domingo, 14 de março de 2010

Só você


NOME ORIGINAL
Tú o nadie

ESCRITORA
María Zarattini

PRODUTOR
Ernesto Alonso 

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
36

ANO DE GRAVAÇÃO
1985

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1986

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA 1
Corazón de piedra

INTÉRPRETE
Lucía Méndez

En tu mar, estoy, perdida, tu corriente me ha arrastrado
y ahora flota a la deriva sin saber cual es mi estrella
sin mañana, sin amor, sin rumbo,
por que sin ti, querido amor, sin ti no sé sobrevivir.

Corazón de piedra, corazón, corazón de piedra…

Otra vez, cayo, la noche, otra vez la madrugada
y me faltan tus caricias y me falta tu mirada.
Tus abrazos, tu saber, tu mundo
Por que sin ti, querido amor, sin ti no sé sobrevivir.

Corazón de piedra, corazón, corazón de piedra…

TEMA DE ABERTURA 2
Don corazón

INTÉRPRETE
Lucía Méndez

Don corazón es embustero,
don corazón aventurero,
don corazón maestro de amor.

Don corazón de terciopelo,
don corazón de hielo y fuego,
don corazón maestro de amor.

Cuando tengas que decir un asunto especial,
cuando todo se ponga mal, no dudes háblale,
pregúntale, respuesta te dará…

Cuando el cielo esté negro y no puedas soñar,
cuando quieras volver al mar, no dudes, háblale,
pregúntale y pronto tú sabrás…

Don corazón es misterioso,
don corazón es pendenciero,
don corazón maestro de amor.

Don corazón maestro de amor…
Don corazón maestro de amor…


ELENCO

Lucía Méndez: Raquel

Andrés García: Antônio Lombardo

Salvador Pineda: Maximiliano

Luz María Jerez: Martha

Magda Guzmán: Vitória

Úrsula Prats: Maura

Liliana Abud: Camila

Miguel Manzano: Daniel

Arsenio Campos: Cláudio

Miguel Ángel Negrete: Paulo

Fabio Ramírez: Oscar

Ignacio Rubiell: Ezequiel

Guillermo Zarur: Ramón

Tony Bravo: Luis

Roberto Antúnez: Chucho

Marcela de Galina: Carla

Antonio Valencia: Rodrigo

Gastón Tuset: André

Paola Morelli: Alessandra

Fernando Sáenz: Gato

Julieta Egurrola: Meche

Abraham Méndez: Gabriel

Luis Xavier: Humberto


RESUMO

Raquel é uma moça bonita, simples e romântica. Sua vida muda completamente ao se apaixonar por um homem que se apresenta como Antônio Lombardo, e que diz ser um importante empresário. Raquel é seduzida e acaba se casando com ele.

Tudo parece um verdadeiro conto de fadas. Mas logo depois do casamento, Antonio lhe diz que tem que resolver alguns problemas de negócios e a envia para sua casa, em outra cidade, prometendo que iria voltar para acompanhá-la mais tarde.

Raquel chega na casa da família de seu marido e tem uma surpresa: Antônio simplesmente não havia dito que havia se casado e todos passam a ver Raquel com maus olhos. Pouco depois, todos recebem uma notícia que inesperada. O avião onde Antônio viajava explodiu e ele morreu. Raquel fica desconsolada, mas recebe toda sua herança.

Mas a vida continua a surpreender Raquel, quando Antônio regressa com uma notícia: não é Antonio, mas Max, parente de Antônio, e que planejava ficar com toda sua herança usando o golpe do casamento. Max diz que depois de um tempo, eles poderão se casar sem problema e assim, desfrutar o dinheiro herdado.

Decepcionada com a verdadeira face de seu Antônio, Raquel se nega a participar da farsa, mas Max a ameaça. O conflito maior acontece quando o verdadeiro Antônio aparece vivo, conhece Raquel e se apaixona completamente por sua esposa.

Raquel e Antonio passarão a viver um romance ardente, que enfrentará muitos conflitos e lutará para ser vivido plenamente.


COMENTÁRIOS

Só você foi um dos maiores fenômenos mexicanos dos anos 80. A produção estava a cargo de Ernesto Alonso, que naquele mesmo ano de 1985, também emplacou outro grande sucesso: De pura sangre. Mas Só você foi uma novela de enorme popularidade, se convertendo em um incontestável clássico das novelas.

A frente de tanto sucesso, estava a rainha Lucía Méndez, que como Raquel, se sobressaiu e fez de Só você sua novela mais bem-sucedida internacionalmente. Lucía Méndez foi a verdadeira rainha naquela época, brilhando absoluta em meio a um elenco de peso.

Junto a ela, Andrés García foi o galã do momento vivendo Antônio. Andrés García por pouco não esteve na novela. O papel foi idealizado para José Luiz Rodriguez “El Puma”, que chegou a gravar 11 capítulos como Antônio, mas a ele não agradou a história, que considerou a novela ruim. Andrés García então foi escalado e marcou de maneira inconfundível sua presença na história, formando ao lado de Lucía um casal marcante, sensual e cheio de química.

Mas, a verdade é que entre Lucía Méndez e Andrés García havia uma certa disputa. Todos os dias, na abertura da novela, o crédito de Lucía Mendez vinha primeiro ao de Andrés, passado o logotipo “Tú o nadie”, vinha o de Andrés García, seguido do de Lucía Méndez.

A novela chamou a atenção por cenas extremamente sensuais protagonizadas pelos astros da história, e na época, tais cenas, consideradas picantes, deram muito o que falar.

Os vilões também não deixaram por menos. Salvador Pineda num de seus papéis de maior sucesso, Max, aproveitou e deu tudo de si. Mas a maior malvada da história foi mesmo Úrsula Prats, como a vilã Maura, uma megera que causou a ira do público do início ao fim.

Só você no México teve dois temas musicais, ambos interpretados por Lucía Méndez. Corazón de piedra foi o primeiro, e o mais marcante. Mas, mais tarde, o tema foi mudado para a também ótima Don corazón. Ambas as músicas ficaram durante várias semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso. Sendo que até ocuparam as primeiras posições simultaneamente.

A produção foi marcada pela valorização das paisagens e dos cenários naturais, fazendo do Porto de Acapulco, o lugar mais importante na história.

A história simples, onde o conto de fadas ganhou uma nova roupagem, e foi contada de uma maneira diferente e mais mordena foi o que garantiu a excelente aceitação da novela. María Zarattini, escritora da novela, estava em um período de muita criatividade e realização profissional, já que De pura sangre, do mesmo ano também era dela. O sucesso foi tanto que Só você é a primeira novela no México a atingir 100% da audiência em um capítulo.

Nos prêmios TV y Novelas, Luz María Jerez, a Martha da novela, foi considerada a melhor atriz do ano. Os primeiros atores foram Miguel Manzano e a excelente Magda Guzmán. Mas quem roubou a atenção nos prêmios, foram os vilões, Salvador Pineda e Úrsula Pratts. Só você ainda recebeu um prêmio especial por ter sido a novela de maior repercussão e projeção internacional naquele ano. E isso é verdade, para Lucía Méndez, Só você é sua novela mais significativa no exterior, mesmo que ela tenha sido protagonista de vários outros sucessos de igual importância como Viviana, Colorina e El extraño retorno de Diana Salazar.

No Brasil, a novela não é muito lembrada e passou em 1986, finalizando o primeiro ciclo de novelas mexicanas no SBT, iniciado com Os ricos também choram em 1982.

Já foi feito um remake de Só você no México. Trata-se de Acapulco, cuerpo y alma, que traz Patricia Manterola, Saúl Lizaso, Guillermo García Cantú e Chantal Andere nos papéis que consagraram Lucía Méndez, Andrés García, Salvador Pineda e Úrsula Pratts. Essa nova versão de 1995 fez muito sucesso, ainda que não tenha superado o êxito da original. Nesse mesmo ano, o produtor Carlos Sotomayor realizou outra versão produzida pela Televisa e Fox Television, intitulada Acapulco Bay, protagonizada por Raquel Gardner e Jason Adams.

Só você é uma novela que marcou época, e hoje é considerada uma das melhores novelas já produzidas pela Televisa.

A trilha de Só você é uma das mais belas, enquanto muitas novelas da mesma época tinham músicas instrumentais como tema de abertura, Corazón de piedra interpretado por Lucía Méndez fez um enorme sucesso seguido de Don corazón o segundo tema de quando muda a abertura da novela.

Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

Anônimo disse...

E também já foi feito um segundo remake,intitulado Sortilégio,com Jacqueline Bracamontes,William Levy,David Zepeda,Ana Brenda Contreras,Azela Robinson,Daniela Romo,Julian Gil e Otto Sirgo e foi outro sucesso.

Aleks disse...

Bem lembrado. Valeu!

Anônimo disse...

O sbt devia reprisar a novela "só você" na minha região todos amavam essa novela.

Anônimo disse...

Pelo resumo de Só você, me veio à cabeça a novela KASSANDRA!!! Não terá sido também um remake??? O tema dessa novela era com o Alexandre Pires.

Anônimo disse...

Amei muito essa novela,gostaria muito de poder assistir de novo.Por favor reprisem essa novela.Obrigada.26/01/2015

Rosa Rita disse...

Como faço para conseguir o vídeos dessa novela "só você", gostaria de presentear minha mãe, que ama novelas exibidas pelo SBT.

Anônimo disse...

Assisti Só Você em 1986 e não perdia um capítulo. A estória era muito envolvente e bonita. Foi sem dúvida uma das melhores novelas mexicanas exibidas no SBT nos anos 80. Mas acredito que esta novela não tenha se destacado tanto quanto outras naquela época por ter sido exibida à tarde, e portanto alcançou um público menor.
Agora o canal está reprisando algumas novelas antigas, poderia reprisar esta. Adoraria rever Lucia Mendes e Andrés Garcia neste romance inesquecível!