sábado, 13 de março de 2010

Soledade


NOME ORIGINAL
Soledad

ESCRITORES
Carlos Romero e Enrique Jarnés (Baseados na obra de Inés Rodena)

PRODUTOR
Valentín Pimstein

PAÍS DE ORIGEM
México

ANO DE GRAVAÇÃO
1981

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1985

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Alma mía

INTÉRPRETE
Libertad Lamarque

Alma mía, sola siempre sola,
sin que nadie comprenda tu sufrimiento tu horrible padecer,
fingiendo una existencia siempre llena de dicha y de placer, de dicha y de placer.

Si yo encontrara un alma como la mía cuántas cosas secretas le contaría,
un alma que al mirarme sin decir nada, me lo dijese todo con la mirada.

Un alma que embriagase con suave aliento, que al besarme sintiera lo que yo siento
y a veces me pregunto qué pasaría si yo encontrara un alma como la mía...

Y a veces me pregunto qué pasaría si yo encontrara un alma como la mía.


ELENCO

Libertad Lamarque: Soledade González

Orlando Rodríguez: Anselmo

Héctor Bonilla: Jesus

Salvador Pineda: André

Christian Bach: Sheila

Edith González: Luíza

Manuel Capetillo: Ramiro

Roberto Cañedo: Bernardo Pertierra

Manuel López Ochoa: Guilherme

Rita Macedo: Rebeca

Lucianne Silva: Margarida

Rolando Barral: Rolando

Nuria Bages: Cínthia

Rosalía Valdéz: Daisy

Pituka de Foronda: Dona Martha

Rafael Baledón: Félix


INTRODUÇÃO

Soledade, foi uma produção mexicana de Valentín Pimstein, cujo êxito permitiu que se agregassem mais capítulos à novela. Foi a grande aparição de Libertad Lamarque em território mexicano, cujo papel a consagraria diante dos olhos do público noveleiro com a energia similar a que havia sucedido com as audiências cinematográficas no passado.


RESUMO

Soledade González é empregada de Anselmo, pai de cinco filhos: Jesus, que é inválido, Ramiro, Sheila, André e Luíza. Anselmo, sabendo que está prestes a morrer, se casa com Soledade, para que esta fique a cargo de seus filhos.

Jesus, Ramiro e Luíza gostam de Soledade, mas Sheila e André, que a odeiam, pensam que Soledade somente aceitou se casar com Anselmo por interesse financeiro.

Soledade guarda um segredo que somente Jesus conhece: André é seu filho ilegítimo, fruto de uma relação na juventude entre Soledade e Bernardo Pertierra, um homem rico que a seduziu, engravidou e logo a abandonou. Para evitar a vergonha de seu filho no futuro, Soledade pediu a Anselmo que o criasse como um de seus filhos. Em agradecimento, Soledade amaria e cuidaria de todos os seus filhos.

Por problemas econômicos, têm que se mudar para uma casa simples. Ramiro trabalha em um banco, mas começa a roubar dinheiro de seu trabalho, é descoberto e enviado à cadeia. Pela intervenção de Soledade, é sentenciado a pouco tempo de prisão.

Sheila consegue trabalho no escritório de Guilherme, este se apaixona por Sheila e se tornam amantes. Rebeca, esposa de Guilherme, que é muito ciumenta, descobrindo a traição, o mata, fazendo com que Sheila fosse culpada pelo assassinato. Soledade para salvá-la, se entrega às autoridades, dizendo que ela havia assassinado e esta vai para a prisão. A polícia descobre que a verdadeira assassina é Rebeca, inocentando Soledade, que é liberta.

André se dá conta que sua mãe é Soledade, mas a despreza por esta ser pobre. Este se envolve sentimentalmente em várias relações. Namora Margarida, a seduz, engravida e a deixa.

Sheila, se envolve com Rolando, um milionário que reside na cidade de Miami. Ao conhecê-la sendo como é, a abandona. Ramiro se casa, e vai viver e trabalhar nos Estados Unidos, levando consigo Luíza.

Jesus é operado em suas pernas, e, agora, podendo caminhar, se torna um exitoso escritor. Conhece Cínthia e se casa com ela, mas, infelizmente, depois de pouco tempo, esta morre devido à uma doença incurável. Posteriormente, Jesus se casa com Daisy. Ele pode perdão a Soledade, se reconciliam e ele vai viver em outro país.

Soledade, por sua vez, vai trabalhar como dama de companhia de Dona Martha. Quando esta morre, Soledade vai trabalhar com o irmão de Dona Martha, Félix, que é cego. Ambos se apaixonam, se casam e vivem felizes.


COMENTÁRIOS

Soledade era a empregada de um milionário, que, ao morrer, lhe herdava a responsabilidade de cuidar de seus filhos com pouco dinheiro. Havia um secredo: um filho, fruto de um antigo pecado.

Cabe salientar que o tema musical original de Soledade era interpretado pela mesma Libertad Lamarque e que o projeto em geral era uma homenagem à figura materna na América Latina. Soledade, serviu de marco de referência para que Libertad Lamarque realizasse viagens por diferentes partes do mundo e temporadas em programas de televisão de variedades, se posicionando, também, como estrela da música.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: