quarta-feira, 14 de abril de 2010

Amigos para sempre


NOME ORIGINAL
Amigos x siempre

ESCRITORAS
Palmira Olguín, Irma Ramos e Martha Olaiz

PRODUTORA
Rosy Ocampo

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
115

ANO DE GRAVAÇÃO
2000

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
2001

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Amigos x siempre

INTÉRPRETE
Belinda e Martín Ricca

Si te sientes triste, y todo anda mal
debes de ponerte siempre a pensar
que tienes a un amigo en quien puedes tú confiar,
tú y yo siempre juntos, no nos detendrán.

Tú eres la persona que me ayudará
es nuestro destino el que nos apoyará
a que tú y yo, amigos por siempre
encontremos un gran final.

Eres alguien en quien confiar
vamos juntos, vamos ya
buscando la felicidad.

Ven y acércate un poco más,
amigos por siempre hasta el final,
luchando por la libertad.

Tú y yo siempre juntos, sin mirar atrás,
esa es la manera de alcanzar la libertad,
toma ya mi mano, tienes que confiar
debes de ponerte siempre a pensar
que tú y yo, los dos, amigos por siempre
lucharemos por un lugar.

Eres alguien en quien confiar,
vamos juntos, vamos ya
buscando la felicidad.

Ven y acércate un poco más,
amigos por siempre hasta el final,
luchando por la libertad.

Contra el muro debes luchar,
amigos por siempre.
Amigos por siempre,
contra el muro debes luchar.

Tú y yo hasta el final…
Tú y yo amigos siempre…

Eres alguien en quien confiar,
vamos juntos, vamos ya
buscando la felicidad.

Ven y acércate un poco más,
amigos por siempre hasta el final,
luchando por la libertad.

Eres alguien en quien confiar,
vamos juntos, vamos ya
buscando la felicidad.

Eres alguien en quien confiar,
vamos juntos, vamos ya
buscando la felicidad.

Ven y acércate un poco más,
amigos por siempre hasta el final,
luchando por la libertad.

Eres alguien en quien confiar,
vamos juntos, vamos ya
buscando la felicidad.

Ven y acércate un poco más,
amigos por siempre hasta el final,
luchando por la libertad.


ELENCO

Belinda: Ana Capistran Vidal

Martín Ricca: Pedro Vidal

Adriana Fonseca: Melissa Escobar

Lourdes Reyes: Melissa Escobar (Substituta)

Ernesto Laguardia: Salvador Vidal Ruvalcaba

Carmen Montejo: Júlia Ruvalcaba de Vidal

Susan Vohn: Laura Vidal Ruvalcaba de Capistran

Christopher Uckermann: Santiago del Valle

Rebeca Mankita: Amanda de Vidal

Odiseo Bichir: Francisco Caspitran

Daniela Mercado: Lourdes Egurrola

Grisel Margarita: Patricia 'Patty' Hernández

Bárbara Ferré: Nina Sanchez Galvão

Oscar Traven: Ernesto Sanchez Galvão

Miguel Santana: Gilberto Sanchez Galvão

Naydelin Navarrete: Renata Sanchez Galvão

Ronald Duarte: Rafael Núñez Zaldívar “Bolinha”

Oscar Larios: João 'Sete Léguas'

Yolanda Mérida: Brígida Escobar

Eugenio Bartilotti: 000

Maripaz García: Elizabeth

Germán Robles: Natanel Güemes

Vanessa Angers: Cláudia Hernández

Marcela Páez: Isabel Egurrola

Juan Carlos Bonet: Xavier Egurrola

Julio Mannino: Marcos

Pablo Velasco: Carlos Egurrola “Carlinhos”

Lucía Guilman: Vitória

Héctor Ortega: Cristiano Ávila

Julio Monterde: Félix

Humberto Dupeyrón: Aurélio

Francisco Rossell: Gonçalo

Gabriel Ramos: Alex

Mariagna Prats: Olga

Oscar Morelli: Máximo

Héctor Gómez: Afonso

Raúl Magaña: Geraldo


INTRODUÇÃO

Em Amigos para sempre acontece de tudo, romances, intrigas, música, aventuras, mas principalmente, verdadeiras lições de amizade e companheirismo.


RESUMO

Dona Júlia é a severa diretora do Instituto Vidal, uma das melhores escolas do país, famosa por sua rigorosa disciplina. Nesse lugar, não é permitido barulho, nem brincadeiras. Mesmo o recreio, é tudo em silêncio, já que meninos e meninas são separados por um grande muro.

Dona Júlia é uma mulher triste e amarga, que deixou de ser feliz desde que seu marido e sua filha Laura morreram.

Laura era casada com Francisco, com quem teve uma filha, Ana. A menina é quieta, solitária e triste, e possui um dom especial, com o qual pode mover objetos e pessoas. Desde a morte de Laura, Francisco passou a namorar Melissa, a jovem é uma bonita bibliotecária da escola.

O outro filho de Dona Júlia é o músico Salvador, que vive com paixão seu papel de pai. Ele adotou Pedro, um menino alegre, ainda que sofra certa rejeição de Amanda, sua mãe. Salvador e sua família vivem no exterior, mas voltam ao seu país para ficar perto da sua família.

Pedro, então, conhece Ana, e pouco a pouco, conquista sua confiança. Salvador e Pedro viram grandes amigos de Ana.

Salvador volta disposto a fazer profundas mudanças no Instituto, e torná-lo um lugar mais agradável para se viver. Em meio a isso, também se apaixonará por Melissa, que corresponde.

As crianças ainda temem a figura do inspetor Natanael, um homem tirano e cruel que torna a vida de todos um inferno.

Melissa, Salvador, Pedro e Ana enfrentarão tanta tirania e infelicidade, buscando a liberdade que tanto precisam para serem felizes. Os quatro provarão o valor da amizade e do amor, tocando o coração de todos ao seu redor, sendo amigos para sempre.


CURIOSIDADES

Belinda Peregrín Schull, a protagonista da trama, foi a grande revelação da telenovela, e o motivo de comparação e rivalidade com Daniela Luján (que mais tarde, em Cómplices al rescate, ficaria com os papéis de Belinda).

Adriana Fonseca, que interpretava Melissa, foi muito criticada pela imprensa mexicana por sua má atuação, e logo disciplinada pelos diretores da Televisa devido ao seu atraso nas gravações, até ser afastada da telenovela, que receberia como substituta a atriz Lourdes Reyes. A personagem ficou fraca e passou a ter menos participação durante os capítulos restantes.

A telenovela sensibilizou o público ao abordar a síndrome de Down, através do ator Pablo Tableros que sofria com com a síndrome na vida real, tal atitude recebeu elogios de alguns críticos da TV Brasileira. Assunto este que, anos depois, seria novamente abordado em outra novela: Páginas da vida, da Rede Globo.


COMENTÁRIOS

Amigos para sempre foi uma novela de genêro infantil, marcada por aventuras, emoções e principalmente lições de amizade. O SBT para arrancar a audiência da novela Malhação, exibiu-a no mesmo horário (17:30). Inutilmente, pois Amigos para sempre alcançava apenas 6 pontos de audiência e sequer conseguia chegar nos almejados 10 pontos. Apesar dos fracassos de audiência, Amigos para sempre foi uma trama bem construída.

Rosy Ocampo veio com tudo nessa novela que foi marcada por lições de amizade, mas também por indisciplina nos bastidores. No geral, Amigos para sempre foi um grande sucesso e teve muita repercussão.

Escalando um bom elenco, Rosy Ocampo experimentou mais êxito em sua carreira promissora, começada com O diário de Daniela. Produzida em 2000, Amigos para sempre contou com o mesmo astro infantil da novela anterior: Martín Ricca.

Muitos foram os destaques do elenco. Ernesto Laguardia foi o protagonista Salvador, esbanjando mais uma vez talento e carisma. Essa era uma área não tão explorada por ele. A partir daí, ele foi nome certo para vários eventos infantis que se realizaram no México.

A primeira atuação de Carmen Montejo também foi marcante. A severa Dona Júlia no final mostrou-se não tão severa assim. Assim como Germán Robles, que viveu o inspetor Natanael, que de vilão assustador tornou-se ídolo da criançada.

Odiseo Bichir foi muito bem aproveitado como Francisco, um vilão inesquecível e diferente. Muito malvado, o maior destaque veio mesmo quando ficou desfigurado e passou a usar uma máscara para esconder seu rosto carbonizado. Quase um Fantasma da Ópera. Foi a grande atuação da novela.

Rosy Ocampo optou por revelar uma nova estrela infantil. Assim, Belinda tornou-se uma grande revelação, e foi aí que começaram as comparações e rivalidades com Daniela Luján. Independente disso, Belinda foi crescendo como Ana, que além da grande solidão que sofria, possuía estranhos poderes sobrenaturais. Podia mover objetos apenas com o olhar. Fantasia permitida, já que se tratava de uma novela de cunho infantil.

Agora quem deixou a desejar foi Adriana Fonseca. Ela vinha tendo uma carreira promissora e finalmente havia ganho um papel de protagonista. Mas sua Melissa passou muito desapercebida. Era nítido que as crianças gostaram muito mais de Salvador do que ela. Com isso, também destaca-se a indisciplina da jovem atriz, que costumava chegar atrasada às gravações da novela. Sua impontualidade chegou ao extremo de perder o vôo durante as gravações na floresta em que os personagens ficavam perdidos. Tudo isso por encontros com Fernando Carrillo, seu namorado na época.

Rosy Ocampo, em uma atitude de dividiu muitas opiniões e causou polêmicas, a tirou da novela, colocando em seu lugar a fraca Lourdes Reyes. Com uma nova Melissa, a personagem passou a aparecer bem menos e a ter menos destaque que qualquer um.

Nas subtramas também houveram destaques infantis, como a vilã infantil Renata que cortou os cabelos em um ato de desespero pelo abandono de seu pai, o vilão Santiago e o problemático Gilberto. Em geral, foi um elenco infantil que marcou muito, pois cada um teve sua história e seu desenvolvimento.

Amigos para sempre sensibilizou e mereceu aplausos ao contar em seu elenco com o menino Pablo Tableros, que sofria de síndrome de Down. O assunto foi tratado na novela sem qualquer preconceito e recebeu elogios até da crítica brasileira, que geralmente ignora as novelas mexicanas. Nessa parte, houveram participações especiais de Arturo Peniche e Karla Alvarez como eles mesmos.

Um dos momentos mais entediantes da novela foi quando as crianças e alguns pais ficavam perdidos na floresta após um “acidente” de avião provocado pelo terrível Francisco. O que no início foi bem aproveitado com bons capítulos cheios de aventura, acabou cansando, pois demorou demais.

Nessa novela, Rosy Ocampo continuou com sua estratégia de aproveitar e lançar as crianças em uma banda. Aqui foi muito válido, pois a história principal nunca foi deixada em segundo plano para vender discos. Aqui ela também deu continuidade à tradição de terminar o último capítulo com um show no Estádio Azteca, que foi um grande sucesso.

Aqui no Brasil, Amigos para sempre conquistou muitos fãs, mesmo não tendo ido tão bem em audiência. O único motivo foi mesmo o horário, afinal era incoerente uma novela infantil ser exibida em uma faixa de novelas denominada Tarde de amor. Se tivesse sido exibida no horário tradicional, com certeza teria sido um grande sucesso.

Amigos para sempre teve uma grande trilha Sonora, que por sinal foi um grande êxito de vendas. A música de abertura, Amigos x siempre foi interpretada por Belinda e Martín.
Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

PEDRO disse...

Sabe onde posso encontrar essa novela completa?

Roberto Filho disse...

Ótima novela! Merece reprise ou até mesmo um remake. Tinha 9 anos na época de sua exibição e até hoje tenho vontade de assisti-la novamente.

Rafaela santos disse...

Queria que Silvio Santis colocasse novamente essa novela a tarde
Foi ótima,amei ela