sábado, 5 de junho de 2010

Biografia de Eduardo Capetillo


INTRODUÇÃO

Eduardo Capetillo Vázquez nasceu na Cidade do México, México, em 13 de abril de 1970. É ator cantor, produtor e toureiro, integrante da tradicional família de toureiros Capetillo. É filho de María del Carmen Vázquez Alcaide e de Manuel Capetillo Villaseñor. Tem como meio-irmãos Manuel Capetillo e Guillermo Capetillo, filhos do primeiro casamento de sua mãe.


SUA HISTÓRIA

Desde pequeno Eduardo iniciou-se na Televisa, tendo aulas de jazz e preparação como ator com a atriz Martha Zabaleta.

Sua carreira começou aos dez anos, quando ganhou o festival Juguemos a cantar, onde obteve o segundo lugar com a canção Mi grupo toca el rock, que mais tarde seria lançada pela Orfeón Records.

Eduardo gravou sua primeira telenovela em 1983, chamada Martín Garatuza, e participou no musical Vaselina.

Em 1986, aos dezesseis anos, foi convidado a substituir Benny do grupo Timbiriche, um grupo que, nesse momento, atravessava um momento de importantes mudanças e deixava para trás sua imagem infantil para se dedicar a um público mais juvenil. Com este grupo fez promoções e apresentações por todo o México e algumas partes da América Latina, conseguindo agitar os hormônios de centenas de garotinhas que gritavam histéricas quando tocava sua guitarra e cantava alguma canção do grupo. No Timbiriche, Eduardo pôde participar como cenógrafo na produção do vídeo Tú y yo somos uno mismo, e também produzir e dirigir a gravação ao vivo do grupo.

Em 1989, Eduardo abandona o grupo Timbiriche e começa sua carreira como solista, rapidamente sendo reconhecido pelo público hispânico. Também gravou, com Erick Rubin, o tema da telenovela Morir para vivir, sua segunda telenovela, na qual participa como protagonista.

Em 1990 é chamado para trabalhar na Televisa, e sua grande oportunidade foi o papel principal da novela Alcançar uma estrela, com Mariana Garza. Esta telenovela obteve a maior audiência nacional do México e foi vendida a países como Equador, Porto Rico, Venezuela, Guatemala, Estados Unidos, Brasil, Turquia, entre outros.

A música La mujer que no soñé ficou logo no topo das paradas nas rádios mexicanas e a novela fez tanto sucesso que logo Capetillo foi cotado para fazer uma pequena participação no final da novela Alcançar uma estrela II, e, depois, no filme Más que alcanzar una estrella, como estrela principal, juntamente com Mariana Garza.

Em 1991, Eduardo consegue superar 500.000 cópias vendidas do disco de cinco canções da trilha sonora da telenovela Alcançar uma estrela e, nesse mesmo ano aparece com seu primeiro álbum solo: Dame una noche.

Em 1992, volta a desfrutar do êxito como ator na telenovela Baila conmigo, do produtor Luis de llano, onde contracena com Bibi Gaytán, que, posteriormente, viria a ser sua esposa. Nesse mesmo ano lança seu segundo disco: Estoy aquí.

Em 1994, é convidado para contracenar como Sergio Santibáñez na telenovela Marimar, sendo o par romântico de Thalía. Esta novela abriu as portas para o mercado internacional, sendo vendida para mais de 150 países. Com o grande êxito internacional de Marimar, ele é chamado para fazer shows na Filipinas, onde Thalia já havia estado anteriormente. A RPM (maior rede de TV das Filipinas) tenta contratá-lo para fazer comerciais e até um filme, mas a Televisa rejeita.

Em 25 de junho de 1994, acontece o casamento mais esperado pelos mexicanos: Eduardo Capetillo casa-se com Bibi Gaytán no Palacio del Marqués, onde se localizava uma fazenda do século XVI, de bela e majestosa arquitetura, localizada em Chiconcuac, Morelos, a pouco mais de meia hora da capital mexicana. O casamento presenciado por cerca de 800 convidados, foi o primeiro a ser transmitido pela televisão mexicana.

Em 1995, nasce seu primeiro filho: Eduardo Capetillo Gaytán e, ainda nesse ano, grava seu terceiro álbum como solista: Piel ajena.

Em 1996, grava a trilha da telenovela Canción de amor, onde participa com cinco canções ao lado de Lorena Rojas.

O casal Capetillo-Gaytán decide então aumentar a família e, no dia 13 de maio de 1997, nasce Ana Paula Capetillo Gaytán, a segunda filha dos atores.

Em 1998, Eduardo grava a telenovela Camila, ao lado de sua bela esposa Bibi Gaytán e Adamari López.

Em 09 de novembro de 1999, nasce Alejandra Capetillo Gaytán e no ano de 2000, Eduardo rouba o coração do público espanhol graças a seu personagem de Fernando Salazar na telenovela El secreto, uma co-produção entre a Televisa e a TVE, da Espanha, na qual Eduardo, junto a Yadhira Carrillo foram os únicos atores mexicanos entre um elenco de nacionalidade espanhola.

A partir deste momento, o ator se faz conhecer no país ibérico, que lhe brinda a oportunidade de gravar outro álbum com Horus-Muxxic, tal produção esteve sob a direção de Chacho Gaytán, seu cunhado.

Em 2002, Eduardo protagoniza a telenovela Viva às crianças – Carrossel 2, junto de Andrea Lagarreta, a professora Lupita.

Em 2003, Capetillo interpreta o tema da telenovela Bajo la misma piel e, em 2004, aparece em Amy, a menina da mochila azul, ao lado da atriz Danna Paola e Nora Salinas. Além disso, realiza junto de sua esposa Bibi, Chantal Andere e de Jaime Camil, o musical Amor sin Barreras.

Seu seguinte trabalho, em 2005, foi a telenovela Peregrina, uma produção de Nathalie Lartilleux, onde contracenou ao lado de Africa Zavala, Cynthia Klitbo e Jacqueline Andere e onde Eduardo realiza dois personagens gêmeos: Rodolfo e Aníbal. Nesse mesmo ano, participa de A madrasta, junto dos reconhecidos atores Victoria Ruffo e César Évora, novela na qual Eduardo deixa o bigode crescer para aparentar mais idade.

Em março de 2007, Eduardo promove seu trabalho discográfico Un vaquero en la ciudad, que possui, em sua maioria, canções compostas pelo famoso representante do gênero grupero Joan Sebastian. Este foi um grande desafio para Capetillo já que até o momento a balada-pop havia sido seu forte entre um público que o havia seguido durante anos.

Em 2008, lança no mercado Hecho en Sinaloa, material que produziu junto de Antonio Bellon. Nesse mesmo ano faz uma participação especial na telenovela Fuego en la sangre com o personagem Pedro Reyes, ao lado de Eduardo Yáñez, Pablo Montero e Jorge Salinas. Ainda neste ano, Eduardo e Bibi fazem uma participação especial na telenovela En nombre del amor.

Em 2009, Eduardo se junta a um elenco de atores mexicanos mas para, desta vez, gravar uma novela da Venevisión: Pecadora, rodada em Miami, nos Estados Unidos e protagonizada por Litzy Vanya Domínguez. Ainda neste ano, Eduardo e sua família sofrem com a perda do senhor Manuel Capetillo Villaseñor, que falece aos 83 anos, vítima de uma parada respiratória.

No ano de 2010, Eduardo grava a telenovela Soy tu dueña, no papel de Horacio, ao lado de Lucero e Fernando Colunga.


SUAS ATUAÇÕES

TELENOVELAS

2010 - Soy tu dueña (Horacio)
2009 - Pecadora (Bruno)
2008 - En nombre del amor (Javier)
2008 - Fuego en la sangre (Pedro)
2005 - Peregrina (Rodolfo/Aníbal)
2005 - A madrasta (Leonel)
2004 - Amy, a menina da mochila azul (Otávio)
2002 - Viva às crianças – Carrossel 2 (Emiliano)
2000 - El secreto (Fernando)
1998 - Camila (Miguel)
1998 - Canción de amor (Renzo)
1994 - Marimar (Sérgio)
1992 - Baila conmigo (Eddy)
1991 - Alcançar uma estrela II (Eduardo)
1990 - Alcançar uma estrela (Eduardo)
1989 - Morir para vivir (Victor)
1986 - Martín Garatuza (Román)

FILMES

1992 - Más que alcanzar una estrella (Eduardo)
1985 - Cementerio del terror (Tonny)

TEATROS

2004 - Amor sin barreras
1984 - Vaselina


SUA DISCOGRAFIA

2008 - Hecho en Sinaloa
2007 - Un vaquero en la ciudad
2002 - Eduardo Capetillo
1995 - Piel ajena
1993 - Aquí estoy
1991 - Dame una noche
Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

karine disse...

adorei saber um pouco mais sobre e
esse artista. conheci o trabalho dele atraves da novela marimar...ADORO muito eke desejo todo sucesso do mundo pra ele.....

Anônimo disse...

Como é bom! Saber um pouco dos nossos artista....adoro eduardo capetillo aqui eu soube um pouco mais da vida e carreira dele de canto e ator completo...fico facinada com eduardo capetillo como ator eu já sabia mais canto não escutei algumas músicas pela internet e fiquei encantada pela voz canta muito bem...fora de serie ainda de ser lindo e muito carismatico muito sucesso pois merecer e muito mais ....

anny disse...

adorei saber ki posso peskisar mais sobre atores mexicanos adorooo ... ficaria mais feliz se podesse rever as novelas mexicanas inclusive alcançar uma estrela...

Anônimo disse...

Eu gosto muito dos trabalhos dele ele atua muito bem ele é muito lindo ele é d+ :-)

Anônimo disse...

eduardo capetillo é um dos melhores atores que eu conheço .

fátima disse...

sou Brasileira mas adoro este artista, é meu ídolo, desde a novela Marimar, e sempre que posso, pesquiso sobre ele, acho ele muito lindo, gostaria tanto que ele soubesse desta fã,que de tão lonje o aprecia.

Ana Paula Fernandes disse...

Vai passa novante no SBT Maria do bairro com thalia

Anônimo disse...

GUILLERMO CAPETILLO CANTA MUY BIEN
SI QUIERES VERLO EN YOUTUBE

BUSCA
GUILLERMO CAPETILLO....ROMANCE ETERNI