domingo, 2 de maio de 2010

Viva às crianças! - Carrossel 2



NOME ORIGINAL
¡Vivan los niños!

ESCRITORES
Rosana Curiel, Kari Fager e Alberto Gómez (Baseados na obra de Abel Santacruz)

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
155

ANO DE GRAVAÇÃO
2002

ANO DE EXIBIÇÃO NO BRASIL
2003

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
¡Vivan los niños!

INTÉRPRETE
OV7

Si en vez de armas tan sólo hubieran juguetes,
seguramente todo marcharía mejor
y descubrir la aventura que es el vivir un día más.

¡Vivan los niños! de México y de todas partes.
¡Vivan los niños! y nunca se muere el amor.

Usar la imaginación es la solución de un mundo ideal.

¡Vivan los niños! chiquitos y también los grandes.
¡Vivan los niños! de América y cualquier edad.

Tú es siempre niño quien guarda en el corazón una ilusión.


ELENCO

Andrea Legarreta: Guadalupe Gómez “Professora Lupita”

Eduardo Capetillo: Emiliano Leal

Natalia Juárez: Simone Molina “Simoninha”

Christian Stanley: Ângelo Bueno

Daniela Aedo: Marisol Luna

Óscar Alberto Torre: Diogo Loyola Jr.

Ana Paulina Cáceres: Poliana Valle de la Rionda

Andrés Márquez: Lucas Batalha

Valentina Cuenca: Aparecida Castillo “Cidinha”

Raúl Sebastián: Santiago Valderrama

Kevin Hung: Yuki Wong Ton

Brayam Alejandro: Guilherme “Memê”

Danna Paola: Estrela

Juan de Dios Martín: Damião

Nicole Durazo: Brisa

Valeria López: Wendy Anderson

Renata Flores: Professora Segismunda “Veriguinha”

Raquel Olmedo: Diretora Alaíde Caradura

Joaquín Cordero: Seu Joaquim

Isabel Martínez “La Tarabilla”: Francisca Chávez “Chica ”

Rebeca Mankita: Paula de Molina

Manuel Saval: Fernando Molina

Aída Hernández: Cruz Peña

Eduardo Antonio: José Bueno

Nicky Mondellini: Sofía Luna

Eduardo Rodríguez: Geraldo

Adriana Acosta: Célia Batalha

Miguel Galván: Benedito Batalha

Zaide Silvia Gutiérrez: Estela Castillo

Alejandro Ruíz: Juliano Castillo

Susana Lozano: Liliana

Marco Uriel: Diogo Loyola

Alejandra Procuna: Diamantina Robles

Ignacio López Tarso: Inácio Robles

Norma Lazareno: Adelina

Andrea Lagunes: Miranda

Jacqueline Arroyo: Thelma

Miguel de León: Afonso Gallardo

Raúl Padilla “Chóforo”: Felipe

Anadela: Carolina

Jaime Garza: João Sánchez

Esther Rinaldi: Micaela

Gisella Aboumrad: Gogó Rionda

Jorge Capín: Artur

Kuno Becker: Horácio

Raúl Magaña: Fabián

María Rubio: Sra. Arredondo

Laisha Wilkins: Regina

Jacqueline Bracamontes: Fada dos dentes

Beatriz Sheridan: Inspetora Severina Estudillo


PERFIL DAS PERSONAGENS

Lupita (Andrea Legarreta) – uma jovem professora recém formada que vai trabalhar na escola Pátria Unida, onde foi recomendada pelo seu padrinho Joaquim, porteiro da escola ha 20 anos. Ela é responsável pelos alunos da segunda série do ensino fundamental, que, segundo a diretora, são os alunos mais travessos da escola. Lupita no decorrer da trama se apaixona por Emiliano Leal, o novo professor de música da escola. É uma moça de origem humilde, perdeu a mãe muito cedo. Vivia com seu pai, Felipe, no interior antes de se mudar para a capital e começar a trabalhar na escola. Logo ganha a confiança das crianças por sua doçura e compreensão, mas também sabe ser dura quando necessário. Lupita se preocupa não só com a educação das crianças como também com seus problemas pessoais.

Emiliano (Eduardo Capetillo) – é o novo professor de música. Quando era pequeno, estudou na Escola Pátria Unida. Como Lupita, também se interessa muito por todos os problemas dos alunos. Gosta muito de Lupita e conta com o apoio das crianças.

Simoninha (Natalia Juárez) – é filha do Dr. Fernando. Loira de olhos azuis, é a aluna mais estudiosa do grupo, sente-se superior aos seus companheiros por ser rica. Não gosta de Ângelo.

Ângelo (Christian Stanley) – amoroso, doce, muito romântico e ingênuo. Por ser negro, sofre com o preconceito de Simoninha, por quem é apaixonado.

Marisol (Daniela Aedo) – é uma menina divertida, travessa, criativa e muito simpática. Boa aluna, excelente companheira e de personalidade forte. Namora com Diogo Jr. e morre de ciúmes dele. Marisol adora sua professora.

Diogo Jr. (Oscar Alberto Lopez) – é excelente aluno e vive ajudando os outros. Para salvar seus companheiros é capaz de assumir a culpa por algo que não fez. Gosta de Marisol.

Poliana (Ana Paulina Cáceres) – é a sentimental do grupo, é fascinada por cinema, por histórias de amor e por comida. Esta secretamente enamorada por Santiago Jr.

Lucas (Andrés Márquez) – é de classe baixa, popular e fanático por futebol. Alto e grandalhão, quer resolver tudo na porrada. Não é bom nos estudos, repetiu o primeiro ano. É tímido para receber afeto de seus companheiros. Está consciente de sua ineficiência nos estudos e por isso teme as repreensões de seu pai. Possui talento musical e gosta de tocar gaita.

Cidinha (Valentina Cuenca) – está sofrendo muito por causa da separação dos pais. É uma boa menina e gosta muito de sue irmão menor. Sua maior angústia é ter de deixar a escola, seus amigos e a professora Lupita, devido aos conflitos de sua família.

Santiago Jr. (Raúl Sebastián) – trata-se de um menino carismático e muito inteligente. Gosta de natação e coleciona cartões postais. É bom amigo e excelente aluno.

Yuki (Kevin Hung Choy) – de origem chinesa, é o companheiro de travessuras de Damião. É criativo e bom estudante, seu passatempo favorito é praticar artes marciais.

Guilherme “Memê” (Brayam Alejandro) – é órfão de mãe e o mais pobre da sala. Quando entrou para o grupo, ele era mais agressivo e revoltado por causa de sua madrasta que sempre o tratava mal, mas depois foi passando a se entender melhor com seus colegas. Vive com o seu pai e a sua madrasta, e tem um cachorro chamado Pitirilo. Também tem uma avó materna rica chamada Porfíria, que queria levá-lo para morar junto dela. Com o passar do tempo, o amor dos amigos o faz mudar de atitude, tornando-se uma pessoa melhor. É amigo de Damião.

Estrela (Danna Paola) – sofreu um acidente de carro com os pais. Agora usa uma cadeira de rodas. Chegou há pouco na escola Pátria Unida. É uma menina muito sensível.

Damião (Juan de Dios Martín) – é irmão gêmeo de Brisa e o mais travesso da classe. Adora perturbar os colegas, mas quando é descoberto se torna dramático e covarde. Vive fazendo travessuras junto com Yuki. E para escapar da situação é capaz de sustentar suas mentiras até o final.

Brisa (Nicole Durazo) – ela é a maior defensora de Damião, apesar de ser vítima de suas travessuras. É chorona, de temperamento brando e frágil.

Wendy (Valeria López) – é filha de americanos, por isso tem um sotaque diferente. É muito simpática e sensível. Seus pais a ensinaram muito sobre ecologia. Ela também adora os animais.

Rodrigo (Hendrik Marine) – recém chegado à escola, é o mais rico da sala junto com Simoninha, com a qual se identifica, e também vive desprezando seus colegas.

Verruguinha (Renata Flores) – é a professora de canto da escola Pátria Unida. Solteirona e meticulosa, usa trajes no estilo dos anos 40, com pequenas sombrinhas decoradas com flores, plumas e pássaros. É alvo de brincadeiras e travessuras dos alunos. No meio da trama ela deixa a escola, mas depois volta como profesora de educação física.

Alaíde (Raquel Olmedo) – é a diretora da escola Pátria Unida. Severa e cheia de manias engraçadas, quer que todas as suas regras sejam obedecidas ao pé da letra. Impõe castigos quando considera que as crianças as infringiram. Porém, tem bom coração.

Joaquim (Joaquín Cordero) – é o porteiro da escola. Ficou viúvo há 20 anos e, desde então, trabalha na escola. É um homem maduro de grande presença e dignidade. Em sua juventude, foi toureiro, palhaço, boxeador e todas as experiências que viveu compartilha com as crianças. É bondoso e ama profundamente as crianças.

Chica (Isabel Martínez) – cuida da limpeza da escola. Simpática, diverte as crianças, mas vive resmungando com a diretora. É muito amiga de Joaquim.

Paula (Rebeca Mankita) – mãe de Simoninha. Adora a filha. Dedica seu tempo à garota e ao marido.

Fernando (Manuel Saval) – pai de Simoninha, médico famoso. Tenta ensinar sua filha a ser mais humilde. Ele está sempre disposto a ajudar os outros.

Cruz (Aída Hernández) – mãe de Ângelo. É uma mulher muito bonita, alegre e simpática.

José (Eduardo Antonio) – pai de Ângelo. Trabalha como carpinteiro. Preocupa-se muito com a família.

Sofia (Nicky Mondellini) – mãe de Marisol. Adora a filha, com quem se dá muito bem.

Geraldo (Eduardo Rodríguez) – pai de Marisol. É engenheiro civil.

Célia (Adriana Acosta) – mãe de Lucas, muito sincera e simpático. É uma excelente cozinheira.

Benedito (Miguel Galván) – pai de Lucas. Um homem simples, que se exalta com facilidade. Trabalha como mecânico e se preocupa com o desempenho do filho na escola. Como Lucas, é fanático por futebol.

Estela (Zaide Silvia Gutiérrez) – mãe de Cidinha. Sofre muito com a separação do marido.

Juliano (Alejandro Ruíz) – pai de Cidinha. Apaixonou-se por outra mulher e resolveu sair de casa.

Inácio (Ignacio López Tarso) – benfeitor da escola. É um rico empresário que não se esquece sua origem humilde. Vive preocupado com as crianças. É simples, de bom caráter e tem um carinho especial por Lupita.

Diogo (Marco Uriel) – pai de Diogo Jr. e advogado famoso. É muito preocupado com a família.

Liliana (Susana Lozano) – mãe de Diogo. Muito bonita e elegante. Tem uma excelente relação com o filho.

Miranda (Andrea Lagunes) – é a filha de Afonso. Sente muito ciúme do pai e faz grosserias com qualquer mulher que se aproxime dele.

Afonso (Miguel de Léon) – fazendeiro. Conhece Lupita quando esta vai ao interior fazer uma visita ao pai. Sofreu muito ao descobrir que sua primeira esposa o enganou. Ele resolveu abandoná-la e levou consigo sua filha, Miranda. Lupita vai se apaixonar por ele.

Felipe (Raúl Padilla) – pai de Lupita. Quando perdeu a mulher, tornou-se alcoólatra. Sente muito orgulho da filha e vive pedindo dinheiro a ela para se sustentar. Mora no interior.

Carolina (Anadela) – professora, substitui Lupita quando ela faz uma viagem para o interior. As crianças gostam dela, mas como sentem falta de Lupita, aprontam várias travessuras com ela.

João (Jaime Garza) – pai de Memê, não consegue se dedicar à família. Ficou viúvo e se casou com Micaela.

Micaela (Esther Rinaldi) – madrasta de Memê. É maldosa, não se dá bem com Memo e não tem paciência. Ama apenas sua filha.

Artur (Jorge Capín) – pai de Damião e Brisa. Dedica-se muito ao trabalho e pouco à família.

Gogó (Gisella Aboumrad) – mãe de Poliana. É muito alegre e simpática.


INTRODUÇÃO

Viva às crianças! – Carrossel 2 já havia tido outras duas versões, uma em 1989, chamada Carrossel, e outra em 1992, chamda Carrossel das Américas. Todas essas versões foram apresentadas pelo SBT e renderam bons índices de audiência, contudo, a primeira versão é considerada a mais bem-sucedida das três.


RESUMO

Esta é a história das aventuras de um grupo de crianças da segunda série do ensino fundamental, na escola Pátria Unida. A novela mostra a relação de extrema confiança, solidariedade e amizade que se desenvolve durante o ano escolar entre as crianças e sua professora. Ao mesmo tempo, diferentes acontecimentos ressaltam o carinho, a solidariedade e a amizade que cresce entre todas as personagens.

Neste colégio, além das crianças, encontram-se as principais personagens da trama. A professora Lupita, afilhada de Joaquim, o porteiro da escola, Alaíde, a rígida diretora, e Inácio, um homem rico e generoso que apoia a instituição e demonstra um carinho especial por Lupita.

Há também a professora de música Segismunda Verruguinha, que sempre é vítima das travessuras dos alunos. Na história aparece Afonso Gallardo, um rico fazendeiro, que não conseguiu se recuperar da dor da separação de sua mulher. Porém, quando conhece Lupita sente que pode voltar a amar. Outra pessoa importante é Emiliano Leal, o novo professor de música, que com sua alegria e entusiasmo cativa os corações dos alunos e das professoras, especialmente o de Lupita.


CURIOSIDADES

Viva às crianças! Carrossel 2 conquistou uma boa audiência para o SBT, não obtendo o tão esperado sucesso do clássico Carrossel original, mas obteve média geral de 13 pontos no ibope.

Na época em que a trama foi exibida no SBT foram feitas várias matérias sobre a novela no programa Falando Francamente de Sônia Abrão. Essas matérias foram gravadas no México, com entrevistas às personagens Marisol, Simoninha e Ângelo.

Como toda trilha de novela infantil, a de Viva às crianças! Carrossel 2 também foi um sucesso. O tema de abertura ¡Vivan los niños! interpretado por OV7 traz uma bonita mensagem de crianças dando uma lição de vida para todos.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: