...

terça-feira, 29 de junho de 2010

As telenovelas brasileiras em portugal - Parte 1

O drama televisivo, especialmente em sua forma mais conhecida, a telenovela diária, é uma narração que, de uma maneira muito peculiar no Brasil, se converte no principal e mais lucrativo dos produtos de televisão, desde o advento desta última, em 1950, já que é consumido por todos os setores da sociedade.

Mesmo tendo sua origem, essencialmente, no gênero melodramático, este gênero tem percorrido um caminho muito interessante no Brasil, como desejava sua forma própria de narrativa popular, baseada nas relações da vida diária, acrescentando realismo e crítica social mediante a criação de um produto que representa a modernidade no Brasil, por se unir-se ao moderno e ao arcaico, um produto típico da hibridação cultural. Produção esta muito consumida também em países europeus, especialmente em Portugal.

Pode-se afirmar que a novela produzida no Brasil é um produto de alto nível artístico, que se foi aprimorando no decorrer das últimas décadas e que, embora moldado industrialmente pela Rede Globo passou a influenciar as produções de outras emissoras, tanto no Brasil, como no exterior.

A fidelização do público passou a exigir cada vez maior criatividade dos produtores, uma vez que se buscava uma constante renovação de roupagem para um produto que tanto sucesso comercial alavancava. Estabeleceu-se uma convenção que cada novo programa deveria trazer maiores novidades, em termos de elenco, assuntos polêmicos diferentes das novelas anteriores, além de provocar vendas de mais discos, roupas e outros produtos de consumo.

O senso comum aponta esse consumo como exemplo do impacto das telenovelas na população, porém, é interessante verificar que alguns lançamentos de produtos da moda são bastante efêmeros e mal são lembrados no início da novela seguinte. É importante registar que as mudanças mais significativas e que são efetivamente incorporadas socialmente relacionam-se com temas como preconceito, igualdade da mulher em relação ao homem, entre outros.

Sobre a influência no exterior podemos encontrar a nova produção de telenovelas em Portugal. Mas antes das novas produções (a portuguesa, sobretudo pela estação TVI) a telenovela brasileira é presença constante na televisão portuguesa.

O gênero telenovela esteve na base das maiores transformações do mercado televisivo português. Em 1977, com a transmissão de Gabriela, cravo e canela, a estação RTP1 conseguiu com que os portugueses alterassem os seus comportamentos; em 1994, mediante o acordo de exclusividade com a Rede Globo, a estação comercial recém criada, SIC, assumiu a liderança do ranking; em 2000/2001, a TVI, canal em grandes dificuldades, alcança o primeiro lugar, através da aposta maciça em telenovelas portuguesas.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: