domingo, 20 de junho de 2010

Destilando amor


NOME ORIGINAL
Destilando amor

ESCRITOR
Kary Fager (Baseado na obra de Fernando Gaitán)

PRODUTOR
Nicandro Díaz González

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
20

ANO DE GRAVAÇÃO
2007

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
2007

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Por amarte

INTÉRPRETE
Pepe Aguilar

Fueron tus labios los que llenaron de calor cada momento
y han sugerido que tú y yo siempre volvamos para amarnos a pesar del tiempo.
Fueron tus besos quienes ataron la pasión que llevo dentro,
que hacen arder mi corazón, ya no te tengo,
hoy sólo quiero verte de nuevo, aunque tenga que morir en el intento.

Por amarte, de mi vida haré un camino hasta encontrarte,
porque te llevo conmigo hasta en la sangre,
destilando amor, cada día, por amarte… por amarte…

Fueron tus manos las que atraparon nuestra historia en un momento
y me han dejado persiguiendo tu recuerdo,
enloqueciendo por verte de nuevo, no me importaría morir si no te tengo.

Por amarte de mi vida haré un camino hasta encontrarte,
porque te llevo conmigo hasta en la sangre, destilando amor…

Por amarte de mi vida haré un camino hasta encontrarte,
porque te llevo conmigo hasta en la sangre,
destilando amor, cada día, por amarte… por amarte… por amarte.


ELENCO

Angélica Rivera: Tereza Hernández  “Gaivota” / Mariana Franco

Eduardo Yáñez: Rodrigo Montalvo

Sergio Sendel: Aaron Montalvo Iturbe

Fernanda Castillo: Daniela Olmos de Montalvo

Chantal Andere: Minerva Olmos de Montalvo

Martha Julia: Isadora Duarte de Montalvo

Ana Patricia Rojo: Sofia Montalvo Santos

Fernanda Castillo: Daniela Montalvo Santos

Joaquín Cordero: Amador Montalvo

Martha Roth: Dona Pilar Gil de Montalvo

Jorge Vargas: Felipe Montalvo Gil

Irma Lozano: Constância Santos de Montalvo

Olivia Bucio: Fedra Iturbe de Montalvo

Alejandro Tomassi: Bruno Montalvo Gil

Jaime Garza: Romão Quijano

Adriana Laffán: Ofélia de Quijano

José Luis Reséndez: Hilário Quijano

Gustavo Rojo: Nestor Videgaray

Julio Alemán: Roberto Avellaneda

Jan: Patrício Iturbe Solórzano

Ana Martín: Clarita García de Hernández

Roberto Vander: Ricardo Duarte

Norma Lazareno: Núria Toledo de Duarte

Julio Camejo: Francisco de la Vega Chávez

Edgardo Tejeda: Elvis

Theo Tapia: Gaspar Torreblanca

Lorena Velázquez: Bárbara de Torreblanca

Joana Benedek: Pâmela Torreblanca

René Strickler: Alonso Santoveña

Carlos de la Mota: James O'Brien

Raúl Padilla: Crispim Castaño

Mariana Ríos: Juliana Escajadillo

Gabriela Goldsmith: Cassandra Santoveña

Adalberto Parra: Wellington

Bibelot Mansur: Acácia

Edgardo Tejeda: Elvis Pérez III

Julieta Bracho: Elvira

Kelchie Arizmendi: Evita

Rebeca Manríquez: Agripina

Alejandro Aragón: Máximo Vallejo

Rosita Bouchot: Flávia

Archie Lanfranco: Benvenutto Bertolucci

David Ostrosky: Eduardo Saldívar

Luis Couturier: Artêmio Trejo

Hugo Macias Macotela: Arnaldo

Luis Mario Quiroz: Dr. Paulino Tejeiros

Jorge Ortiz de Pinedo: Renato

Arturo Carmona: Alfredo Loyola

Rafael del Villar: Eugênio Ferreyra

Eric Guecha: Nelson

Laura Flores: Priscila Yurente

Marco Uriel: Olavarría

Manuel Landeta: Rosemberg

Pedro Armendáriz Jr: Mr. Irving Thomas

Silvia Ramírez: Lúcia

Yulianna Peniche: Margarida



PERFIL DAS PERSONAGENS

Tereza Hernández / Mariana Franco (Angélica Rivera) - é uma moça honesta, inocente e carismática. Tem uma voz belíssima e costuma cantar ao trabalhar no campo.

Rodrigo Montalvo (Eduardo Yáñez) - é um homem atraente, simpático, inteligente e sensível. É apaixonado pela vida no campo e terá sua vida mudada ao encontrar-se com Gaivota.

Aaron Moltalvo (Sergio Sendel) - é um homem ambicioso e temperamental que fará de tudo para ter em mãos a fortuna da família.

Minerva Olmos (Chantal Andere) - é sofisticada, charmosa e apaixonada pelo marido, Aaron, que costuma traí-la. É rancorosa e vingativa.

Clara Hernández (Ana Martín) - é mãe de Tereza. Alegre e generosa, nunca perdeu o otimismo, apesar de ter enfrentado inúmeros obstáculos na vida.

Bruno Montalvo (Alejandro Tomassi) - é um líder nato e apaixonado pelos negócios na produção de tequila. Dará poder ao filho Aaron, ao acreditar que ele tem os seus mesmos valores éticos.

Isadora Duarte (Martha Julia) - arrogante e manipuladora, tem uma obsessão: conquistar Roberto de qualquer maneira.

Hilario Quijano (José Luis Reséndez) é bom e responsável. Trabalha no campo e é desprovido de malícia.

Sofía (Ana Patricia Rojo) - é uma mulher bonita, mas de temperamento forte. Egoísta, terá de aprender a lidar com a perda do homem amado.

Pilar Gil Montalvo (Martha Roth) - é justa e de temperamento firme. Após a morte do marido, terá de assumir a liderança da família e mantê-la unida.

Amador Montalvo (Joaquín Cordero) - humilde e extremamente responsável, formou um império por meio de trabalho árduo.


INTRODUÇÃO

A telenovela é um remake da trama colombiana Café com aroma de mulher, exitosa produção em diversos países e também exibida no Brasil pelo SBT.

Na região onde a famosa bebida mexicana tequila é produzida, começa uma história de paixão, discórdias e desencontros que mostra o duro caminho que uma pessoa tem que fazer, quando realmente está em busca de algo extraordinário. O amor, a saudade, as incertezas e a superação de uma vida de obstáculos, que vão envolver o telespectador.

No Brasil, Destilando amor, foi exibida às 18h00 desde o dia de 26 de março de 2007 pelo SBT, mas em 20 de abril foi retirada do ar pelo seu baixo índice de audiência.


RESUMO

Maria Teresa García, conhecida como Gaivota, trabalha em campos agaveiros para produzir tequila. Vive com sua mãe, Clarita que é aficionada por telenovelas. Os campos agaveiros são propriedade da família Montalvo.

Logo após a morte do dono da propriedade, no velório, ela conhece um dos netos do proprietário, Rodrigo Montalvo. Gaivota se apaixona por ele, que por sua vez lhe corresponde em uma noite de paixão. Posteriormente, Rodrigo Montalvo viaja ao estrangeiro por alguns meses. No entanto, Gaivota descobre que está grávida.

Ela é enganada por um fotógrafo que lhe oferece trabalho como modelo, tira fotos suas para fazer um book, e as envia à Paris com documentos falsos com o nome de Mariana Franco.

No princípio ela tem medo, mas decide ir à Europa em busca de Rodrigo Montalvo para informar seu estado. Ao chegar em Paris, se dá conta de que o trabalho não era de modelo, mas sim de prostituta, e que as fotos tiradas eram para o catálogo de garotas. Gaivota escapa e, após vários dias vagando sem dinheiro e sem falar francês, conhece Benvenutto, que se torna um bom amigo para ela e a ajuda.

No dia que Gaivota encontra Rodrigo, ela sofre um acidente e é atropelada. Rodrigo volta para ver o acidente mas não percebe que a acidentada é Gaivota. Ele volta ao México já que sabe da trágica morte de seus pais, enquanto, Gaivota se encontra na Europa se recuperando lentamente do acidente.

Finalmente, Gaivota regressa ao México, após sua longa recuperação e, ao chegar, descobre que Rodrigo se encontra casado com outra mulher, pelo despeito que sentiu ao saber que supostamente ela havia viajado à Europa para se prostituir. Por ai começa uma história de amor e intrigas.

Entre os problemas familiares existentes, se lê o testamento do falecido dono da fazenda Montalveña. O qual determinava que 100% da herança seria para o primeiro filho de um dos seus netos, o que provocou uma ruptura geral da família. Por um lado, Rodrigo e suas irmãs Sofia e Daniela, ressentidas pelo testamento, e, por outro lado, o filho Amador Bruno, sua esposa Fedra e seu filho Aaron que se encontrava casado com Minerva.

Gaivota, que ao voltar, enfrenta a perda de seu amor, decide viajar para à cidade, muda de nome e passa a ser Mariana Franco, utilizando dados falsos de trabalhos na Europa. Dando dados de amigos que conheceu em sua estadia lá, começa a trabalhar em um hotel, onde conhece Nancy e Dona José. Logo, cansada desse trabalho, ela descobre que o grupo Corporativo Montalvo, estava buscando recepcionista para o gerente que é Aaron.

Após a entrevista, ela consegue o trabalho, não só por seus conhecimentos adquiridos na Europa, mas também por sua beleza, já que a ótica de Aaron era de secretárias sensuais. Sua capacidade faz com que assuma o trabalho de secretária de Aaron, mas uma de suas companheiras começa a odiá-la. Ela se faz conhecer por todo o grupo por seu cálido trato e seus excelentes valores.

Tempo depois, Rodrigo volta à cidade e ocupa o cargo do grupo Corporativo pois Aaron ia começar um novo projeto econômico ilegal em Nova Iorque, com sua amante Pâmela. Gaivota tenta se esconder, mas é descoberta por Rodrigo, que explica a situação e a verdade. Seu amor havia perdurado todo o tempo e decidem revivê-lo intensamente.

Certo dia, Gaivota muito alegre cantava e a esposa de Rodrigo Isadora, a melhor amiga de Minerva, a reconheceu já que ela sempre soube que Gaivota era a dona do coração de Rodrigo. Identificou sua voz com uma música que Mariana Franco havia presenteado a Rodrigo quando se conheceram. Desesperada Isadora, pede ajuda à Minerva e Aaron.

Gaivota e Rodrigo saem em uma viagem de supervisão porque suspeitavam que Aaron fazia negócios ilegais. Ela retorna primeiro e é despedida por Aaron, que a deixa sem dinheiro, tirando tudo o que tinha, além de ameaçá-la, dizendo que seria denunciada por ter nome falso. Logo chega Rodrigo, e lhe dizem que Gaivota havia renunciado, roubado dinheiro e que havia sido amante de Aaron por muito tempo.

Gaivota passa um longo período trabalhando em diferentes locais até que decide pedir ajuda à uma pessoa especial para ela. Vai ao Conselho Regional de Tequila, e pede a Avellaneda que lhe dê trabalho. Ele consegue uma vaga para ela no Departamento de Manejo de Pragas.

Isadora, vendo que era quase impossível um contato físico com seu marido, decide ir ao consultório para tentar uma inseminação artificial, já que Rodrigo deixava suas amostras. Mas ela já tinha um amante nesse tempo, um jovem chamado Francisco de la Vega, que se fazia passar por um milionário. Francisco acaba tendo um namoro com Sofia, a irmã de Rodrigo.

Isadora ao saber que está grávida de Francisco, mente para família Montalvo dizendo que não podia esperar mais e fez a inseminação sem autorização de Rodrigo.

Rodrigo volta a encontrar Gaivota e se pedem perdão um ao outro. Mas Avellaneda os pede que ocultem seu amor, pois a família o pressionava para que mandasse embora Mariana Franco. Mariana logo chega a um posto muito importante no departamento de Relações Públicas e conhece Dr. Alonso de quem Rodrigo não gosta.

Depois do casamento de Sofia com Francisco, Isadora o acusa por telefone, levando Sofia a suspeitar que ele tem uma amante. Ao descobrir que era sua própria cunhada, ela avisa a seu irmão. Ambos os enfrentam e ela lhe diz a verdade sobre seu filho. Logo, ambos amantes escapam dos Montalvo para outra cidade com o menino.

A raiva leva Rodrigo a desesperação, ele vai se tratar com uma psicóloga chamada Érika por quem termina se apaixonando. Erika, como psicóloga de Rodrigo, descobre que ele sempre esteve apaixonado por Gaivota e nunca a deixou de amar. Ambos recebem a notícia de que Gaivota será transferida para Londres para um cargo melhor.

O pai de Pâmela Torreblanca, amante despeitada de Aaron, descobre que o grupo Corporativo fazia manejos ilegais, pelo qual realiza uma denúncia.

Rodrigo sabe que o grupo Corporativo está em uma grave situação pois havia confirmado todas as ilegalidades. Os únicos suspeitos eram Gaivota e Rodrigo, já que ela havia saído no período em que Aaron estava em Nova Iorque.

Rodrigo não conta a história a Gaivota e mente dizendo que já não a quer. Ela, decidida e enojada, viaja só com sua mãe à Londres, Rodrigo é preso.

Na fazenda, uma praga havia começado e se perdeu quase 100% da plantação. A praga se deveu às medidas que tomou Francisco em sua estadia ali, como administrador.

A avó de Rodrigo sofre uma hemorragia cerebral. Pâmela seduz Aaron novamente. Minerva os descobre, em um plano de Pâmela, e se enfurece. Pâmela entrega à Aaron todas as informações de seus trabalhos ilegais e Minerva as utiliza como prova para tirar Rodrigo da cadeia.

Aaron é perseguido pela Interpol pelas mortes de muitos consumidores de sua tequila adulterada. Isadora é abandonada com seu bebê por Francisco, que viaja com uma jovem de seu estilo: que se fazia passar por milionária e o casal morre em um acidente de trânsito.

Isadora é auxiliada por Dona José, mãe de Francisco a ajudou a cuidar do bebê. Isadora resolve trabalhar como professora de história e decide que Rodrigo deveria ver seu filho se ele assim o desejasse e Rodrigo, agora livre, cuida de sua avó doente.

Um dia todos ficam sabendo da captura de Aaron que foi interceptado em Duvalù, onde o condenaram à pena de morte por assassinato e a família vai dar a ele um último adeus.

Terminados os problemas, Rodrigo viaja à Londres para ver Gaivota, que se nega a voltar com ele. Porém, ela viaja ao México, e vai até à casa dos Montalvo. A família a recebe alegre, mas lhe diz que Rodrigo foi para fazenda. Ela decide ir atrás dele, com a alegria de ser aceita por aquela família que uma vez a desprezou.

Vai a Montalveña, compra no povoado um vestido charmoso, e busca seu amor em meio a feira. Rodrigo estava bêbado e decide subir em touro de competição, mas cai. Gaivota entra na arena e agarra Rodrigo, rezando para que ele não morra.

Finalmente se casam com a presença de toda a família. O tempo passa e eles têm muitos filhos, sendo felizes em constantes reuniões familiares.


CURIOSIDADES

O México já havia feito um remake de Café com aroma de mulher: Cuando seas mía, de 2001, exibida pela TV Azteca e reprisada durante a exibição de Destilando amor.

Apesar de não fazer sucesso no Brasil, no México fez um sucesso estrondoso com 30,8 de média contra 20,5 de sua antecessora.

A telenovela aqui no Brasil foi cancelada sem aviso prévio, sendo substituída por um desenho chamado Os vegetais, mas os índices do desenho não subiam então o SBT optou por reprisar a Escolinha do Golias que por fim conseguiu subir os índices da emissora de 2 a 4 pontos para até 12. Depois de tantas reprises, a Escolinha voltou a marcar os mesmos índices das atrações anteriores.


COMENTÁRIOS

A adaptação se salva porque o roteiro original é boníssimo e foi fielmente seguido, salvo algumas diferenças, como o ambiente, que originalmente estava situado no mundo do café, e nesta ocasião na produção tequileira, além da redução dos capítulos, comparando-se com a versão original.

Em comparação com a produção da TV Azteca, está melhor produzida, sem invenções originais, pelo que, novamente repito, conseguiu uma adaptação correta e bem produzida, assim como atuações sob medida para todo o elenco, destacando-se as atuações de Alejandro Tomassi e Olivia Bucio, que deram um toque diferente e original aos tios de Rodrigo.

Evidentemente, é muito difícil deixar de pensar no casal protagonista da telenovela original, Café com aroma de mulher, interpretado por Margarita Rosa de Francisco e Guy Ecker, que tiveram uma química sem igual, que não existiu nessa nova versão, Angélica Rivera e Eduardo Yáñez não conseguiram esse feeling. Outra característica interessante é que os protagonistas de Café com aroma de mulher, não eram tão jovens quando fizeram a telenovela, mas davam a entender que tinham o perfil de jovens com uns 25 anos. Já em Destilando amor, Eduardo Yáñez, ainda que um pouco conservado, não aparentando os 48 anos que possuía, não conseguia se passar por um jovem de vinte e poucos anos.

Segundo alguns espectadores, Angélica Rivera tampouco se salvou como protagonista da telenovela. Alguns acreditam, ainda, que para ela cairiam melhor papéis de irmã ou de amiga, ou mesmo de vilã, como interpretou em Mariana da noite que, por coincidência, foi super picotada pelo SBT.

Ainda pude reparar que houve desagrado na questão musical. Ainda que Margarita Rosa de Francisco não tivesse agradado tanto como cantora, dizem que Angélica conseguiu ser pior e se pôde notar.
Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

Andy disse...

Eu tenho uma opinião sobre "Destilando Amor". Mesmo tendo visto a novela, assim, muito pouco, Achei essa trama muito legal. Foi uma pena que, no Brasil, a trama não deu certo. Gostei muito mais dessa versão do que da colombiana, que foi muito cansativa. Angélica Rivera foi muito boa como a Gaivota, Eduardo Yáñez também. Claro que o cara já estava com seus 40 e tantos anos. Eu não vejo problema nisso. Se o ator tiver talento, não importa quantos anos tenha e sim, que o personagem vai ficar legal nele. Aos 44 anos, Fernando Colunga continua sendo o galã principal das novelas. Prova disso, "Amanhã é para Sempre" e, atualmente, "Soy tu Dueña". Não concorda comigo, Aleks?

Anônimo disse...

A novela está postada completa e dublada no Youtube.

julia disse...

Na minha opinião, nenhum remake vai me fazer esquecer da minha gaivota e meu Sebastião (Margarita e Guy) eles formaram o casal mais perfeito e emocionante das telenovelas. E adorava e adoro as músicas da Margarita Rosa e até hoje adoro escutar em casa.

Lukas Matheus disse...

A NOVELA SÓ FOI UM FRACASSO PORQUE ELES EXIBIRAM ELA EM 2007, E ADVINHA O QUE ACONTECEU EM 2006... REPRISARAM CAFÉ COM AROMA DE MULHER, O SBT PARECE QUE NÃO PENSA! (ADORO A ANGÉLICA RIVERA).