terça-feira, 20 de abril de 2010

Preciosa


NOME ORIGINAL
Preciosa

ESCRITORA
Olga Ruilópez

PRODUTOR
Pedro Damián

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
76

ANO DE GRAVAÇÃO
1998

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
2001

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Girando en el tiempo

INTÉRPRETE
Irán Castillo

Como siempre voy girando en el tiempo
para encontrarme otra vez junto a ti.

Voy buscando el calor de tus manos,
equilibrio sin fin para mí.
Y juntos nos vamos a un sueño lejano,
siento que vuelo si estás a mi lado.
Te llevo conmigo atado a mi alma,
por siempre en el tiempo estarás junto a mí.

Voy buscando el calor de tus manos
equilibrio sin fin para mí.
Y juntos nos vamos a un sueño lejano,
siento que vuelo si estás a mi lado.
Te llevo conmigo atado a mi alma
Por siempre en el tiempo estarás junto a mí.

Y juntos nos vamos a un sueño lejano,
siento que vuelo si estás a mi lado.
Te llevo conmigo atado a mi alma
por siempre en el tiempo estarás junto a mí.


ELENCO

Irán Castillo: Preciosa Ruíz / Estrela

Mauricio Islas: Luiz Fernando Santander

Francisco Gattorno: Álvaro San Román

Nailea Norvind: Valéria San Román

Alfonso Iturralde: Roberto San Román

Felicia Mercado: Enriqueta San Román

Ingrid Martz: Alma San Román

Roberto Ballesteros: Sandro

Luis Bayardo: Tito

Bertha Moss: Eduarda do Vale

Carmen Salinas: Dona Paty

Susana González: Felina

Adriana Fonseca: Vanessa

Yula Pozo: Firmina

Uri Chertorivsky: Oscar

Luz Elena González: Milagros

Osvaldo Benavides: Simão

Mayrín Villanueva: Cláudia

Héctor Suárez Gomis: Pantera

Rodrigo Vidal: Leonel Ribeiro

Lisette Morelos: Rosalba Morantes

Marcela Pezet: Lorena

Francisco Rosell: Artur

Miguel Ángel Cardiel: Heriberto Robles

Alec Von: Orlando Valverde

Alisair Gómez: Pirilo

Eduardo Antonio: Padre João Martim

Liza Carbajal: Bianca

Mauricio Aspe: Gás

Luis Gatica: Patrício

Khotan Fernández: Ravel

Sharis Cid: Zamira

María Antonieta de las Nieves: Chiquinha



PERFIL DAS PERSONAGENS

Preciosa Ruíz (Irán Castillo) – jovem bonita e meiga, mora e trabalha num circo e seu grande sonho é ser uma trapezista famosa, assim como foi sua mãe. Quer ganhar dinheiro para operar sua perna inválida.

Luiz Fernando Santander (Mauricio Islas) – jovem e famoso médico, bonito e de bom caráter, ele é noivo de Valéria e vai se apaixonar por Preciosa.

Alvaro San Román (Francisco Gattorno) – irmão de Valéria, ele é um médico jovem e bonito. Ficará interessado em Preciosa.

Valéria San Román (Nailea Norvind) – jovem rica e bonita, da alta sociedade. A mãe quer que ela se case com Luiz Fernando.

Sandro (Roberto Ballesteros) – dono do circo onde Preciosa e seu avô trabalham. Homem de mau caráter, para atingir seus objetivos ele é capaz de tudo. É o principal culpado pela morte de Estrela, a mãe de Preciosa.

Tito (Luis Bayardo) – avô de Preciosa, é um homem bom e humilde que trabalha como palhaço no circo. Cuida da neta desde que a filha morreu e tem por Preciosa um grande carinho.

Roberto San Román (Alfonso Iturralde) – homem de bom caráter, é casado com Enriqueta e é pai de Alvaro, Valéria e Alma. É infeliz no casamento e pensa muito num romance que teve no passado.

Enriqueta San Román (Felicia Mercado) – bonita e altiva, ela dá muita importância ao dinheiro. Vive fazendo planos para que as filhas se casem com homens ricos. Para ela o amor está em segundo plano.

Alma San Román (Ingrid Martz) – jovem rica e bonita, ela é muito diferente da irmã, Valéria, e não concorda com as atitudes da mãe, Enriqueta.

Eduarda do Vale (Bertha Moss) – milionária da alta sociedade, tem como herdeiro o sobrinho Luiz Fernando. Ela usa de todos os artifícios, inclusive chantagens emocionais, para que o sobrinho se case com Valéria.

Dona Paty (Carmen Salinas) – trabalha no circo e conheceu a mãe de Preciosa. Tem um grande coração e ama Preciosa como se ela fosse sua filha.

Felina (Susana González) – trabalha no circo. É bonita, mas muito infeliz. Sofre com as traições do marido.


INTRODUÇÃO

Esta é uma história típica de Cinderela, já que Preciosa vai se transformar em uma bela mulher para conquistar seu príncipe encantado. Entre trapezistas, palhaços, mágicos e domadores, esta jovem ingênua e bondosa vai viver divertidas aventuras mesmo com a inveja e o mal alheio a rodeando. Ela lutará para se tornar uma famosa trapezista e será ajudada por amigos, cavalos, e outros animais, seus cúmplices nesta história realizada pela Televisa em 1998.

Neste divertido e excitante mundo do circo, vamos viver uma bela história de amor e superação. Nela é mostrado que, mesmo com nossos defeitos físicos e a maldade dos outros, podemos tornar nossos maiores sonhos realidade, quando estamos decididos a lutar por eles.


RESUMO

Preciosa Ruíz, de dezoito anos, mesmo aleijada de uma perna, ela, que mora e trabalha no Circo Ilusões, é órfã e sonha ser uma famosa trapezista, assim como foi sua mãe.

Ao lado do avô Tito, que é um dos palhaços do circo, Preciosa leva uma vida bastante humilde, apesar disso é uma jovem alegre e feliz. No dia-a-dia, ela cuida dos animais e suporta em silêncio as humilhações feitas por Sandro, o malvado dono do circo.

A vida de Preciosa vai se cruzar com a do rico e famoso médico ortopedista Luiz Fernando Santander. Jovem de bom coração, que presta serviços num hospital para pessoas carentes, mesmo com a oposição de sua família.

Logo surgirá um grande amor entre Luiz Fernando e Preciosa. Mas para ficarem juntos eles vão enfrentar um série de intrigas. Será feito de tudo para separar o casal que vive realidades bem distintas. O melhor amigo de Luiz Fernando, Álvaro, outro jovem médico, também gostaria de se casar com ela, somente para protegê-la da maldade, já que não a ama. A irmã de Álvaro, Valéria, é uma jovem malvada, mas a prometida de Luiz Fernando. E por ciúmes fará difícil a vida de Preciosa, sem imaginar que ela é sua meio-irmã.

Mesmo com todas as dificuldades, Preciosa não desistirá de lutar por seu grande amor e de transformar seu sonho de ser uma artista circense em realidade.


COMENTÁRIOS

Poucas pessoas tiveram vontade de assistir Preciosa quando anunciaram que ela passaria na televisão. Essa era uma novela muito pouco comentada nos fóruns, e que ninguém até hoje entendeu ao certo qual foi a intenção ao exibi-la.

Preciosa era uma novela bastante rosa, que em nada tinha a ver com as novelas adolescentes, a não ser pelo elenco. E a trama foi uma mistura de novela adulta com elementos infantis (circos, mascotes, entre outros).

Surgia então uma Irán Castillo doce e ingênua, uma menina humilhada constantemente por todos, por seu defeito físico na perna. Falaram que a novela trataria dos deficientes físicos, mas acabou que isso acabou sendo apenas um pretexto para desprezarem a protagonista.

Irán Castillo deu tudo de si, mas a personagem não emplacou, não conquistou o público, por mais que tentassem. O galã da novela era Mauricio Islas, bastante maquiado, e que deixou e muito a desejar em termos de atuação.

Com isso, os holofotes ficaram todos na vilã da história, Valéria San Román, que começou como a típica garota mimada e caprichosa, e acabou roubando a cena de todos. Matou, fingiu, humilhou, enfim, foi uma vilã completa. A fase em que se fez passar por louca foi uma das melhores. Se houve um grande destaque em Preciosa, com certeza foi Nailea Norvind.

Francisco Gattorno surgia como Álvaro, o melhor amigo de Luiz Fernando e irmão de Valéria, que também se apaixonava por Preciosa. Gattorno foi muito bem, com certeza era melhor que Mauricio Islas, e a personagem também era boa, mas não para ele, que necessitava de mais, ainda mais depois de Canavial de paixões e La dueña. Foi por isso que após Preciosa, Gattorno saiu por uns tempos da Televisa, procurando um trabalho melhor.

No início da novela, a história era quase que centralizada no Circo Ilusões. Mas o universo circense acabou praticamente sumindo da história, dando espaço a outras tramas. Principalmente quando Preciosa acabou como enfermeira de um jovem amargurado e cego.

Surgia então Rodrigo Vidal, em ótima performance, como Leonel. Ele acabou sendo enganado por seu primo interesseiro e pela pistoleira Milagros. A história melhorou bastante quando deixou o circo de lado. Começaram mais armadilhas e intrigas na história.

Destacaram-se também personagens como Dona Paty, uma mulher pobre e lutadora, o mesmo papel que ela faz sempre, e que tinha muitos filhos, entre eles Pantera, um bandido apaixonado por Preciosa e que se unia a Valéria. Também a terrível Enriqueta, uma megera rica e disposta a tudo para prejudicar os pobres, como Simão, outro filho de Paty, que se apaixonava pela rica Alma. Sandro começou como um vilão de peso, mas desapareceu da novela a certa altura pra voltar somente no final, e confessar que havia matado Estrela, a mãe de Preciosa. Também a dupla divertida de Eduarda e Firmina, que foram ótimas do início ao fim. E ainda uma inusitada participação de Maria Antonieta de las Nieves, como a Chiquinha, do Chaves, por alguns capítulos.

Chegava então a hora da virada da novela. Preciosa descobria sua verdadeira origem e deixava de ser a menina xucra do circo para se tornar uma dama. Em meio a isso, uma trágica desgraça: Álvaro descobre alguns tumores no cérebro. Com isso, aquela velha história do “faça-me feliz no tempo que me resta de vida” serviu para que Preciosa e Álvaro se casassem. Foram momentos dramáticos os vividos por Álvaro.

Com ela rica, a novela deu uma boa melhorada, afinal, o circo não havia agradado e muito menos a ingenuidade forçada da moça. Preciosa passou a ser uma mulher decidida e firme, exceto quando o assunto era Valéria, que pintou e bordou em cima dela. E assim foi indo até o final, quando chegava a hora de Valéria ter seu castigo.

Nailea Norvind deu um show no capítulo onde se joga de uma construção para a morte. Com sua morte, o restinho que faltava da novela foi desinteressante. É só lembrar do casamento deles no circo. Assim Preciosa, uma novela simples que não deixou de ter suas emoções.

A Fonovisa lançou um CD com a trilha sonora de Preciosa. Irán Castillo participa cantando o tema principal Girando en el tiempo, o CD também inclui os instrumentais da novela que por coincidência são os mesmo de Maria do bairro.
Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

Anônimo disse...

Aleks,que foi Bertha Moss?

Telenoveleiros! disse...

Bertha Moss foi uma atriz argentina de cinema e TV, Preciosa parece ter sido sua última telenovela. A atriz veio a falecer em 2008.

Anônimo disse...

Poedria postar um artigo sobre a novela Los Parientes Pobres(1993)?A atriz Bertha Moss,pelo que eu soube,se saiu muito bem no papel de Brígida,uma tia hipócrita,falsa cínica e mentirosa que se fazia passar por paralítica e infernizava a vida das famílias Santos e Olmos.

Cristina Mota disse...

:) Eu gostava dessa novela e só agora que vi esse texto foi que percebi que não assisti o final, pois não me lembro de ter visto a Preciosa rica.

amei esta novela queri poder ver novamente disse...

Foi otima preciosa gostaria de ver novamente

Flávia disse...

Foi uma novela muito boa, mais algumas coisas ficaram meio sem sentido, por exemplo como o Alvaro se apaixonou tão rápido pela Felina, sendo que eles se beijaram apenas duas vezes em toda novela.
Acho que também deviam ter mexido mais no triãngulo amoroso principal formado por Preciosa, Àlvaro e Luis Fernando,deviam ter como feito como fizeram com o triangulo amoroso Alma,Simon e o irmão do Oscar tinha ficado mais interessante pq ai sim o público tinha ficado em dúvida pra quem ia torcer pra Preciosa ficar no final ou com Alvaro ou Lúis Fernando pq ambos os dois eram bons da trama.A Preciosa ficava só pensando no Luis Fernando isso deixava a novela um pouco chatinha,talvéz se ela tivesse se apaixonado pelo Alvaro ia ficar mais legal a novela.
Mauricio Islas mandava bem apenas nas cenas de drama e tinha uma ótima quimica com Nailea Norvind.
Francisco Gattorno foi muito bem desdo começo da trama e demonstrou muita quimica com Irán Castillo.
Nailea Norvind foi a dona da novela inteira deu um verdadeiro show.A Vilã é tão boa que eu torcia pra Valéria ficar com o Luis Fernando kkkkkk.
Irán Castillo veio um pouco ruimzinha no começo mais depois melhorou bastante, ela crescia quando estava contracenando com francisco Gattorno,Dona Paty o avo dela,Rodrigo Vidal entre outros principalmente com a Nailea Norvind.
Na minha opiniao os destaques dessa novela foram Nailea Norvind,Francisco Gattorno,Ingrid Marty Dona Paty e Iran Castillo.