quarta-feira, 2 de junho de 2010

A vida é um jogo


NOME ORIGINAL
El juego de la vida

ESCRITORAS
Katia Ramírez Estrada e Enna Márquez

PRODUTOR
Roberto Gómez Fernández

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
42

ANO DE GRAVAÇÃO
2001

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
2007

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
El juego de la vida

INTÉRPRETE
Twister

Saben conquistar su libertad, saben conquistar su libertad…
Saben sonreír al mundo, saben sonreír al mundo…

Piensan en el juego de la vida, sienten que sin dudar lo ganarán,
no pueden pararse y no tienen miedo de nada, de nadie,
bajo el sol descubren sus sentimientos.

Y viven el amor como una fiesta, aunque alguna vez haga llorar,
de su juventud no se olvidarán jamás,
locura, cordura por igual, defienden su verdad.

Saben conquistar su libertad, saben conquistar su libertad…

Cambian con el juego de la vida, nunca lo dejarán de disfrutar.
Le sacan al día 27 horas de historias, de risas,
al final consiguen cumplir sus sueños.

Y viven el amor como una fiesta, aunque alguna vez haga llorar,
de su juventud no se olvidarán jamás,
locura, cordura por igual, defienden su verdad.

Saben conquistar su libertad, saben conquistar su libertad…
Saben sonreír al mundo, saben sonreír al mundo…

El juego de la vida deben aprender con calma, con alma y con ilusión…

Y viven el amor como una fiesta, aunque alguna vez haga llorar,
de su juventud no se olvidarán jamás,
locura, cordura por igual…

Viven el amor como una fiesta, aunque alguna vez haga llorar,
de su juventud no se olvidarán jamás,
locura, cordura por igual…

Viven el amor como una fiesta, aunque alguna vez haga llorar,
de su juventud no se olvidarán jamás,
locura, cordura por igual, defienden su verdad.

Saben conquistar su libertad, saben conquistar su libertad…
Saben sonreír al mundo, saben sonreír al mundo…


ELENCO

Sara Maldonado: Lorena Álvarez

Ana Layevska: Paulina de la Mora

Margarita Magaña: Fernanda Pacheco

Jacqueline García: Daniela Duarte

Valentino Lanus: João Carlos Domínguez

Maki: Tânia Vidal

Luciano Seri: Diego Santillán

Mike Biaggio: Antônio Pacheco “Toninho”

Cristian Seri: Oscar Santillán

Raúl Araiza: Ezequiel Domínguez

Juan Carlos Martín del Campo: André Miranda

Patricio Borghetti: Patrício Fernández

Mauricio Barcelata: Mariano Alarcón

Alexandra Monterrubio: Cínthia Linares

Ingrid Martz: Gina Guzmán

Gabriela Caño: Araceli Fuentes

Sergio Ochoa: Carmelo Sánchez

Luis Gimeno: Nícolas

María Fernanda Malo: Margarida

Lucero Lander: Lúcia

Tina Romero: Mercedes

Raquel Morell: Consuelo

Mariana Karr: Vitória

Raquel Pankowski: Bertha

Cecilia Gabriela: Bertha (Substituta)

Alejandro Tomassi: Xavier

Fátima Torre: Fátima

Silvia Mariscal: Sara

Irán Castillo: Magdalena

Manuel Ibáñez: Augusto

Juan Carlos Colombo: Inácio

Rafael Amador: Genaro

Ofelia Cano: Eugênia

Héctor Sáez: Bráulio

Dulce María: Marcela


PERSONAGENS

Lorena (Sara Maldonado) – tem 17 anos. É bonita, simples e de olhar expressivo. Positiva, inteligente e empreendedora. Sempre está disposta a ajudar aos demais, especialmente seus amigos. Lorena é namorada de Mariano, a quem ama sinceramente, porém sofre muito ao se dar conta de que ele havia se apaixonado por Tânia e que esta, na realidade, não é sua amiga, mas sim pretende lhe tomar novamente o amor. Posteriormente, lutará para defender seu amor por Luis Carlos, um rapaz em quem nunca pensaria confiar plenamente.

Paulina (Ana Layevska) – tem 17 anos. Atraente, muito bonita, de olhar malicioso e sorriso travesso. Gosta de viver fortes emoções, é apaixonada por aventura e corre riscos desnecessários, sempre despreocupada com a escola. Quase sempre se precipita e age sem pensar, o que faz com que erre constantemente. Apesar das desilusões que sofre com os meninos, não deixa de sentir atraídas por eles e vai de conquista em conquista. Desde a morte de sua mãe, quando ela tinha dez anos, tem se sentido muito só, já que seu pai passa muito tempo fora de casa. A situação em sua casa lhe provoca uma profunda sensação de solidão, a qual tenta substituir com o carinho de suas amigas. Sua grande necessidade de amor, a torna alvo fácil para Ezequiel, que a namora por conveniência.

Fernanda (Margarita Magaña) – tem 17 anos. Segura, inteligente, explosiva, trabalhadora, rude, confiável, direta e responsável. Odeia hipocrisia. Sua grande paixão é o futebol. Nunca teve namorado. No momento, os meninos não são a prioridade em sua vida. É amiga de Diego há vários anos e não aceita vê-lo além de amigo. Posteriormente reconhecerá que se apaixonou e lutará com todas suas forças conservar o amor de Diego.

Daniela (Jacqueline García) – tem 17 anos. De aspecto frágil e terno. É uma garota insegura, e sentimental, chora por qualquer coisa e admira suas amigas por estas saberem obter o que desejam. Para Daniela, foi muito fácil aprender a conviver com os meninos. Se apaixonou por Toninho desde que o conheceu e tornaram-se namorados por alguma circunstância, ainda que depois ela perceba que o que sente não é amor. no entanto, Toninho consegue convencê-la de que se apaixonou por ela e o desafio para Daniela será aprender a lutar para defender o que quer.

João Carlos (Valentino Lanus) – tem 22 anos. Atraente e de grande porte físico devido ao futebol. Possui olhos penetrantes. É honesto, responsável, impulsivo, respeitoso, solidário e tem atitude, é decidido. Sabe o quer e luta para obtê-lo. É incondicional com sua mãe, a quem admira porque esta, mesmo sozinha, conseguiu seguir em frente graças ao seu trabalho. O que não tolera é o engano e a traição. Nunca teve muitas namoradas, apesar de as garotas o assediarem por seu atrativo físico. Conhece Tânia, quem tenta conquistá-lo de uma maneira graciosa, e finalmente estabelecem uma relação. Posteriormente, João Carlos se dá conta de que se apaixonou por Lorena, por quem sentia uma aparente antipatia. É apaixonado por química e sonha em tornar-se um grande farmacêutico. É trabalhador e faz de tudo para defender a sua família. Lutará para formar um time de futebol feminino e seu amor por Lorena fará com que jogue pesado, em determinados momentos.

Tânia (Maki) – atraente, de atitude prepotente, invejosa e hipócrita. Detesta Lorena porque, desde pequenas, sua mãe as compara. Desde o princípio foi rejeitada por seus pais biológicos e logo por Augusto, isso a leva a invejar tudo aquilo que os outros têm. Na realidade, não se apega a nenhum afeto e sempre ignora o amor que Vitória, sua mãe adotiva, lhe oferece. Passa a namorar Mariano somente para tomá-lo de Lorena e quando conhece João Carlos também se propõe a conquistá-lo, especialmente ao descobrir que este havia se apaixonado por Lorena e que ela o correspondia.

Diego (Luciano Seri) – tem 17 anos. Garoto do bem, bonito, atraente e divertido. De sorriso franco e olhar vivaz. Seu maior interesse no momento são as garotas bonitas e de corpo escultural. Adora sair com os amigos e possui grande amizade com Fernanda, a quem vê como uma irmã. Diego se apaixonará por Gina, uma garota popular e, posteriormente, por Fernanda.

Toninho (Mike Biaggio) – tem 18 anos. É bonito e agradável. De olhar profundo e terno, estudioso, inteligente e honesto, de bom coração. Sua forma de ser é tranquila, mas é firme em suas ideias e decisões. Nunca teve muitas namoradas. Devido a uma confusão, inicia um romance com Daniela, mas se dá conta de que se apaixonou por ela de verdade, fazendo o impossível para manter o namoro, inclusive enfrentando seu pai.

Oscar (Cristian Seri) – tem 17 anos. É atraente, de olhar agressivo e obscuro. Sabe que é galã e se comporta como tal. Tem um profundo ressentimento contra seu irmão Diego. Não se interessa pelos estudos e sempre que pode arma para ser aprovado. É violento, orgulhoso e ciumento. Tem várias relações. Aceitará andar com Gina, acreditando que, assim, causará ciúmes em Diego, mas acaba se apaixonando por ela, e somente a utilizará para aborrecer Diego.

Ezequiel (Raúl Araiza) – tem 25 anos. É galã, atraente, mas sem nenhuma classe. Devido ao cargo que possui dentro do colégio, mantém uma atitude de poder. É hábil para obter dinheiro e acordos sujos. Zomba de seu irmão João Carlos. É sem-vergonha, astuto e adulador. Anda com as mulheres por pura diversão. Decide namorar Paulina em segredo para evitar que suas amigas descubram e denuncie seus rolos dentro do colégio.

André (Juan Carlos Martín del Campo) – tem 17 anos. De aspecto intelectual e olhar nervoso. Se veste com propriedade. Introvertido, romântico e amável. Costuma ser o alvo das brincadeiras de seus companheiros. É bastante estudioso e responsável para com a escola. Nunca teve namorada. Araceli lhe paquera, mas ele nem se dá conta, já quem lhe agrada é Paulina, para quem escreve cartas de amor anônimas. Para defendê-la, um dia será capaz de enfrentar Ezequiel, vencendo sua timidez e covardia.

Patrício (Patricio Borghetti) – tem 22 anos. É agradável e simples. Tem uma filosofia muito alienada e gosta de música. Teve algumas relações amorosas e atualmente continua em crise pela perda de sua última namorada, não podendo se recuperar de tal golpe.

Mariano (Mauricio Barcelata) – tem 17 anos. É atraente e agradável. Termina seu namoro com Lorena porque se apaixonou por Tânia, mas descobre que foi usado por esta e passa a valorizar Lorena, martelando a ideia de poder recuperá-la. Enfrentará João Carlos, a quem acusa de estar com Lorena somente para de desfazer do engano que foi estar com Tânia.

Cínthia (Alexandra Monterrubio) – tem 17 anos. É atraente e se mantém com atitude vigilante a tudo o ocorre ao seu redor, para estar sempre informada. Costuma ser crítica, fofoqueira e intrigante. Tudo o que for rumores, intrigas e calúnias lhe agrada. Não tem namorado, mas ocupa seu tempo arrumando intrigas contra os demais.

Gina (Ingrid Martz) – tem 17 anos. É vaidosa e superficial. Anda com os garotos por interesse, por isso seleciona os que são endinheirados, se valendo de sua beleza física para prendê-los. Não tolera que Fernanda, a quem considera uma machona, lhe tome Diego. Fará o impossível para se vingar de ambos e recuperar Diego.

Araceli (Gaby Cano) – tem 17 anos. É a nerd, estudiosa, responsável, porém insegura. Se deixa manipular por Gina, que a usa para ser aprovada nas matérias. Confunde a amabilidade de André por interesse sentimental. Tenta chamar sua atenção e, vendo que isso é inútil, se frustra.

Carmelo (Sergio Ochoa) – tem 17 anos. É simpático e brincalhão com todos. Nunca teve namorada, pois não tem sorte com as garotas. Continuamente se pergunta o motivo, no entanto não se preocupa em demasia, muito em breve chegará a metade de sua laranja.


INTRODUÇÃO

A quadra de futebol é o cenário principal desta divertida história, onde seus protagonistas não somente defenderão seu orgulho, como também aprenderão a enfrentar a vida, unidos, sob o desafio que o jogo lhes oferece. A bola lhes permitirá conquistar suas metas e saberão levar a camiseta de seu time muito bem colocada, buscando transcender, avançar e ser campeões neste mundo onde ganhar é tudo.

Envolvidos nesta história se encontram uma grande variedade de personagens: a garota popular e supérflua; a filha adotiva mal-agradecida; o irmão rancoroso; o garoto tímido apaixonado, porém sem esperanças, de uma garota extrovertida; o boêmio que não supera a perda do primeiro amor; a fofoqueira; o brincalhão; o ambicioso disposto ao que for para tomar a fortuna de seu próprio irmão; e o experiente entusiasta que treina um time de futebol a base de sábios conselhos.


RESUMO

Lorena, Paulina, Daniela e Fernanda, com seus 17 anos estão unidas por um forte laço de amizade que as torna inseparáveis e que as ajuda a superar os momentos difíceis que cada uma delas deverá enfrentar durante seu último ano no colégio. Elas farão parte de um time de futebol feminino e viverão uma série de aventuras, incluindo conquistas e desilusões amorosas.

São quatro histórias de amor, salpicadas de encontros e desencontros, de doces ilusões mas também de amargas intrigas e dolorosas verdades que deverão enfrentar estas garotas para fazer valer seus sentimentos, dentro de um entorno adolescente.

As situações intensas que vivem estas jovens conseguirão reforçar nelas o entusiasmo e a determinação para defender seu direito de viver suas próprias vidas. No entanto, logo descobrirão que, para ser campeãs e alcançar suas metas, não basta somente desejar; terão que aprender a lutar e entregar o coração para obter o que quiserem. Esse é o verdadeiro jogo da vida!


CURIOSIDADES

O tema de abertura da telenovela foi gravado pelo grupo musical Twister, uma banda brasileira já extinta.

A princípio o título da telenovela seria O jogo da vida, tradução do título original em espanhol El juego de la vida. Porém Jogo da vida já havia sido registrado no Brasil pela Rede Globo, que exibiu uma telenovela com este nome em 1981, e o título teve que ser alterado para A vida é um jogo. O nome O jogo da vida também foi de um programa da Rede Bandeirantes, apresentado aos domingos.

Devido a baixos índices de audiência, a telenovela foi finalizada pouco mais de um mês após o início de sua exibição, sendo substituída pela série Desaparecidos. A atração foi submetida a vários cortes (dos 180 capítulos originais, mais de 140 foram diminuídos, encurtando a trama que tinha previsão de durar sete meses).
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Ronei disse...

Olá meu camarada.
Aqui é o Ronei do Series da Tv Aberta e lhe informo que o pedido de parceria foi realizado com sucesso. Agurdo e inclusão do link.

Cara, o blog está ficando muito bom, será uma importante fonte de colsulta sobre o gênero.
Parabéns e um abraço

WEB TV disse...

Aqui é o thiago do blog RDN, já coloquei o link do seu blog no meu.. boa parceria!! ABÇ