...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

As personagens gêmeas em telenovelas

A aparição de irmãos gêmeos em telenovelas, ou, mais comumente, irmãs gêmeas, é digna de uma análise sociológica. Poucas vezes, os irmãos gêmeos se apresentam como personagens normais, com problemas do cotidiano, na maioria das vezes, a atuação tende a realçar os dotes interpretativos de um determinado ator ou atriz para que possamos notar a diferença existente entre eles. Pode-se observar os seguintes aspectos:

As pobres gêmeas têm a infelicidade de não poderem viver juntas, por motivos diversos que, habitualmente, as separam ao nascer. Cada uma viverá com uma família diferente, que raramente serão de níveis sociais similares.

É de costume a dualidade extrema: uma é boa e a outra má ou uma crescerá pobre e a outra rica.

Sempre se encontram no momento e lugar mais improváveis, sendo que até aquele instante sempre viveram na mesma cidade toda a vida.

Curiosamente, quando se encontram sempre se estranham entre si por se parecerem tanto, e se perguntam milhares de coisas sem sentido.

Quase que em 90% dos casos, as irmãs gêmeas acabam se apaixonando pela mesma pessoa, por pura casualidade, e, inacreditavelmente, o afortunado em questão poucas vezes nota a diferença, nem sequer a voz ou a forma de ser totalmente diferentes de ambas.

Como quase sempre neste tipo de interpretação a mesma atriz ou ator é quem fará os dois papéis, várias horas de cabeleireiros e mudança de roupa se fazem necessárias para se poder diferenciar as personagens.

A seguir, algumas de muitas novelas em que foram apresentadas ao público a vida de alguns irmãos ou irmãs gêmeas, nas quais pôde-se encontrar também atuações duplas ou triplas:


A USURPADORA: Gabriela Spanic, que realmente tem uma irmã gêmea, apresentou nesta novela uma dose de sua sobreatuação com uma faceta cara-de-pau, interpretando Paola e Paulina, duas gêmeas separadas no nascimento e que não sabiam da existência uma da outra. Paola, casada com Carlos Daniel é entediada e não lhe agrada seu casamento. Ao conhecer Paulina e ao perceber o quão idênticas são, maquina um plano para que esta a substitua, podendo assim ficar livre de seu casamento e poder fugir com seu amante. Como sabem, Paulina acaba se apaixonando por Carlos Daniel quem a corresponde.

KASSANDRA: Coraima Torres e Osvaldo Ríos protagonizaram esta telenovela de 1992, porém, exibida no Brasil somente em 2000, que bateu recordes como a telenovela mais vendida da história, sendo exibida em mais de 128 países. Ambientada no mundo do circo, Kassandra se apaixona de Luis David, sem imaginar as intenções do irmão gêmeo deste, chamado Inácio, que deseja se apoderar da fortuna de Kassandra, que é uma rica herdeira sem saber disso.

A OUTRA: Yadhira Carrillo também teve que interpretar duas sósias, e com bastante acerto. Neste caso, uma era boa e humilde e a outra ambiciosa e caprichosa, que viviam em ambientes sociais diferentes. Seus nomes também eram parecidos Cordélia e Carlota. O galã do qual se apaixonavam era Álvaro, interpretado por Juan Soler.

LAÇOS DE AMOR: Lucero também interpretou nesta novela de 1996, e que foi exibida no Brasil dez anos depois, Maria Guadalupe, Maria Fernanda e Maria Paula, trigêmeas idênticas, porém, com personalidades muito distintas, cujos pais faleceram em um acidente automobilístico quando estas eram pequenas e viajavam juntas. Para incrementar a trama, uma das gêmeas era cega.

MUNDO DE FERAS: Aqui, César Évora interpreta dois irmãos, Gabriel e Damião, gêmeos idênticos que foram separados ao nascer e tornam-se inimigos mortais. Gabriel cresce rodeado de luxos e muito amor de seus pais adotivos. Já Damião, cresce em um ambiente pobre, praticamente abandonado, sofrendo bastante. Tanto sofrimento faz com que ele se volte para o crime. No Brasil, esta novela foi drasticamente picada, alegando-se a falta de audiência que obteve.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: