sábado, 19 de junho de 2010

Biografia de Ludwika Paleta


INTRODUÇÃO

Ludwika Paleta Paciorek nasceu na Cracóvia, Polônia, em 29 de novembro de 1978. É uma atriz de televisão e cinema mexicano. Filha do violinista Zbigniew Paleta e da artista plástica Barbara Paciorek Paleta. Tem como irmã Dominika Paleta e como meio-irmão Facundo Paleta Stevens.


SUA HISTÓRIA

A chegada de Ludwika Paleta em solo mexicano acontece aos seus três anos de idade, época em que seu pai recebe uma grande proposta de trabalho musical, e, no entanto, tem que se mudar junto de sua família da Polônia para o México.

Certa vez Dominika, sua irmã mais velha, a leva, sem a permissão de seus pais, para assistir a um casting da Televisa. A pequena Ludwika, com seus olhos azuis, impressiona os diretores da emissora, que, em 1989, a lança no mundo da teledramaturgia em Carrossel, do produtor Valentín Pimstein, onde personifica Maria Joaquina, uma menina malvada, egoísta e preconceituosa, por quem Cirilo, um pobre menino negro e inocente, se apaixonava. A personagem foi um marco na carreira da atriz e até hoje é lembrada pelo público.

Em 1992, a convidam para protagonizar a telenovela Vovô e eu, ao lado de Gael García Bernal, e do primeiro ator Jorge Martínez de Hoyos, personificando Alessandra, um de seus papéis mais doces e queridos das telenovelas infantis mexicanas. Após participar dessas duas produções, Ludwika deixa os estúdios televisivos para estudar na Inglaterra.

Em 1996, regressa à telinha em Maria do bairro, junto de Thalía e Fernando Colunga, onde intepreta a mimada filha adotiva do casal protagonista, Maria dos anjos, a Tita.

Dois anos depois, em 1998, Ludwika participa de Huracán, interpretando Norma Vargaslugo, ao lado de Angélica Rivera e Eduardo Palomo. Nessa época conhece, em um bar, o também ator Plutarco Haza, por quem se apaixona, com que se casa oficialmente e tem um filho Nícolas.

Quando Nícolas completa um ano de idade, Ludwika decide voltar aos estúdios de gravação, ao aceitar o convite de Emilio Larrosa para estrelar Amigas e rivais, em 2001, onde deu vida à Helena, uma jovem bastante desorientada, que era alcoólica e usuária de drogas. Segundo a atriz, esse foi um dos papéis mais fortes que já interpretou.

Em 2003, participa da telenovela Menina, amada minha, interpretando Carolina. Neste mesmo ano atua no curta-metragem Como Dios manda, além do filme de suspense Seis días en la oscuridad, e da comédia Corazón de melón.

Em 2004, se integra ao elenco de Mujer de madera, uma telenovela de Emilio Larrosa, protagonizada por Edith González. Ainda neste ano, em 18 de dezembro sobe ao altar com Plutarco Haza, já que não havia celebrado o enlace matrimonial religioso anteriormente.

Em 2005, Ludwika Paleta participa em Dos vistas, curta-metragem de Lorena Maza, e em 2006, atua como Alina na telenovela Duelo de pasiones, ao lado do cantor Pablo Montero, Sergio Goyri e Erika Buenfil. Nessa época sua relação conjugal estava em crise e a atriz vivia separada de Plutarco, deste modo, surge um fugaz romance com seu companheiro da telenovela Pablo Montero. Ainda este ano, e pela primeira vez, Ludwika posa semi-nua para uma revista masculina.

Em 2007, interpreta Paulina, junto de Edith González, Yadhira Carrillo, Lidia Avila, Cynthia Klitbo e Julio Bracho, na telenovela Palabra de mujer, inspirada em El amor tiene cara de mujer, sob a produção de José Alberto Castro. Neste mesmo ano estreia o filme mexicano-colombiano de Oscar Blancarte, Polvo de ángel, ao lado de Julio Bracho e Plutarco Haza, com quem, posteriormente, voltaria a trabalhar nos filmes Propriedad ajena, junto de Humberto Zurita, baseado no romance de Enrique Berruga, e El libro de piedra, dirigido por Julio César Estrada.

Em 2008, anuncia sua ruptura definitiva com Plutarco Haza, após onze anos de casamento. Algumas semanas mais tarde, inicia um relacionamento com o ator cubano Alberto Guerra.

Em 2009, participa do vídeoclip Aquí estoy yo de Luis Fonsi, com David Bispal, Aleks Syntek e Noel Schajris. Neste mesmo ano Ludwika se muda com seu filho para a Argentina, onde protagoniza a telenovela Los exitosos Pérez, versão mexicana de Los exitosos Pells.


SUAS ATUAÇÕES

TELENOVELAS

2009 - Los exitosos Pérez (Sol)
2007 - Palabra de mujer (Paulina)
2006 - Duelo de pasiones (Alina)
2004 - Mujer de madera (Aída)
2003 - Menina, amada minha (Carolina)
2001 - Amigas e rivais (Helena)
1997 - Huracán (Norma)
1995 - Maria do bairro (Maria dos Anjos "Tita")
1992 - Vovô e eu (Alessandra)
1989 - Carrossel (Maria Joaquina)

FILMES

2008 - El libro de piedra (Mariana)
2007 - Polvo de ángel (Bella)
2007 - Propiedad ajena (Miranda)
2003 - Seis días en la oscuridad (Ximena)
2003 - Corazón de melón (Fernanda)

SEUS PRÊMIOS

PRÊMIOS TVYNOVELAS

1997 - Melhor atriz jovem (Maria do bairro)
1991 - Melhor atriz jovem (Vovô e eu)
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: