domingo, 27 de junho de 2010

TV Brasil apresenta Jaime

A TV Brasil exibe neste domingo, 27 de junho, às 23h00, o filme português Jaime, produzido em 1999 por Luís Galvão Teles, Jani Thiltges e Claude Waringo, com roteiro de Carlos Saboga e António-Pedro Vasconcelos, que também dirigiu o filme.

O filme retrata, em 111 minutos, a vida de um garoto de treze anos chamado Jaime (Saúl Fonseca), que não aceita que os pais estejam separados e tudo fará para juntá-los novamente.

Sua mãe Marta (Fernanda Serrano), se muda com ele para bem longe na companhia do amante. Jaime, desesperado para ver os pais novamente juntos, acredita que isso só será possível se ele conseguir recuperar a motocicleta do pai que foi roubada, fazendo-o perder o emprego. Assim, ele se empenha para juntar dinheiro suficiente e poder comprar uma moto nova, começa a trabalhar às escondidas da mãe e do pai, convencido de que o dinheiro lhe permitirá comprar a felicidade perdida.

Como Jaime, Saúl Fonseca, resume muito bem as motivações de seu personagem ao defini-lo como um jovem honesto e justo que ama seus pais e não quer vê-los separados. Seu perfil se completa com o de seu amigo Ulisses (Sandro Silva), com quem trabalha às escondidas para levar dinheiro para casa sem se dar conta de que é explorado.

O seu plano não resulta e a situação agrava-se, sobretudo ao começar a faltar na escola e a ser perseguido pelo inspetor Coluna (Nicolau Breyner), dedicado à erradicação do trabalho infantil ilegal. Mas isso tudo não o perturba, irá continuar o seu plano. A vida torna-se extremamente difícil para o rapaz, sobretudo quando perde o pai e o amigo.

O filme de António-Pedro Vasconcelos recebeu o Prêmio CICAE e Prêmio Júnior no Festival de Cannes, França (2000); Prêmio Especial do Juri no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (1999); Prêmio do Público no Festival de Cinema de Coimbra (2000); e Prêmios de Melhor Película, Melhor Diretor e Melhor Ator no Globo de Ouro Português (2000).
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Ronei disse...

Não dá para enterder estas emissoras, mesmo as educativas exibem o melhor da programação tarde da noite. Isso é filme para ser exibido às 21h

Anônimo disse...

Já que a TV BRASIL compra filmes mexicanos, argentinos, uruguaios, portuguêses e de outros paises, pq não comprar uma telenovela compra a novela da "Amy,a menina da mochila azul" para exibir