sexta-feira, 19 de março de 2010

Topázio


NOME ORIGINAL
Topacio

ESCRITORAS
Benilde Avila, Milagros del Valle e Ana Mercedes Escámez (Baseadas na obra de Delia Fiallo)

PRODUTORES
Jorge Gherardi e Omar Pin

PAÍS DE ORIGEM
Venezuela

NÚMERO DE EPISÓDIOS
209

ANO DE GRAVAÇÃO
1984

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1992

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Só porque eu te quero

INTÉRPRETE
Ângelo

Só porque eu te quero…

É que ainda sinto o primeiro beijo,
que eu não esqueço apesar do tempo.
Só porque eu te quero…

Te dei meu coração, inventei um sonho,
construí meu mundo em cima desse amor.
Só porque eu te quero…

É que ainda sinto o primeiro beijo,
que eu não esqueço apesar do tempo
Só porque eu te quero…

Te dei meu coração, inventei um sonho,
construí meu mundo encima desse amor…


ELENCO

Grecia Colmenares: Topázio Sandoval

Víctor Cámara: Jorge Luis Sandoval 

Henry Zakka: Dr. Daniel Andrade

Amalia Pérez Díaz: Domitila “Mamãe Tila”

Carlos Márquez: Aurélio Sandoval

Cecilia Villareal: Branca Sandoval

Chony Fuentes: Hilda Sandoval

Carlos Fragra: Jairo Sandoval

Jeanette Rodríguez: Yolanda Sandoval 

Pedro Lander: Hélio Monteiro 

Lourdes Valera: Violeta Monteiro

Carlos Villamizar: Camilo Monteiro

Alberto Marín: Dr. Martim Saramago 

Freddy Escobar: Dr. Humberto Gusmão

Noemí Arteaga: Valéria Rangel 

Dante Carle: Dr. Francisco Rangel 

Carlos Cámara Jr.: Cirilo

Arturo Calderón: Firmino

Alberto Álvarez: Índio Carvalho

Mahuampi Acosta: Eulália “Lala”

Zoe Ducós: Irmã Piedade

Rosario Prieto: Dona Pura

Zuleima Gonzalez: Purita 

Ileana Jacket: Carmen Júlia 

Carolina Cristancho: Judith 

Jenny Noguera: Cacilda

Carlos Montilla: Rafael 

Dalila Colombo: Soraia

Lino Ferrer: Alberto 

America Barrio: Hortência 

Soraya Sanz: Clotilde

Miguel Alcántara: Dr. Pérez

William Bracamonte: Dr. Estrada


INTRODUÇÃO

Topázio está baseada na telenovela original Esmeralda de 1970. Posteriormente, foram feitos outros remakes, como o mexicano Esmeralda de 1997, exibido no Brasil em 2000, e a própria versão brasileira de 2004.


RESUMO

Em uma noite de tempestade nascem duas crianças, uma menina rica e a outra o filho de um camponês. A menina parece que nasceu morta, então a governanta Eulália pede a mulher que fez o complicado parto para levá-la quando esta diz que a pouco nasceu um menino pobre e que ficou órfão, então as duas tem a ideia de trocar as crianças. Domitila, a parteira, então leva a menina acreditando que está morta, mas ao chegar em sua casa descobre que a menina ainda vive.

Na fazenda, todos comemoram o nascimento do herdeiro. Sentindo-se culpada, Eulália conta a Branca que trocou as crianças porque sua filha estava morta, chocada, Branca, mesmo assim, cria o menino Jorge Luis como um verdadeiro filho sem contar a seu marido a procedência dele.

Domitila procura a família da menina para contar-lhe a verdade, mas eles já haviam voltado para capital, então ela decide cuidar da menina e percebe que ela é cega.

Vinte anos depois a vida desses jovens se cruzam, quando Jorge Luis Sandoval, que havia se criado em Caracas rodeado de luxos e mimos e se tornado um médico, volta à fazenda e conhece a cega Topázio, que foi criada como um animal selvagem até receber a proteção do doutor Martim Buitrago, que a educou. Os jovens se apaixonam perdidamente.

Topázio ignora que Martim havia ficado desfigurado ao salvá-la de um incêndio e que este se interessa por ela, querendo convertê-la em sua esposa.

Aurélio Sandoval quer que o filho se casa com a prima Yolanda, filha de sua ambiciosa cunhada Hilda, mas Yolanda conhece o capataz da fazenda Hélio e se envolve numa paixão que a leva à morte.

Eulália reconhece os brincos de topázio que havia dado à Domitila como forma de pagamento pelo parto, e Branca se dá conta de Topázio, é, na verdade, sua filha.

A verdade é revelada e Topázio descobre que é a verdadeira herdeira da família Sandoval. Arrependido, Aurélio pede desculpas por ter humilhado a própria filha sem saber.

Depois de muitos desencontros, Topázio e Jorge Luis conseguem ser felizes, juntos eles enxergam o verdadeiro amor.


COMENTÁRIOS

Topázio, sem dúvida nenhuma, é uma das novelas antigas mais lembradas, e isso é um fato importante pois nem se trata de uma produção mexicana. A novela é venezuelana e uma das poucas a fazer sucesso no Brasil. Quem não se lembra da cega Topázio que corria pelas colinas com o seu amigo Cirilo, até quem não gosta de novelas latinas sempre comenta sobre esta.

Grecia Colmenares fez uma brilhante atuação, a cega era doce e selvagem ao mesmo tempo, no início da novela que se passava no campo, ela tinha um ar poético, falava sobre a lua, o sol, as plantas e sobre as cores que ela nunca tinha visto. Grande destaque para Hilda que, a princípio, queria casar sua filha com Jorge Luis e atormentou a vida de Topázio com requintes de crueldade, mas depois ela atormentou a vida da própria filha que se apaixonou por um peão da fazenda, ambiciosa, Hilda leva a filha a depressão e a moça acaba morrendo sem ter a oportunidade de ser feliz.

Muitas pessoas acreditam que a novela perdeu muito quando todos foram para a cidade, Topázio volta a enxergar e se torna uma enfermeira. Dessa vez o que a impede de ficar com Jorge Luis é a duvida que ele tem sobre a paternidade de Zequinha o filho de Topázio. Tudo se resolveria facilmente, mas na época o DNA não era uma coisa tão comum, então só nos últimos capítulos Jorge Luis aceita que o menino é seu filho.

Na última semana Jorge Luis inesperadamente fica cego, o médico diz a ele que é uma cegueira psicológica, então ele e Topázio voltam para a fazenda aonde toda a história começou. Depois de passar uns dias cego e sentir como Topázio viveu por mais de vinte anos o jovem por um milagre volta a enxergar, e então eles se casam e ficam felizes para sempre.

Vale lembrar que Topázio passava de segunda à sábado as 10 da noite, um horário considerado bem tarde para novelas, e para explorar o sucesso, o SBT exibia aos sábados à tarde um resumo da semana para quem perdesse algum capítulo.

Tamanho sucesso da novela, que na época outras emissoras como a Gazeta se interessaram por trabalhos de Grécia Colmenares e então exibiram a novela Manuela. Em 1995 a Manchete exibiu outra novela com ela chamada Além do Horizonte.

Na Venezuela, foi lançado um compacto com o tema de abertura da novela "Que porque te quiero" cantado por Carlos Mata. No Brasil, a música de abertura foi traduzida para o português, "Só porque eu te quero" interpretada pelo cantor Ângelo. Essa música saiu no compacto 12 Super temas de novelas lançado pelo SBT e a BMG Ariola.
Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

adailton77 disse...

Que eu lembre, a autora dessa novela é uma só: Delia Fiallo, também autora de Marielena e O Privilégio de Amar. Para conferir sobre esse detalhe, veja a abertura brasileira da novela, que está postada no Youtube e que foi produzida pelo SBT para sua exibição em 1992 aqui no país. Até a próxima!

Anônimo disse...

Nossa essa novela é muito linda, eu lembro que ficava ansiosa esperando cada capítulo, queria muito reve-la outra vez mas a original é claro por que as novelas Esmeralda do Mexico e do Brasil são lindas mas a Tópazio que é a novela original é muito mais encantadora que as outras.

eliziane disse...

Eu era muito pequena mas lembro da novela,e queria muito que o sbt repetisse

Anônimo disse...

gostei muito de esmeralda,mas não mim esqueco de topazio,gostaria de reve-lá

Anônimo disse...

Me lembro que ficava esperando chegar a hora para começar a novela adorava ver topázio, sbt podia passar ela novamente

Anônimo disse...

Assisti topazio no sbt em 92 grecia colmenares como topazio era linda assisti esmeralda no sbt em 2000 as 20h15 eu prefiro a novela topazio de 84 venezuelana era mais classica grecia colmenares fez as telenovelas manuela,maria de nadie,mas alla del horizonte na rede manchete brasil anos 90