa do filme Without men, baseado no livro do escritor Colombiano James Cañón. O elenco liderado por Eva Longoria, conta ainda com as presenças de Christian Slater, María Conchita Alonso, Jaime Camil, Paul Rodriguez, Oscar Nuñez, Judy Reyes, Monica Huarte, entre outros.


SUAS ATUAÇÕES

TELENOVELAS

2010 - La reina del sur (Teresa)
2003 - Bajo la misma piel (Miranda)
2001 - El derecho de nacer (María Elena)
2000 - Ramona (Ramona)
1998 - A mentira (Verônica)
1997 - Alguna vez tendremos alas (Ana)
1996 - Azul (Alejandra)
1995 - Império de cristal (Narda)
1992 - Mágica juventud (Fernanda)
1991 - Garotas bonitas (Letícia)

FILMES

2010 - Without men (Cleotilde)
2009 - Down for life (Esther)
2008 - Bad guys (Zena)
2008 - Julia (Elena)
2007 - La misma luna (Rosario)
2007 - The black pimpernel (Consuelo)
2007 - Trade (Laura)
2006 - Lime salted love (Isabella)
2005 - American visa (Blanca)
2005 - Bordertown (Elena)
2004 - Avisos de ocasión (Amanda)
1999 - Sendero mortal II
1997 - Reclusorio (Estrella)
1997 - Educación sexual en breves lecciones (Ana)
1994 - Amor que mata
1993 - Sendero mortal
1991 - Ambición sangrienta
1983 - Las sobrinas del diablo
1980 - El último escape (Barbara)

SÉRIES

2009 - Trauma
2009 - O pantera (Coco)
2009 - The cleaner (Josefina)
2009 - Weeds (Pilar)
2002 - American family (Ofelia)
1995 - Mujer, casos de la vida real - Aunque parezca mentira

PROGRAMAS DE TELEVISÃO

2005 - Otro rollo
2005 - Premios Juventud
2004 - Premios Juventud
2004 - El show de Cristina
2000 - Otro rollo

WEBNOVELA

2009 - Vidas cruzadas (Mariana)
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: