segunda-feira, 28 de junho de 2010

Zorro: A espada e a rosa


NOME ORIGINAL
El Zorro: La espada y la rosa

ESCRITOR
Humberto Olivieri "Kiko" (Baseado nas obra de Johnston McCulley e Isabel Allende)

PAÍS DE ORIGEM
Colômbia

NÚMERO DE EPISÓDIOS
96

ANO DE GRAVAÇÃO
2007

ANO DE EXIBIÇÃO NO BRASIL
2007

EMISSORA
Rede Record

TEMA DE ABERTURA
Amor gitano

INTÉRPRETE
Beyoncé e Alejandro Fernández

Ay, ay, ay… Gitana…

Ven y quédate conmigo, dame el corazón,
vida mía estoy muriendo le doy mi prisión.

Anda dime lo que sientes, quítate el pudor
y deja de sufrir, escapa con mi amor.
Después te llevaré  hasta a donde quieras,
sin temor y sin fronteras, hasta donde sale el sol…

Contigo soy capaz de lo que sea,
no me importa lo que venga porque ya sé adonde voy…

Soy tu gitano, tu peregrino, la única llave de tu destino,
el que te cuida más que a su vida, soy tu ladrón…

Soy tu gitana, tu compañera, la que te sigue, la que te espera,
voy a quererte aunque me saquen el corazón…

Y aunque nos coste la vida,
y aunque duela lo que duela,
esta guerra la ha ganado nuestro amor,
esta guerra la ha ganado nuestro amor…

Yo nací para tus ojos para nadie más,
siempre voy a estar en tu camino…

Alma de mi alma, corazón que tempestad, dime por donde ir,
después te llevaré hasta a donde quieras,
sin temor y sin fronteras, hasta donde sale el sol.

Contigo soy capaz de lo que sea,
no me importa lo que venga porque ya sé adonde voy…

Soy tu gitano, tu peregrino, la única llave de tu destino
el que te cuida más que a su vida, soy tu ladrón…

Soy tu gitana, tu compañera, la que te sigue, la que te espera,
voy a quererte aunque me saquen el corazón…

Y aunque nos coste la vida
y aunque duela lo que duela,
esta guerra la ha ganado nuestro amor…

Y aunque nos coste la vida
y aunque duela lo que duela,
esta guerra la ha ganado nuestro amor…


ELENCO

Christian Meier: Diego de la Vega / Zorro

Marlene Favela: Esmeralda Sánchez de Moncada

Andrea López: Mariángel Sánchez de Moncada

Arturo Peniche: Governador Fernando Sánchez de Moncada

Luly Bosa: Almudena Sánchez de Moncada

Anabolena Meza: Sara Kalí

Ricardo González: Bernardo

Adriana Campos: Yumalay

Raúl Gutiérrez: Olmos

Osvaldo Ríos: Alejandro de la Vega

Andrea Montenegro: Maria Pia de la Vega

Erick Elias: Renzo

Margarita Giraldo: Açucena

Germán Rojas: Jonas

Natalia Bedoya: Laisha

Orlando Venezuela: Miguel

Jorge Cao: Padre Tomás Villarte

Natasha Klauss: Irmã Suplícios

Carmen Marina Torres: Dolores

Harry Geithner: Comandante da Guarda Ricardo Montero

Césa Mora: Sargento García

Héctor Suárez Gomis: Capitão Aníbal Pizarro

Luigi Ayacardi: Tobias del Valle e Campos / Falso Zorro

Teresa Gutiérrez: Marquesa Carmen Santillana de la Roquette

Didier Van Der Hove: Santiago Michelena

Marilyn Patiño: Catarina

Ivelin Giro: Maria Luiza


INTRODUÇÃO

Produzida pela Telemundo, Zorro: A espada e a rosa, conta a história do lendário herói hispano, relatada pela primeira vez em formato de telenovela e gravada completamente em alta definição.

Protagonizada por Christian Meier, Marlene Favela, Arturo Peniche, Osvaldo Ríos e Erick Elías, esa trama se ambienta nos anos de 1800 no México, na Espanha e na cidade de Nossa Senhora de Los Angeles no estado da Califórnia no México de antigamente.

Zorro: A espada e a rosa apresenta as aventuras deste lendário heroi, cujo nome verdadeiro é Diego de la Vega, um homem culto, refinado e rico. Mas, o que poucos sabem é que Diego é também um misterioso personagem que se veste de preto e protege os menos favorecidos.


RESUMO

Em 1800, nos arredores da Baixa Califórnia, o povoado de Santa Lúcia é tomado por um grupo de espanhois que vêm à conquista dessas terras e dispostos a eliminar os acampamentos indígenas que aí se encontram.

Um jovem espanhol chamado Fernando Sánchez de Moncada, assassina a uma índia chamada Toypurnia diante de seu pequeno filho de cinco anos cujo nome é Tisha, que significa pequena raposa ou Zorro.

Tisha é o produto do romance entre a índia e um capitão espanhol, Dom Alejandro de la Vega, que anos mais tarde, ao se dar conta da existência dessa criança, faz com este seja reconhecido e batizado como Diego de la Vega, que dará vida à lenda desse misterioso, mas, também, apaixonado e justiceiro personagem, conhecido como Zorro.

Diego se transforma em um homem culto, elegante, digno e com um grande sentido pela justiça. O jovem cresce em uma vida rodeada de luxos, comodidades e frivolidades, nas quais ele aparenta se encaixar, mas somente nas aparências, já que este se esconde detrás de uma máscara, uma capa e uma espada, para se enfrentar e lutar contra aqueles que oprimem e desprezam os pobres.

A história se desencadeia quando Diego de la Vega, conhece a encantadora Esmeralda, filha mais nova do perigoso e temido Fernando Sánchez de Moncada, o governador de Los Ángeles.

Esmeralda é uma jovem doce e alegre que luta diariamente contra a maldade de seu pai. Quando esta descobre que havia sido criada por Fernando, que a adotou e trancou sua verdadeira mãe em uma prisão para poder ficar consigo, sua vida muda completamente. Agora, ela compreende o desprezo que seu pai sente por ela e porque sua irmã Mariángel não a suporta.

Desde então, a missão de Esmeralda é encontrar sua mãe e resgatá-la da prisão a qual foi confinada injustamente. Para isso contará com a ajuda de Zorro, o homem que a torna mulher e a qual ama com loucura. Mas, este amor não será tão fácil, visto que os planos que tem seu pai para ela são outros. Segundo Fernando, Esmeralda deverá se casar com quem ele decida afim de garantir a fortuna da família. Mas, a personalidade rebelde de Esmeralda vencerá todos os obstáculos que aparecerão. Entretanto, Esmeralda roubará o coração de Diego de la Vega, que terá que convencê-la de que é um bom homem e que a ama de verdade.

Tudo se complica quando, pelas noites, Esmeralda se entrega de corpo e alma ao Zorro, sem saber que se trata da mesma pessoa. Durante o dia, Diego é um homem rico, filho de um rico homem protegido pela Coroa espanhola, que goza de todos os privilégios da burguesia. Durante a noite, o mesmo homem que vive com em boas condições, veste sua capa e sua máscara preta para lutar contra as injustiças que os ricos cometem contra os pobres do povoado.

E é este lado deste amável e generoso Diego o que consegue roubar também o coração de Esmeralda. Seu físico atlético e seu espírito aventureiro a levam se tornar a companheira secreta do Zorro. Mas, ainda que o coração de Esmeralda pertença somente a seu herói, aparece em sua vida Renzo. Longe de ser uma fantasia, esse cigano é um rapaz humilde e doce que luta para libertar sua tribo dos espanhóis. Renzo se torna seu melhor amigo e se admirador secreto.


CURIOSIDADES

Em sua semana de estreia na Rede Record, a trama surpreendeu a todos, dando média de 10 pontos, com picos de 12 , já no mês de agosto a trama atingiu média de 7 pontos. Já na Grande São Paulo a média foi de 5 pontos. Seu melhor desempenho era registrado em Recife com média de 20 pontos.

Seu pior desempenho foi no dia 4 de setembro, quando a telenovela amargou o quinto lugar chegando em alguns momentos a empatar com a TV Cultura e TV Gazeta com 2 pontos no Ibope. Ao final fechou com uma média geral de 5 pontos, mantendo assim a audiência deixada pela antecessora Alta estação.

Zorro: A espada e a rosa sofreu vários cortes devido à baixa audiência, que havia caído de 8 pontos nas primeiras semanas de sua exibição, para 4 pontos em sua final, terminando com 96 capítulos, contra 102 do original.

A telenovela foi exibida pela rede brasileira NGT, à meia-noite e às 4 da manhã, em apenas 15 capítulos, com reprise integral (maratona) aos sábados, da meia-noite às 5 da manhã.


COMENTÁRIOS

Zorro: A espada e a rosa foi uma co-produção entre Sony Pictures Television International e RTI Colombia para Telemundo. Com um roteiro original de Humberto “Kiko” Olivieri, essa telenovela foi dirigida por Mauricio Cruz e Augustín Restrepo, com a produção executiva de Patricio Wills e Hugo León Ferrer.

A Telemundo é uma cadeia americana de televisão em língua espanhola, a fonte essencial de entretenimento, notícias e esportes para os hispanos que vivem nos Estados Unidos. Transmitindo uma programação singular a nível local e nacional para o seguimento da população de maior crescimento nos Estados Unidos, a rede Telemundo chega a 93% dos lares hispanos em 142 mercados através de suas 16 estações, 36 afiliadas e mais de 684 sistemas a cabo. Telemundo é propriedade da NBC Universal, uma das companhias de meios e entretenimento mais proeminentes do mundo.

A telenovela contou com uma equipe de produção de mais de 80 técnicos. Recriando o estado da Califórnia durante a época de 1800, a rede Telemundo realizou um árduo trabalho de cenografia e vestuário, o qual foi confeccionado especificamente para cada personagem. Enquanto artesãos e ferreiros foram contratados para criar todos os acessórios da época, tais como chapéus, leques e as lendárias espadas utilizadas na esgrima, os atores também realizaram um grande trabalho de preparação para dar vida a suas respectivas personagens, cursando aulas de equitação e esgrima.

A telenovela, protagonizada por Christian Meier, Marlene Favela, Arturo Peniche e Héctor Suárez, foi realizada pela primeira vez neste gênero e contava a história do herói que lutou pelos menos favorecidos naquela época do século 18 nos arredores da Baixa Califórnia, os quais foram recriados em Villa de Leyva, uma população histórica da Colômbia.

O ator peruano Christian Meier, desde o início, destacou que não pretendia ser o Zorro espanhol, interpretado no cinema por Antonio Banderas ao lado de Anthony Hopkins e que, junto de seus companheiros, passavam várias horas praticando esgrima para se tornarem excelentes espadachins e darem mais vida às personagens.

Christian, a quem não havia bastado ter se tornado cantor desde sua infância, ter interpretado um esposo com tendências homossexuais em A mulher do meu irmão ao lado de Bárbara Mori, haver dado vida à obra mais polêmica de Jaime Baily, No se lo digas a nadie, ou ter se convertido em um peão apaixonado por sua patroa em La tormenta, voltou à telinha na pele de Diego de la Vega, o Zorro, um heroi a quem todos confiavam seus problemas e desventuras. Quiseram que o personagem do Zorro continuasse enigmático, mas humano, natural e menos super herói.

Marlene Favela, a Esmeralda na telenovela, disse que sua personagem foi um desafio para sua carreira, o mais difícil dos que já havia interpretado. Esmeralda foi uma mulher irreverente que lutava pelos seus ideais e se entregava ao amor sem limites, enfrentava tudo e mesmo assim era sensível.

O tema musical que se chamou Amor gitano foi interpretado pelo cantor mexicano Alejandro Fernández e pela americana Beyoncé, que, pela primeira vez, cantava em espanhol. A música, que foi escrita por Reyli Barba e Jaime Flores com a colaboração de Beyoncé, é uma apaixonada declaração de amor ao ritmo de  pop e flamenco.
Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

Andy disse...

Curti muito essa trama. Mas teve alguns momentos que a trama estava meio chatinha, só que não me preocupei e vi a novela assim mesmo. A música foi um arraso. Beyoncé deu um show cantando em espanhol ao lado de Alejandro Fernández, que também é ótimo. Marlene e Christian estavam ótimos como os protagonistas dessa trama. Uma pena que a Record cortou a novela na parte final. Mesmo assim, valeu a pena vê-la.

Anônimo disse...

Zorro foi uma novela muito diferente, mas alguns atores foram muito mal a proveitados, como osvaldo rios. Filkadika record faca uma versao brasileira. Fernando pavao ou marcos pitonbo seriam perfeitos para o papel do zorro...

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus! Tudo bem, eu amei a novela. Mais alguém tem que dizer a na rede cnt que tem várias novelas que não foram ao ar no Brasil. E que vão dar muito mais audiência do que uma repetida. Gente tem muitas novelas boas que precisam passar no Brasil. Por favor estudem a melhor novela. Beijos

Anônimo disse...

Gostei muito da novela sem falar nos personagens alerandro e diego de la vega gostaria de assistir novamente na tv aberta

Anônimo disse...

Adorei esta novela e creio que a audiência não foi boa devido ao horário em que ela era apresentada, +- na hora da exibição de "Malhação".
Os personagens que mais gostei foram justamente o vilão Fernando e a Maria Pia. A história do Zorro em si, era muito chata e sinceramente, o casal não tinha nenhuma química. Creio q chegou a um momento em que as pessoas assistiam mais para ver como acabaria o romance de Fernando e Maria Pia do que a dupla protagonista.