quarta-feira, 5 de maio de 2010

Paixões ardentes


NOME ORIGINAL
Pasión de gavilanes

ESCRITORES
Júlio Jiménez e Rodrigo Triana

PAÍS DE ORIGEM
Colômbia

NÚMERO DE EPISÓDIOS
60

ANO DE GRAVAÇÃO
2003

ANO DE EXIBIÇÃO NO BRASIL
2004

EMISSORA
RedeTV!

TEMA DE ABERTURA
Temporal de lágrimas

INTÉRPRETE
Rio Negro & Solimões

Quando a saudade chega sofre o coração,
a vida vira um mar de dor e solidão,
o mundo é só tristeza e recordação,
felicidade presa nas garras da ingratidão.

O amor vai embora a sorte fecha o tempo,
lembrança fere a alma, o peito e o sentimento,
a luz do amor se apaga e as trevas é um tormento,
coração pede, implora, grita e chora, sozinho tudo é sofrimento.

Toda noite um temporal de lágrimas o rosto invade,
coração no peito pede liberdade,
pensamento aos poucos me deixando louco de saudade.

Toda noite sem destino sem saber o que fazer,
eu e a solidão falando de você,
tentando entender a razão e o por que de lhe perder...

O amor vai embora a sorte fecha o tempo,
lembrança fere a alma, o peito e o sentimento,
a luz do amor se apaga e as trevas é um tormento,
coração pede, implora, grita e chora, sozinho tudo é sofrimento.

Toda noite um temporal de lágrimas o rosto invade,
coração no peito pede liberdade,
pensamento aos poucos me deixando louco de saudade.

Toda noite sem destino sem saber o que fazer,
eu e a solidão falando de você,
tentando entender a razão e o por que de lhe perder...

Toda noite um temporal de lágrimas o rosto invade,
coração no peito pede liberdade,
pensamento aos poucos me deixando louco de saudade.

Toda noite sem destino sem saber o que fazer,
eu e a solidão falando de você,
tentando entender a razão e o por que de lhe perder...


ELENCO

Mario Cimarro: Ivan Reyes

Juan Alfonso Baptista: Oscar Reyes

Michel Brown: Franco Reyes

Danna García: Norma Monteiro Azevedo

Paola Rey: Helena Monteiro Azevedo

Natasha Klauss: Samantha Monteiro Azevedo

Germán Rojas: Leonardo Monteiro

Kristina Lilley: Gabriela Azevedo de Monteiro

Jorge Cao: Martim Azevedo

Ana Lucía Domínguez: Líbia Reyes / Ruth Uribe

Juan Pablo Shuk: Fernando Escandón

Zharick León: Rosana Montes

Júlio del Mar: Dr. Leônidas Coronado

Lady Noriega: Maria Josefa

Andrés Felipe Martínez: Malcolm Ríos

Pilar Álvarez: Violeta Villas

Margarita Amado: Rosita

Gustavo Angarita Jr.: Napuah Rosales

Santiago Bejarano: Bruno Ferraño

Geoffrey Deakin: Arthur Klaus

Helga Díaz: Betina

Claudia Dorado: Fanny

Carlos Duplat: Agapito Cortéz

Margarita Durán: Lídia

Eduardo Gómez: Tomás

Leonela González: Belinda Rosales

Clemencia Guillén: Carmela Gordi

Jaime Gutiérrez: Genaro Salinas

Raúl Gutiérrez: Jaime 'Justino' Bustillo

Jacqueline Henríque: Úrsula de Rosales

Samuel Hernández: Zacarias Rosales

Ricardo Andrés Herrera: Antônio Coronado

Tatiana Jaregui: Dominga

Herbert King: Vardo Herson

Ana Soler: Emilce Reinoso

Gloria Gómez: Eva Rodríguez

Juan Sebastián Aragón: Armando Navarro

Fernando Corredor: Calixto Uribe

María Margarita Giraldo: Raquel Santos de Uribe

Sebastián Boscán: Leandro Santos

Lorena Meritano: Dinorah Rosales

Andrea Villareal: Panchita

Consuelo Luzardo: Melissa

Carmen González: Quintina

Pedro Roda: Olegário

Talu Quintero: Eduvina Trueba


PERFIL DAS PERSONAGENS

Ivan (Mario Cimarro) – é um homem valente, empreendedor e responsável, o mais velho dos irmãos Reyes. Tem um temperamento forte, que às vezes o deixa impulsivo e beligerante. Ama seus irmãos e tem trabalhado toda sua vida para poder dar-lhes o melhor. Durante o transcurso da história assume o papel de irmão mais velho não somente de Franco e Oscar, mas também de Ruth e inclusive das irmãs Monteiro. Se apaixona perdidamente por Norma, com quem enfrentará diversos obstáculos.

Oscar (Juan Alfonso Baptista) – um rapaz vaidoso e atraente, porém de caráter duvidoso. Sua ambição o torna calculista e incontrolável. O dinheiro e a fama o encantam, somente pensa em poder viver bem com sua família, não está acostumado ao trabalho como seu irmão Ivan. É também o mais agressivo dos três irmãos e os envolve facilmente com suas artimanhas. Ele os conduzirá a uma vingança desordenada contra as irmãs Monteiro, porém ao estar com Helena, se torna carinhoso e romântico.

Franco (Michel Brown) – tem um temperamento retraído e não se complica. É conciliador e o mais calmo dos irmãos. É inteligente, porém não é muito de trabalhar. Tenta esquecer a tragédia de sua família nos braços de Rosana, até que esta o abandona. Com o passar do tempo se apaixona por Samantha.

Líbia (Ana Lucía Domínguez) – a menor dos Reyes, uma jovem inexperiente que se apaixona por Leonardo Monteiro, de quem se engravida, sem saber que este homem, mais velho que ela, é casado e tem três filhas.

Norma (Danna García) – a mais velha da irmãs Monteiro. É muito bonita, elegante, educada e sensual, porém muito revoltada. Quando era mais jovem foi violentada por estranhos. Primeiramente se casa com Fernando, em um casamento armado por sua mãe contra sua vontade. Ao conhecer Ivan os dois passam a se encontrar à noite e, depois de serem descobertos, Norma se divorcia de Fernando.

Helena (Paola Rey) – bondosa, alegre, complacente, muito astuta e romântica ao extremo, adora poesias e é tão sensível que chora por tudo. É incapaz de matar uma mosca e, quando é insultada, não revida. A princípio começa a sair com Franco, mas não por estar apaixonada, mas sim para conseguir sua liberdade e se divertir um pouco. Por uma confusão é sequestrada junto de Oscar e aí surge então o amor, chegando a se casar às escondidas. Juntos passam por problemas econômicos, mas se amam profundamente.

Samantha (Natasha Klauss) – a mais organizada das irmãs Monteiro, uma garota culta e elegante que se apaixona por Franco, o que faz com que sua mãe passe a tratá-la mal, já que até então ela era a única que não havia caído nos braços de algum Reyes.

Gabriela (Kristina Lilley) – esposa de Leonardo. Mãe de Norma, Helena e Samantha. Foi educada nas melhores escolas país. É muito católica, dedicada a obras beneficentes. É uma mulher culta, discreta e de personalidade forte. Se veste muito bem e ama suas filhas. Tem ímpetos de violência e angústia. Possui uma enorme capacidade de ferir sua família e estranhos, com palavras, já que é acostumada a impor suas ordens acima dos interesses alheios.

Leonardo (Germán Rojas) – era o esposo de Gabriela. Pai de Norma, Helena e Samantha. Este poderoso fazendeiro industrial tinha um romance com Líbia Reyes, muitos anos mais nova que ele. Enfrentava uma luta entre a honra e o amor, até o dia em que morreu ao cair de um cavalo.

Martim (Jorge Cao) – pai de Gabriela. Foi militar e não tem papas na língua, insulta a quem quer que seja e sua franqueza, por vezes, se confunde com grosseria. É inquieto e anda com sua cadeira de rodas por todos os cantos, para saber tudo o que acontece ao seu redor. Sabe de tudo, e o que não sabe inventa. Martim é inteligente, sagaz e malicioso.

Fernando (Juan Pablo Shuk) – marido de Norma, com quem se casou por interesse, ainda que finalmente acaba se apaixonando. É membro de uma família tradicional que está arruinada financeiramente. Culto, refinado e muito agradável com os outros, muda quando está com sua esposa, mostrando-se um homem violento. Mas, no fundo, sofre com sua insegurança e com o desprezo de sua mulher, a quem ama e odeia. Deseja se apoderar dos bens da família Monteiro após a morte de Leonardo. É muito amigo de Armando Navarro e Dinorah. Odeia profundamente Ivan. Se alia a Rosana, Armando e Dinorah para acabar com os irmãos Reyes e as irmãs Monteiro.

Rosana (Zharick León) – é uma talentosa cantora e dançarina do bar Alcalá. Muito simpática, graciosa e apaixonada. Gosta de sinceridade e tem ideias firmes. Obstinada e arrojada, Rosana está acostumada a lutar para viver e conquistar suas coisas por seus próprios méritos. É obcecada por Franco, mas como este não tem o dinheiro que ela deseja, decide se casar com Armando Navarro, com quem passa um longo período distante. Ao regressar se dá conta de que Franco é multi-milionário e deseja voltar com ele, mas este agora a despreza, já que está apaixonado por outra. Rosana fará o impossível para separar Franco de Samantha. Devido à relação que Armando tinha com Fernando, Rosana se torna aliada na causa de Gabriela e Fernando para separar os Reyes das Monteiro. Quando percebe que os planos de Fernando estavam relacionados com os de Dinorah em acabar com a vida dos Reyes, decide não participar mais. No final quase morre, mas do lado dos bons.

Armando (Juan Sebastián Aragón) – dono do bar Alcalá. É um homem rico que segue a máfia. É apaixonado por Rosana e está disposto a tudo para mantê-la a seu lado, custe o que custar. Amigo de Fernando, odeia Franco, já que Rosana estava interessada por ele.

Dinorah (Lorena Meritano) – é uma mulher de caráter forte, se apaixona perdidamente por Ivan e está disposta a fazer o que for para conquistá-lo, separando-o de Norma. Se torna cúmplice de Armando e Fernando, com quem também mantém uma relação amorosa.

Ruth (Ana Lucía Domínguez) – é uma jovem linda e elegante, filha adotiva de Raquel e Calixto, sem saber. É muito parecida com Líbia, a irmã dos irmãos Reyes. Quando os conhece, sente grande carinho já que resultará ser sua prima.

Eva (Gloria Gómez) – empregada da família Monteiro e logo dos Reyes, se alia a estes para se vingar de sua patroa, a quem odeia desde que lhe obrigou a entregar sua filha em adoção. É a verdadeira mãe de Ruth.

Carmela (Clemencia Guillén) - Cúmplice inseparável de Malcolm em suas intrigas,  a desprezível criada consegue tornar a vida de Martim e de suas três netas um verdadeiro inferno.

Raquel (María Margarita Giraldo) – mãe de Ruth, tia de Leandro e de Benito. É uma mulher muito severa, que vive fechada em sua casa cuidando de seu marido Calixto.

Calixto (Fernando Corredor) – pai adotivo de Ruth e esposo de Raquel. Está prostrado em uma cadeira de rodas e apenas pode falar. Morre com sua esposa em acidente de carro, quando este choca com o dos assassinos de Armando, enquanto estes eram perseguidos.

Leandro (Sebastián Boscán) – sobrinho de Raquel e Calixto, primo de Ruth e irmão de Benito. Quer se tornar o herdeiro de seus tios afim de se casar com Helena. Abre uma casa de modas.

Melissa (Consuelo Luzardo) – mãe de Leandro e Benito, cunhada de Raquel. Viajou por todo o mundo e, ao voltar, se apaixona por Leônidas Coronado.


INTRODUÇÃO

Pasión de gavilanes é uma telenovela colombiana produzida pela Telemundo, Caracol Televisión e a RTI. Foi protagonizada pelos atores Mario Cimarro e Danna García.

Um drama intenso cheio de intrigas, romances e vingança com assombrosos resultados, uma produção onde o amor pôde mais que o rancor e o ódio. Com atores de primeira, este apaixonante drama marcou a vida de três homens e três mulheres em uma história de amor, honra e traição.


RESUMO

Paixões ardentes conta a história dos irmãos Reyes: Ivan, Oscar e Franco, três jovens honrados e de bom coração, que depois de deixarem sua casa após o assassinato de seus pais, chegam à outra cidade, onde são proprietários de uma padaria, com a qual passam a ganhar a vida de maneira modesta, mas digna.

Ivan, o mais velho deles, é quem dirige o trabalho e também se constitui no chefe do lar. É um homem forte, empreendedor e responsável, mas também demasiado restrito e primitivo, o que não agrada aos seus outros irmãos, que o veem como um pai severo, incapaz de tolerar alguma falha.

Oscar, se diferencia de Ivan por sua desmedida astúcia. É muito ambicioso e calculista, não se conforma com a sorte e sempre busca o dinheiro da maneira menos suspeita.

O terceiro irmão é Franco, fisicamente atraente como seus irmãos, mas muito mais fraco de caráter, visto que é um boêmio que sonha com belas mulheres e se apaixona facilmente, como no caso de Rosana Montes, a cantora de um bar, cujos encantos conseguem deixá-lo transtornado.

Líbia Reyes, a menor dos irmãos, tem apenas dezessete anos. É a alegria e a grande preocupação de seus irmãos, que têm por ela um ciúme exagerado, por ser a única mulher. Os problemas serão apresentados por sua culpa.

Líbia esconde de seus irmãos que está apaixonada, e que o homem é Leonardo Monteiro, um rico fazendeiro acima de sua classe social, mas que também a ama. Seus irmãos quando descobrem ficam indignados e tentam separá-los, sobretudo Ivan, que não admite aquela relação sob nenhum ponto de vista, ainda que Leonardo confesse que suas intenções são as melhores e que Oscar tente convencê-lo, apoiando a relação já que vê em Leonardo uma porta para suas comodidades.
A situação se complica, quando Líbia confessa que está grávida, sem saber que, irremediavelmente, Leonardo é casado.

A família de Leonardo está composta por Gabriela Azevedo, sua esposa, uma mulher soberba, intolerante e preconceituosa, acostumada a impor suas ordens sobre os interesses alheios; Norma, a filha mais velha, tanto bela como azarada, já que foi vítima de uma violação e se encontra casada com um homem a quem rejeita, imposto por sua voluntariosa mãe, e suas outras filhas, Helena e Samantha, manipuladas por Gabriela, que as nega o direito de viver plenamente sua juventude, mantendo-as reprimidas e sob vigilância.

Martim Azevedo, o pai de Gabriela, é o único que parece escapar de sua insuportável ditadura. É um velho militar, que ficou inválido, e está preso à uma cadeira de rodas, na qual se desloca por todos os cantos da casa vociferando, apalpando as empregadas e averiguando segredos. Divertido, terno e compreensivo, ele não se intimida em expressar o que pensa, ainda que tenha que escandalizar e castigar.

Outro membro dessa família é Fernando Escandón, o esposo de Norma. Distinto, elegante e culto, se casou por interesse, já que sua família estava arruinada. Vive como um parasita, já que não gosta de trabalhar, mas sim, gosta de torrar o dinheiro em cassinos e clubes que frequenta. Todos eles vivem em uma fazenda, a qual Leonardo Miranda está decidido a renunciar, para se dedicar exclusivamente à Líbia Reyes, mas a morte o surpreende em um inesperado acidente ao montar um cavalo.

Ao saber sobre a morte de Leonardo e descobrir que ele era casado, Líbia vai até sua fazenda, pressionada pelos maus conselhos de alguns vizinhos que a convencem de que tem direito a reclamar. Longe de obter algum benefício, Líbia é maltratada e humilhada pela implacável Gabriela, que a expulsa da fazenda. Em sua desesperação, sozinha e desiludida, Líbia acaba com sua vida, se jogando de uma ponte.

Quando Franco, Ivan e Oscar descobrem tudo, juram vingar a morte de sua irmã e se dirigem à fazenda dos Monteiro. Chegando lá não encontram Gabriela, pelo que decidem ficar na fazenda, fazendo-se passar por pedreiros que Gabriela havia contratado para construir uma casa separada para Norma e Fernando.

Ao conhecer as irmãs Monteiro, Oscar pretende convencer aos seus irmãos de que mudem seus planos de vingança e seduzam as irmãs Monteiro, para pagá-las com a mesma moeda, ainda que sua verdadeira intenção seja usufruir o dinheiro que possuem, melhorando, assim, sua situação.

Ivan finge aceitar a proposta e Franco se deixa levar, já que está realmente apaixonado por Rosana, a cantora do bar. E, assim, iniciam o plano de vingança seduzindo as filhas de Gabriela: Norma, Helena e Samantha, contando com a ajuda de Vera, a governanta da fazenda.

Ainda que o seu objetivo seja seduzir as irmãs Monteiro para conseguir sua vingança, Ivan cai em sua própria armadilha quando se apaixona perdidamente por Norma, ao vê-la pela primeira vez, e até mesmo esquece sua vingança. Já, os sentimentos e paixões desta romântica mulher também afloram ao conhecer Ivan, que acaba tirando-lhe todo o sentimento de amargura e isolamento na qual estava emergida.

O plano de vingança fracassa e acaba ocasionando um grande amor entre Helena e Oscar, Samantha e Franco e, por fim, Norma e Ivan, que encontrarão uma série de obstáculos em seu caminho, os quais deverão superar para serem felizes.


CURIOSIDADES

É o remake da telenovela Las aguas mansas, de 1994, protagonizada por Juan Carlos Gutiérrez, Juan Sebastián Aragón e Luigi Aycardi como os irmão Reyes, e Patricia Maldonado, Margarita Ortega e Fabiana Medina como as irmãs Monteiro.

Paixões ardentes contou com atuações de alguns atores colombianos que participaram da primeira versão Las aguas mansas.

Exibida no Brasil em 2004 pela RedeTV!, com o nome de Paixões ardentes saiu do ar pela metade, sem o fim exibido, já que chegou a marcar vários dias 0 ponto de audiência. A trama tinha dias em que marcava 0,2 ponto com picos de 1 ponto e 1,5% de participação, uma das audiências mais baixas. Segundo alguns jornais, a RedeTV! só tirou a trama do ar porque o seu departamento comercial não conseguiu vender nenhuma cota.

Em 2008, a Televisa produziu seu remake intitulado Fuego en la sangre, protagonizado por Eduardo Yáñez, Jorge Salinas e Pablo Montero, como os irmãos Reyes, e Adela Noriega, Elizabeth Alvarez e Nora Salinas, como as irmãs Monteiro.

Para este ano de 2010, foi a vez da Espanha produzir uma série com o roteiro de Pasión de gavilanes. Estreada em 19 de abril, a série Gavilanes é transmitida pelo canal Antena 3 todas as segundas-feiras e tem como protagonistas Claudia Bassols e Rodolfo Sancho.


COMENTÁRIOS

Esta novela, como todas as outras da Telemundo, teve uma excelente realização, mas o roteiro como sempre deixou a desejar. Seu principal atrativo, além dos atores e atrizes protagonistas, foi a combinação de elementos dramáticos, em alguns casos muito forçados, e elementos cômicos, como a forma que os irmãos Reyes encontravam para resolver seus conflitos.

O amor entre os irmãos Reyes, muito mais que o da irmãs Monteiro, foi outro aspecto original da novela, já que o roteiro original da novela Las aguas mansas, na qual se baseia Paixões ardentes, era muito mais trágico, e o propósito de vingança dos irmãos Reyes era real. A personagem de Ruth, na novela original era irmã e não prima dos Reyes, algo que foi mudado, supondo que Telemundo ou seus roteiristas considerassem inaceitável que Eva, uma personagem boa tivesse um filho com um homem casado.

Em Paixões ardentes, a vingança é tão descafeinada que não se entende que uma coisa tão simples separe Norma e Ivan, assim como Helena de Oscar durante tantos meses.

Porém, apesar dos despropósitos do roteiro, da repetição de situações, do desperdício de elementos dramáticos, e da perda da tensão dramática muito antes do final, Paixões ardentes teve cenas belíssimas, com boas interpretações, cenas cômicas merecedoras de Oscar, cenas festivas e cenas de brigas que combinaram vários elementos, trazendo entretenimento aos telespectadores.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Kelma G Lima Coutinho disse...

Sou brasileira e posso afirmar, que aqui muitas pessoas manifestaram o desejo que a novela continuasse, pq é de longe a melhor novela exibida no Brasil. Houve muitos protestos sim por terem tirado a novela do ar, muitos e-mail foram enviados a rede Tv, que não demostrou nenhum respeito por seu público, uma emissora que na época estava quase que falindo não teve responsabilidade com os fãs da novela, essa é a verdadeira história, e não essa de audiência baixa, muito pelo contrário muitas mais muitas pessoas assistiam a essa novela maravilhosa, vc podem conferir isso nos sites, como orkut na época foi feito um grande movimento contra a rede Tv.