...

terça-feira, 27 de abril de 2010

Um amor de babá


NOME ORIGINAL
La baby sister

ESCRITORA
Ana María Londoño

PRODUTOR
Dago García

PAÍS DE ORIGEM
Colômbia

NÚMERO DE EPISÓDIOS
22

ANO DE GRAVAÇÃO
2000

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
2002

EMISSORA
Rede Record

TEMA DE ABERTURA
Dimelo

INTÉRPRETE
Marc Anthony

La gente anda diciendo por allí que tú quisieras acercarte a mí,
si tú supieras que te quiero amar, que hasta el cielo te quiero llevar,
no me dejes solo con mi corazón que está enloquecido con esta pasión,
si es que me deseas nena dimelo porque por tu amor estoy muriendo yo.

Ay dimelo, ven dimelo porque por tu amor estoy muriendo yo.
Ay dimelo, ven dimelo porque por tu amor estoy muriendo yo.
Si yo pudiera acariciar tu piel, tu cuerpo entero quiero conocer.

Esta pasión no me deja dormir, este deseo no me deja vivir,
no me dejes solo con mi corazón que está enloquecido con esta pasión,
si es que me deseas nena dimelo porque por tu amor estoy muriendo yo.

Ay dimelo, ven dimelo porque por tu amor estoy muriendo yo.
Ay dimelo, ven dimelo porque por tu amor estoy muriendo yo.


ELENCO

Paola Rey: Fabiana Estrella Rivera Chitiva

Víctor Mallarino: Daniel Luna

Marcela Gallego: Marta Parejo de Luna

Manuela Bolívar: Valentina Luna Parejo

Geoffrey Ruffel: Vicente Luna Parejo

Ernesto Benjumea: Roberto Villa

Norida Rodríguez: Letícia de Díaz

Victor Hugo Cabrera: Raymundo Díaz

Cecilia Navia: Pilar Guaqueta

Hugo Gómez: Fidel Rivera

Patricia Grisales: Rosália Chitiva de Rivera

Manuela González: Verônica Dávila

Andrés Felipe Martínez: Jorge Camargo

Sebastián Sánchez: Giovanny André Rivera Chitiva

Luis Fernando Salas: Edwin Etiel Paipa

Ana Maria Abello: Catarina

Dario Acosta: Kendall

Felix Antequera: Jhonny

Angelly Moncayo: Sofia Pélvis

Ramiro Meneses: José Gabriel

Adriana Vera: Dra. Luisa

Astrid Hernández: Ângela Maria Pérez

Maria Margarita Giraldo: Ofélia Chitiva

Sain Castro: Emiliano Rivera

Alejandra Miranda: Isabel

Juan David Sánchez: Chan Chan Rivera

Manuel Busquets: Manuel Parejo


INTRODUÇÃO

Um amor de babá, originalmente chamada de La baby sister, um trocadilho com baby-sitter (babá, em inglês), foi um estrondoso sucesso em seu país de origem, Colômbia, além, também, da Espanha e Estados Unidos. A novela alcançou nesses países tanto êxito quanto Betty, a feia. Porém, aqui no Brasil, a novela que estava sendo exibida pela Rede Record, foi tirada do ar no 22º de seus 150 capítulos, segundo alguns, devido à baixa audiência que obtinha.


RESUMO

Os Luna Parejo formam uma família perfeita, com muito êxito e riquezas. Daniel Luna, é um importante advogado especializado em direito de família e professor de uma universidade. Marta Parejo, uma importante e famosa psicóloga de casais, além de autora de vários livros sobre vida matrimonial, apresenta um programa de televisão sobre conselhos sentimentais para melhorar o casamento das pessoas. O casal, que vive dez anos de casamento, têm dois filhos: Valentina e Vicente, que estudam nos melhores colégios.

A história começa no dia em que Marta publica o livro Dez anos de lua de mel, onde revela alguns detalhes secretos sobre sua vida conjugal e sobre a precária vida sexual que leva junto de seu adorável marido. O livro se torna um grande êxito, mas ocasiona problemas na relação entre Marta e Daniel.

No dia da apresentação, Daniel descobre que sua mulher havia anunciado, publicamente, sua ignorância em relação às questões sexuais, que foram superadas graças aos sábios conselhos de sua esposa. Esta atitude de Marta faz com que Daniel se torne motivo de piadas para toda a sociedade.

Bastante indignado e sentindo-se magoado, Daniel ruma, com seu amigo Reynaldo, um infiel patologista, à uma festa na universidade, onde encontra com uma de suas alunas, Verônica Dávila, que deseja conquistá-lo e levá-lo para a cama.

Um pouco bêbados, chegam à casa de Verônica, mas depois de alguns beijos, Daniel recupera a sobriedade e a deixa. O que Daniel não sabe é que, a partir daí, começará seu pesadelo, pois Verônica, uma espécie de femme fatale, se dedicará a persegui-lo, e, com a ajuda de Roberto Villa, um malicioso e imoral apresentador de televisão, e além de tudo, editor do livro de Marta, tentará destruir seu casamento.

Nessa mesma festa da universidade, Fabiana Rivera também está com sua amiga Pili, que é aluna de Daniel. Fabiana, há um ano, suspira por Daniel e, finalmente, havia decidido conquistá-lo, mas tudo “vai por água abaixo”, ainda que Daniel a veja e desde esse momento fique obcecado pela jovem.

Marta, muito ocupada com o lançamento de seu novo livro, pede à Ofélia, sua empregada, que consiga uma pessoa que possa cuidar de seus dois filhos.

Ofélia chama sua sobrinha, que se trata de Fabiana Rivera, a jovem estudante de hotelaria, que aceita o trabalho para ajudar financeiramente sua família, juntar dinheiro para terminar seus estudos e viajar para a Austrália. O que Fabiana não sabe é que seu novo chefe será, nada mais e nada menos, o professor da universidade a quem havia admirado secretamente durante muito tempo e a quem havia tratado de seduzir, sem êxito, naquela festa.

Verônica consegue que Daniel caia em sua armadilha fazendo com que umas fotos cheguem até Marta, que reage de forma absolutamente oposta a como ensina outras mulheres. Esta se manda de casa, deixando Daniel com as crianças e Fabiana, mas, o que Marta não deixa, é que sua separação seja descoberta pela imprensa, arruinando a vendagem dos livros.

Quando Marta se dá conta de que o acontecido foi uma armadilha e que Daniel é totalmente inocente, “o leite já está derramado”, porque Daniel percebe que já não a quer, e, o que é pior, havia se apaixonado por Fabiana.

Muitas coisas separam Daniel e Fabiana: as diferenças sociais, a posição e a educação, mas também, a oposição de todos aqueles que os rodeiam, começando por Marta, seus filhos e toda a sociedde. Fabiana e Daniel, acompanhados por seus amigos, família e uma série de personagens, terão que percorrer um extenso caminho até conseguirem viver juntos.


COMENTÁRIOS

O trunfo de Um amor de babá, atendeu pelo nome de Paola Rey. A protagonista da novela e a tal babá que viveu um controvertido romance com o patrão. Paola iniciou a carreira em 1998, participando das novelas Sin límites e Fuego verde. No ano seguinte trabalhou em ¿Por qué diablos?, onde contracenou com Victor Mallarino, que também fez par com ela em Um amor de babá. O ator, também colombiano, é veterano e já fez mais de 23 novelas em seu país.

Mesmo sem assumir o produto que ia exibir, o objetivo da Record com Um amor de babá era consolidar o horário entre 20h15 e 21h para produções de dramaturgia. Joana, a virgem, por exemplo, chegou ao final com aproximadamente 5 pontos de média e teve dois patrocinadores fixos: Sadia e Marabraz, uma audiência baixa quando comparada às novelas da Globo, por exemplo, que dificilmente ficam abaixo dos 30 pontos e contam com uma ampla divulgação na imprensa.

A meta da Record, no entanto, era voltar a produzir as suas próprias novelas, como fez há anos com Estrela de fogo, Marcas da paixão e Roda de fogo, embora a audiência mal passasse da casa dos 10 pontos.

O interesse ao comprar, em 2002, La baby sister foi a aposta da Record em uma história que tivesse um tom maior de humor, aspecto que tornou Betty, a feia, exibida pela RedeTV!, com maior audiência que Joana, a virgem, um sucesso em vários países latino-americanos e nos próprios Estados Unidos. No entanto, Um amor de babá também tocava em assuntos polêmicos, como o uso de drogas por alguns personagens da trama.

Alguns alegam que Um amor de babá foi retirada da grade de programação da Record devido à falta de audiência, outros chegaram a levantar a hipótese de que a novela deixou de ser transmitida porque lá pelo meio da trama rolava uma certa seita religiosa que era satirizada.

Entretanto, a novela foi dublada até o fim, já que ao quebrar o contrato assinado com o estúdio, à emissora seria acarreta uma multa muito grande, e, mesmo não exibindo a trama até o fim, os dubladores tiveram que concluí-la e receberam cada centavo por isso.
Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

Anônimo disse...

entra na comunidade da novela!!
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11104811

Anônimo disse...

Eu achei uma tabela com audiências das novelas da Record e "Um Amor de Babá" estava lá com média de 2 pontos.

audienciadatvmix.wordpress.com/audiencia-de-novelas/media-das-novelas/