...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Telenovela: Paixão de multidões

Paixão, intriga e amor são alguns ingredientes dos imprescindíveis elementos que se encontram em uma das formas de entretenimento mais populares do planeta: a telenovela. Conhecidas simplesmente como novelas em certos países, como aqui no Brasil, este tipo de programa televisivo, baseado em histórias fictícias ou reais, são transmitidos geralmente em horário nobre.

A popularidade deste tipo de programa é considerada, para alguns, incompreensível. Todos sabemos que nas novelas, sem muitas exceções, encontraremos uma história de amor impossível, geralmente uma jovem humilde, um galã e uma vilã acompanhada por um grupo de cúmplices malvados encarregados de tornar impossível a vida da heroína e evitar a todo custo que seu amor triunfe.

Mesmo com todos esses previsíveis clichês, tudo parece indicar que os latinos em geral adoram as novelas, talvez porque através de televisão, podemos, enquanto telespectadores, ter acesso a um mundo fascinante que nos é oferecido por essas tramas, um mundo repleto de aventura, de experiências e personagens com os quais, no fundo, nos identificamos. Além do que os protagonistas destas histórias nos acompanham diariamente, formando parte de nossa vida cotidiana, compartilhando suas ambições, desejos, frustrações, amores e dilemas similares.

Sem dúvida, a telenovela possui um lugar privilegiado dentro das nações latino-americanas, já que, de certa forma, é o espaço onde se criam também grandes êxitos musicais que rompem recordes de vendas, como no caso de Thalía, por exemplo, e também onde nascem diversas estrelas como Salma Hayek, atriz mexicana que iniciou sua carreira artística protagonizando Teresa em 1992, e que hoje é uma das atrizes hispanas mais reconhecidas a nível internacional.

Novelas como Kassandra, Café com aroma de mulher, O clone e Rebelde, conquistaram os corações de milhões de fãs ao redor do mundo. Devido aos avances tecnológicos, as novelas latino-americanas como estas são traduzidas a dezenas de idiomas, incluindo russo, francês e mandarim.

Desta forma, a telenovela se tornou um dos produtos culturais latino-americanos de maior exportação e prestígio, cativando milhões de telespectadores ao redor do mundo e se tornando a paixão de multidões.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: