quarta-feira, 28 de abril de 2010

A audiência de uma telenovela está além do IBOPE

Ainda que para as empresas os espectadores são medidos em pontos de rating, a problemática das audiências vem tendo um extenso desenvolvimento no campo dos estudos universitários, raramente levados em conta pela indústria, que diz que a audiência é a grande incógnita. No entanto, para os estudos de comunicação e cultura, as formas em que se veem os programas é de suma importância. A interpretação está estreitamente relacionada com negociações, com empréstimos entre culturas, com a construção de sentido, com a identificação pessoal, entre outros.

Dois fenômenos distintos são responsáveis por colaborar com a audiência, de modo que os espectadores se fazem visíveis, de maneira real ou virtual.

A primeira é a forma que são aclamadas e homenageadas as figuras das novelas em suas viagens internacionais que realizam. Estas referências não são somente anedótas ou curiosidades, mas são resultados significativos para serem pensados desde uma ótica de globalização dos ídolos, dos consumos culturais e da crescente interculturalidade da mídia.

A segunda é a existência de páginas, de blogs e foros de opinião sobre telenovela que se expandiram na Internet. Mesmo as páginas oficiais de certos artistas estarem escritas em espanhol e em várias línguas diferentes, os foros de fans estão escritos predominantemente em espanhol, revertendo a hegemonia do inglês na Internet.

Blogueiros e foristas de diversas nações dialogam, contam capítulos, explicam modismos, disponibilizam informações jornalísticas e alguns também escrevem suas próprias telenovelas, dando lugar a discussões e diversão. Cada dia mais desenvolvidos, nesses espaços virtuais, se encontram desde saudações que somente implicam um contato, a espectadores com um afinado e minuncioso conhecimento dos títulos e da história do gênero, ou colecionistas de vídeos.

Constituem uma fonte de estudo indireto de recepção do gênero, que fala da formação de comunidades interpretativas virtuais, cuja coesão e formação se sustenta a partir de uma determinada mídia – uma telenovela ou seus intérpretes – que transpassa fronteiras territoriais e linguísticas.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

maira monção disse...

Oi gostaria muito mesmo de assentir esta novela novamente adora de paixão a novela samanhata pelo mesmo no youtube dublado em português.
Por favor faça eu rever novamente esta novela, obrigada!