quinta-feira, 1 de abril de 2010

Luz Clarita


NOME ORIGINAL
Luz Clarita

ESCRITOR
Abel Santacruz

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
117

ANO DE GRAVAÇÃO
1996

ANO DE EXIBIÇÃO NO BRASIL
1999

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Luz Clarita

INTÉRPRETE
Daniela Luján

Que mais te faz falta
se você tem o sol e a lua?
Que mais te faz falta
se a beleza do céu é de graça?

Se você tem o sim da ilusão,
Se acorda com a luz e o amor
com minha mão te passo um calor,
que mais te faz falta?

Luz Clarita…
Luz Clarita…

E na escuridão eu busco uma luz,
uma lágrima se torna flor.

Luz Clarita…
Luz Clarita…

Com o amor que há no seu coração,
uma lágrima se torna flor.
Luz Clarita, ahhh aaahh.


ELENCO

Daniela Luján: Luz Clarita Gonçalo Vertis

César Evora: Mariano de la Fuente

Verónica Merchant: Soledade Martins / Rosário Vertis de Gonçalo

Frances Ondiviela: Bárbara de Lomelí

Alejandro Tommassi: Padre Salvador Uribe

Ximena Sariñana: Manuela de la Fuente

Sussan Taunton: Érika Lomelí

Aitor Iturrioz: José Mariano de la Fuente

Paty Díaz: Natália

Miguel Pizarro: Roque

Lilí Garza: Brígida

Roxana Saucedo: Graziela Stockton

Graciela Bernardos: Diretora

Raúl Askenazi: Rômulo Domínguez

Eleazar Gómez: Galocha

Lucero Lander: Irmã Caridade

Adriana Acosta: Francisca

Tomás Goros: Anselmo

Margarita Isabel: Verônica

Sagrario Baena: Hortênsia

Evangelina Martínez: Prudência

Liza Echevarria: Fada Dana

Elsa Cárdenas: Rainha Mãe

Julio Mannino: Bruno

Eva Calvo: Cata

Gerardo Murguía: Evandro

Rocío Sobrado: Belinda

José María Torre: Israel


PERFIL DAS PERSONAGENS

Luz Clarita (Daniela Luján) - é uma menina que irradia alegria e amor com um único sorriso. É adotada pela família de Mariano de la Fuente e com suas ações demonstra que o amor é a verdadeira essência da felicidade. Ela tem um sonho, que é um dia encontrar sua mãe, gosta de ajudar as pessoas mas faz suas travessuras. O que mais a deixa feliz é ver as pessoas a sua volta felizes, mas por dentro está triste por não ter ao seu lado sua mãe.

Mariano (César Évora) - é viúvo, prático, disciplinado e frio. Tem uma forte personalidade e uma ótima condição econômica. Está noivo de Bárbara, uma mulher muito bonita, mas muito falsa. Mariano tem dois filhos José Mariano e Manuela e agora sua filha adotiva, Luz Clarita. Mora em uma mansão com um lindo jardim e muitos empregados, cada qual com uma personalidade.

Soledade (Verónica Merchant) - é uma bela mulher que sofreu um acidente de carro, perdeu seu marido e ficou com amnésia, esquecendo de todo seu passado. Soledade é cozinheira e passou a trabalhar no orfanato após a morte da madrinha de Luz Clarita que era a cozinheira de lá. Sente um grande amor por Luz Clarita. Sua beleza e bondade atrairá muitos amores.

Manuela (Ximena Sariñana) - tem a mesma idade de Luz Clarita, mas é totalmente diferente dela. Aproveita a morte de sua mãe para todos ficarem a sua disposição. É uma criança má, sem alegria e felicidade. Sente muita raiva de Luz Clarita, já que o pai lhe dá muito carinho. O jeito amável de Luz Clarita deixa Manuela com mais ódio ainda. Brígida é quem contribui para que o ódio de Manuela contra Luz Clarita só aumente.

José Mariano (Aitor Iturrioz) - é o filho mais velho de Mariano, irmão de Manuela. É o melhor aluno em Administração de Empresas. Gosta muito de ler, principalmente poesia. Gosta muito de Luz Clarita, o que causa ódio e ciúmes em Manuela. Não sabe se está apaixonado por Natália ou Érika, mas no fundo ele sabe que gosta de Natália, apesar de suas diferenças, mas Érika não vai deixar o caminho livre para a rival e José Mariano terá que decidir com quem quer ficar.

Natália (Paty Díaz) - é uma das empregadas da mansão De la Fuente. Ajuda a tia na cozinha e gosta muito de Luz Clarita, são grandes amigas e confidentes. Natália é uma moça jovem, apaixonada por José Mariano, mas sabe que é um amor impossível. Natália dedica os dias de domingo aprendendo inglês, é uma jovem excepcional. Adora literatura, principalmente poesia.

Érika (Sussan Taunton) - é uma jovem forte, possessiva e arrogante, filha de Bárbara, com seu mesmo caráter. Érika estuda Turismo. Tudo o que mais quer na vida é casar-se com José Mariano. Sabe que com sua beleza e nome poderá conseguir qualquer homem, mas quer mesmo é José Mariano e fará de tudo para separá-lo de Natália, tudo mesmo.

Bárbara (Frances Ondiviela) - é mãe de Érika. Está noiva de Mariano. Viúva, é uma mulher ambiciosa, que na frente de Mariano tem um tipo de atitude dissimulada. Quer casar-se com Mariano a todo custo e ter uma boa vida. Também quer que sua filha Érika se case com José Mariano. Bárbara também odeia Luz Clarita e não entende por que Mariano a colocou dentro da mansão.

Brígida (Lilí Garcia) - é a tutora e professora particular de Manuela. Rígida, ama a mansão De la Fuente, mas é uma mulher amargurada e dura. Está sempre aflita por uma recordação de seu passado que marcou sua vida para sempre. Luz Clarita trata Brígida com todo carinho, mas em certas horas, parece impossível. Brígida, além de tudo, é fofoqueira e faz intrigas contra Luz Clarita.

Roque (Miguel Pizarro) - é o motorista da mansão De la Fuente. É um simpático jovem, que se torna um dos melhores amigos de Luz Clarita. Gosta muito de Natália e acha que namora com ela, mas Luz Clarita sabe que o coração de Natália já tem dono. Ele leva Luz Clarita todos os dias à escola. Luz Clarita, com sua bondade, carinho, e inocência de criança, faz com que Roque se torne um de seus melhores amigos para sempre.

Francisca (Adriana Acosta) - é a empregada da escola que Luz Clarita estuda e se faz de cúmplice das travessuras da menina, pois gosta muito dela. Ficou muito triste quando ela foi embora para a mansão De la Fuente. Adora comer e depois que Soledade passa a ser a nova cozinheira, cozinhando muito bem, sente-se muito feliz. Soledade é uma de suas melhores amigas e conta com ela para lhe ajudar a recuperar a memória.

Dana (Liza Echeverría) - é a fada madrinha de Luz Clarita. Assim que a madrinha da pequena faleceu, Dana veio para ajudar Luz Clarita. Dana ajuda e protege Luz Clarita com a força do carinho. Dana a leva a passeios mágicos e sempre que Luz Clarita chama: Dana!, ela aparece. Dana quer muito antecipar o encontro de Luz Clarita e sua mãe, pois ela gosta muito da menina e não gosta de vê-la sofrer.

Rômulo (Raúl Askenazi) - é um homem trabalhador. Está apaixonado por Soledade e será capaz de qualquer sacrifício por esse amor.

Padre Salvador (Alejandro Tommasi) - é amigo de Mariano desde a infância. É o confessionário da família De la Fuente. Salvador participa da vida de Mariano como um conselheiro e também é o confessionário de Luz Clarita, a quem sempre ajuda para que realize seus desejos.

Prudência (Evangelina Martinez) - é a tia de Natália. Trabalha como empregada na mansão De la Fuente e gosta muito de Luz Clarita.

Anselmo (Tomás Goros) - tem um passado obscuro e quer se apoderar da riqueza da família De la Fuente. É ambicioso e sabe usar seu poder de sedução para conseguir o que tanto quer. Conhece Brígida e agora que a encontrou, a persegue. Brígida demonstra raiva por Anselmo.

Graziela (Roxana Saucedo) - é a tia de Luz Clarita. É a única parente da menina e isso traz esperanças para Luz Clarita que deseja reencontrar sua mãe.


INTRODUÇÃO

Luz Clarita é um remake da telenovela Chispita, de 1982 que foi protagonizada pela atriz e cantora Lucero, Angélica Aragón e Enrique Lizalde. Por sua vez, Chispita é um remake da telenovela argentina Andréa Celeste, produzida em 1979 e protagonizada por Andréa del Boca, Raúl Taibo e Ana Maria Picchio.


RESUMO

Luz Clarita é uma garotinha que, após perder a avó, Cata, fica aos cuidados das freiras do orfanato onde morava. Mariano de la fuente, busca no orfanato uma garotinha para fazer companhia à sua filha que vive triste desde a morte de sua mãe. Luz Clarita é adotada por Mariano, mas Manuela, sua filha, não gosta da garotinha.

E ainda que a princípio poderia parecer que essa menina só veio para criar um caos em suas ordenadas vidas, pouco a pouco vão se dando conta que ela chegou como uma verdadeira benção do céu, para ensinar jovens e adultos, a mais importante das lições: que o amor é a verdadeira essência da felicidade.

Luz Clarita tem um grande objetivo: fazer os outros felizes e encontrar sua mãe. Esse processo não é fácil, principalmente porque Luz Clarita tem seus próprios problemas: está convencida de que não é órfã, de que sua mãe não morreu como as evidências indicam, e com a silenciosa cumplicidade de um sacerdote, ela tem a tarefa de buscar essa mãe a quem ama sobre todas as coisas do mundo.

Manuela, vê em Luz Clarita uma rival em potencial, pelo afeto de seu pai e que desde o primeiro dia se dedica a fazer sua vida impossível, além disso, a garota sofre com sua preceptora Brígida que é muito severa.

A grande amiga de Luz Clarita é Soledade, a cozinheira, uma mulher com passado obscuro, que por coincidência chegou para trabalhar no orfanato, precisamente, no dia em que Luz Clarita o abandonou para ir à mansão de la Fuente. Mariano ao conhecer Soledade se apaixonou.

Tanto, que aproveitando a imediata simpatia que Soledade e Mariano sentem ao se conhecer, Luz Clarita decide brincar de cupido, para que os dois terminem no altar. Mas o amor, a inocência, a bondade e a ternura de Luz Clarita vão encontrar vários adversários.

Luz Clarita decide ajudar, também, para que realize um amor aparentemente impossível, Natália, a jovem e sonhadora criada que está secretamente apaixonada por José Mariano de la Fuente, o filho de seu patrão.

Porém, o amor finalmente consegue vencer os tempos, as distâncias, os prejuízos sociais, o medo, as barreiras que cada um se impõe, e inclusive até os truques mais elaborados que o destino lança.


COMENTÁRIOS

Talvez nem a Televisa imaginasse que uma história tão simples como Luz Clarita fizesse tanto sucesso. Porém, foi assim mesmo, a telenovela foi um grande êxito e todos se apaixonaram pela história de uma órfã que só queria levar felicidade a todos.

Luz Clarita, produzida em 1996, representou no México a volta das telenovelas infantis que haviam sido abandonadas há alguns anos. A estreia dessa telenovela provou que o gênero havia deixado saudades. Além disso, Luz Clarita era uma nova versão do clássico Chispita, protagonizado por Lucero, nos anos 80.

Foi a primeira produção de Maria Patrícia L. de Zatarain, a Mapat, e teve muita repercussão ao reeditar uma história conhecida com o elenco adequado. Em especial, ao trazer Daniela Luján como Luz Clarita. Tanta ternura encantou o público. Ela simplesmente arrasou e a partir daí ganharia muitos papéis como protagonista, sempre com sucesso.

Por seu bom desempenho em Laços de Amor, a atriz Verónica Merchant foi escolhida para protagonizar Luz Clarita. Ela saiu-se tão bem como Soledade / Rosário, que ganhou um prêmio TVyNovelas como a melhor atriz jovem de 1996.

Junto a Verónica, estava César Évora, que também saiu-se bem como Mariano de la Fuente, o protagonista e galã da história. Foi, na verdade, a primeira grande oportunidade de César, que além de ter ficado muito conhecido, só conquistou papéis melhores daí em diante.

No núcleo jovem, os destaques foram Aitor Iturrioz, como José Mariano, e principalmente Paty Díaz, como Natália, uma jovem criada que se apaixonava pelo filho do patrão. Ela se destacou bastante na telenovela. Outra menina, além de Daniela Luján, foi um destaque: Ximena Sariñana, que foi Manuela, uma garotinha caprichosa e mimada, que fazia a vida de Luz Clarita um verdadeiro inferno. Também destaca-se Alejandro Tommasi como Padre Salvador.

Diferente de Chispita, onde a presença sobrenatural se dava com a presença de um anjo, em Luz Clarita, existia uma fada madrinha, de nome Dana, interpretada por Liza Echevarría, em cenas repletas de magia e fantasia.

E como vilã, a terrível Bárbara, fez brilhar Francis Ondiviela, em um de seus melhores momentos na televisão. Tantas maldades que ela foi uma das grandes vilãs das novelas infantis

Luz Clarita acabou sendo uma das telenovelas mais exportadas da Televisa. E está também ao lado das tramas mais rentáveis para a emissora, sendo um dos clássicos junto a Chispita, Carrossel e Vovô e eu.

Aliás, vale comentar que o diretor da telenovela era Pedro Damián, que já havia produzido histórias como Vovô e eu e Prisioneira do amor, ele foi colocado em segundo plano por causa do péssimo desempenho de seu projeto anterior, Si Dios me quita la vida, de onde foi retirado da produção executiva. Porém, o sucesso desse novo trabalho fez com que ele recuperasse seu prestígio e passasse a investir nas tramas adolescentes.

No Brasil, Luz Clarita representou a volta das telenovelas mexicanas ao SBT. Foi a primeira atração mexicana infantil exibida pelo canal depois de três anos sem telenovelas. O SBT apostou nessa trama simples, para ser exibida durante as férias de Chiquititas, conquistou 14 pontos de média. Durou quatro meses e fez com que o SBT voltasse a investir nas tramas mexicanas.

Em 2001, era para ter sido exibida um reprise de Luz Clarita, mas o SBT optou pela telenovela infantil Gotinha de Amor.

A trilha de Luz Clarita foi lançada no México como um CD promocional, contendo apenas quatro músicas, o tema de abertura “Luz Clarita” interpretado por Daniela Luján e Ximena Sariñana, e mais três temas instrumentais da telenovela. No Brasil, o tema de abertura foi traduzido.
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

Anônimo disse...

Novela "Luz Clarita" é muito linda e emocionante. Gostaria que o Sbt colocasse essa novela mais uma vez no ar, eu assistir todos os capitulos quando eu era criança e eu tenho certeza que vai encantar muitas crianças deste século.

Elida Novais disse...

Eu tambem assistia quando criança e acho uma pena essa novela nao repetir por que eu gostaria de assisti-la novamente.

Anônimo disse...

Sbt poderia fazer um remake seria bem legal seria bem melhor do que Chiquititas