quarta-feira, 24 de março de 2010

Marielena


NOME ORIGINAL
Marielena

ESCRITORA
Delia Fiallo

PRODUTOR
José Enrique Crousillat 

PAÍS DE ORIGEM
Estados Unidos

NÚMERO DE EPISÓDIOS
185

ANO DE GRAVAÇÃO
1992

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1993

EMISSORA
SBT

TEMA DE ABERTURA
Se acabou

INTÉRPRETE
Perla

Foi olhando em seus olhos que eu senti de repente nosso amor se acabando,
entre beijos e abraços, coração em pedaços, chegava o momento.
Era um sonho tão lindo que nos foi envolvendo, de repente acordamos,
esse amor proibido, que já não faz sentido, só machuca minha alma.

E agora o que restou de nós? Lembranças de um amor tão louco,
e então eu choro por causa desse amor...

Se acabou nosso amor, se acabou, um ponto final neste sonho,
e não dá pra continuar uma história que vai se apagar com o tempo.
Se acabou nosso amor, se acabou, seguimos as regras do jogo,
mas não dá pra continuar uma história que vai se apagar com o tempo.

Foi olhando em seus olhos que eu senti de repente nosso amor se acabando,
entre beijos e abraços, coração em pedaços, chegava o momento.
Era um sonho tão lindo que nos foi envolvendo, de repente acordamos,
esse amor proibido, que já não faz sentido, só machuca minha alma.

E agora o que restou de nós? Lembranças de um amor tão louco,
e então eu choro por causa desse amor...

Se acabou nosso amor, se acabou, um ponto final neste sonho,
e não dá pra continuar uma história que vai se apagar com o tempo.
Se acabou nosso amor, se acabou, seguimos as regras do jogo,
mas não dá pra continuar uma história que vai se apagar com o tempo.

Se acabou nosso amor, se acabou, um ponto final neste sonho,
e não dá pra continuar uma história que vai se apagar com o tempo.
Se acabou nosso amor, se acabou, seguimos as regras do jogo...


ELENCO

Lucía Méndez: Marielena Muñoz

Eduardo Yáñez: Luís Felipe Sandoval

Zully Montero: Cláudia Sandoval

Maria José Afonso: Carmela Muñoz

Salvador Pineda: Estevão Serrano

Mara Croatto: Graciela Serrano

Julio Alcázar: André Peñaranda

Griselda Nogueras: Fucha

Manolo Villaverde: Teo

Martha Picanes: Olga Brusual

Germán Barrios: Nicanor Garcia Negrete

Aurora Callazo: Letícia Peñaranda

Marta Velasco: Telma Socaras

Rosa Felipe: Rosália Socaras

Sandra Haydee: Esperança

Miguel J. Gutiérrez: Rufino Minelli

Miguel Paneke: León

Juan Carlos Antón: Xavier

Maria Canals-Barrera: Nancy

Xavier Coronel: Alfredo Minelli "Fredy"

Emiliano Diez: René

Ivon D'Liz: Purita

Frank Falcón: Enrique Muñoz "Kike"

Cristina Karman: Yolanda Muñoz "Yoly"

Alexa kuve: Melissa Peñaranda

Luz Marabel: Zuleima

Abrahm Méndez: Tato

Isaura Mendoza: Maria

Caridad Ravelo: Sheila

Bertha Sandoval: Enriqueta González

Eva Tamargo: Cecília

Anardis Vega: Nicanor Negrete Garcia Jr. "Nikky"

Mayte Vilan: Mercedes Muñoz "Meche"

Larry Villanueva: André Peñaranda Jr. "Andy"

Luis Oquendo: Urbano González

Salvador Levy: Urbano González (Substituto)


INTRODUÇÃO

Marielena é considerada uma das novelas mais bem sucedidas que a Telemundo já produziu, e também a mais bem sucedida telenovela para Lucía Méndez.

A telenovela foi filmada e produzida em Miami, Flórida durante o furacão Andrew. Infelizmente, Luis Oquendo morreu durante as filmagens depois que sofreu um ataque cardíaco.


RESUMO

A história começa com refugiados cubanos em um barco no Estreito da Flórida, onde uma mulher chamada Carmela Muñoz dá à luz uma menina chamada Marielena.

Anos mais tarde, Marielena é uma bela e jovem mulher que vive em Miami com sua mãe e irmãos Enrique Jr., também conhecido como "Kike", Mercedes, conhecida como "Meche" e Yolanda "Yoly". Ela está noiva de um jovem chamado Xavier.

Yoly é casada com um homem chamado Alfredo Minelli “Fredy”. Meche é namorada de León, que é irmão de Xavier e vive com seus pais Fucha e Teo perto de casa de Carmela.

Um dia, enquanto caminhava de volta para casa depois de comprar flores, Marielena é atingida por um conversível vermelho, sai do carro um belo rapaz chamado Luis Felipe Sandoval que lhe oferece dinheiro pelas flores, mas ela exige um pedido de desculpas e ele acelera com raiva.

Mais tarde, em um bar com seu cunhado André Peñaranda, Luis Felipe conta que viu uma moça bonita naquele dia e que ele nunca iria vê-la novamente. Luis Felipe é casado com Cláudia, uma mulher mais velha que ele.

Dias depois, Marielena e Kike conseguem emprego, Kike em um banco e Marielena em uma agência. Ao chegar na agência, Marielena fica chocada ao descobrir que seu patrão é o mesmo homem que bateu com seu carro. Kike torna-se um mensageiro no banco que é dirigido por André. Após isso e muito em breve, as coisas ficam complicadas para todos. Marielena e Luis Felipe começam a sentir uma atração um pelo outro e começam a ter aventuras em seu apartamento.

André, Nicanor e seu filho Nikky estão sob ameaça de um traficante chamado Roberto. A esposa de André, Letícia, começa a sair com Kike, seu filho Andy se torna um viciado em drogas e sua irmã, Melissa vive com um grupo de adoradores do diabo.

Claudia suspeita que Luis Felipe tenha uma amante e com a ajuda de sua irmã, Olga, logo descobre que sua amante é Marielena. Na agência, há algumas pessoas que não gostam de Marielena, inclusive Urbano González e sua secretária Purita. René, amigo de Luis Felipe, trabalha no departamento de estúdio da agência e dá conselhos a ele e Marielena, René está lá para quando precisem dele.

Marielena confessa à sua mãe sobre sua vida dupla, que ela era fraca e que estava com vergonha, Carmela sofre um infarto. Depois de ficar ausente do trabalho por alguns dias e decidir se quer ficar com Luis Felipe, ela retorna à agência outra vez e reinicia suas relações.

Poucas semanas depois, Luis Felipe, Marielena, e René vão para Los Angeles para um comercial anti-drogas e Claudia quer que Luis Felipe fique, ele se nega e, em seguida, lhe diz que quer o divórcio.

Algum tempo depois, Melissa deixa o grupo de adoradores do diabo, mas o líder Carlos diz que ela pertence a eles e um dia a sequestra e a leva para o banco como refém. Ele exige de André uma grande soma de dinheiro, e é quando Kike entra e leva um tiro ficando ferido.

Fora do banco, há um pelotão da polícia, Melissa, consegue escapar mas é baleada três vezes nas costas e fica paralítica da cintura para baixo. Aproveitando o momento, um dos atiradores, atira em Carlos e o mata. André, em seguida, expressa sua gratidão a Kike e ainda se oferece para pagar sua faculdade.

Luis Felipe e Marielena passam alguns dias em um hotel, lá vão à praia e montam cavalos juntos. Marielena conta à Luis Felipe sobre Letícia e Kike.

Poucos dias depois, Marielena revela à Xavier que está grávida. Ela chama Luis Felipe no seu apartamento e diz que ele deve decidir agora, entre ela ou Claudia, mas sem revelar sua gravidez. Luis Felipe volta para casa e pede novamente a Claudia o divórcio, ela faz uma de suas cenas de falsa de doença.

Claudia conta à Xavier a verdade sobre a gravidez de Marielena e finge uma overdose de medicamentos, Luis Felipe volta com ela após um aviso de André, que diz que se ele sair do lado de Claudia agora, seria como matá-la a sangue frio com suas próprias mãos.

Marielena então aparece na casa de Cláudia para dizer-lhe para deixar Luis Felipe, mas Claudia não ouve as palavras de Marielena, esta deixa a casa de Cláudia e vai para o aeroporto, onde viaja para Los Angeles.

Quando Luis Felipe chega em casa, vai para o quarto e encontra o corpo de Cláudia sem vida, deitada na cama. Ele fica chocado ao ver que na mão esquerda de Claudia está o crucifixo de Marielena. Luis Felipe pensa que Marielena matou Claudia, mas ele é quem vai preso, para salvar Marielena.

Depois de se estabelecer em um apartamento em Los Angeles, Marielena encontra um emprego em um lugar chamado Serrano Empresas. No dia em que tem a entrevista de emprego, tem seu primeiro problema no estacionamento, quando um carro preto estaciona em seu espaço.

Irritada, ela confronta o motorista e o homem pede desculpas a ela e deixa sua vaga. Marielena não desconfia, mas aquele homem, que se chamava Estevão, havia se apaixonado por ela a primeira vista.

No estacionamento, Estevão a espera e lhe pergunta como foi a entrevista. Em seguida, ele revela que é o seu patrão e se oferece para ir com Marielena a um bar para tomar uma bebida.

Nove meses depois, Marielena, Estevão, Carmela, e Yoly estão no hospital onde Marielena dá à luz uma saudável menina chamada Valentina em homenagem a mãe de Luis Felipe. Yoly permanece com Marielena para cuidar de Valentina e Carmela retorna para Miami.

Algum tempo depois, Graciela, filha de Estevão, chega à casa de seu pai.

Certa vez, em um restaurante, Estevão revela a Marielena que está apaixonado por ela e lhe propõe casamento, ela rejeita e no caminho de casa sofrem um acidente. Eles sobrevivem, mas Estevão fica cego e lhe propõe casamento mais uma vez, como sua última vontade, e pensando que vai morrer. Desta vez Marielena aceita, mesmo sem amá-lo.

Xavier conta à Marielena sobre a saúde de Carmela, que morre lentamente. Marielena decide voltar por uns dias para Miami para convencer Carmela a fazer uma operação que salvará sua vida, mas esta se nega dizendo que prefere a morte.

Carmela, Yoly e Estevão estão preocupados, porque Marielena descobrirá sobre o encarceramento de Luis Felipe. Xavier diz à Marielena que Luis Felipe está na cadeia e quase que imediatamente, Marielena e Melissa trabalham juntas para descobrir quem matou Claudia. Zuleima, a empregada doméstica da família Peñaranda, dá uma pista, dizendo que viu Andy colocar suas coisas em uma mochila e depois viu no banheiro uma camisa manchada de sangue. Enquanto isso, no hospital, Xavier diz a Andy que ele havia contraído AIDS.

Melissa pressiona Andy que, apesar de relutante no início, confessa dizendo que ele não queria fazer isso, mas foi forçado e, em seguida, começa a falar como aconteceu: ele foi lá quando ninguém estava, subiu, tirou dinheiro da bolsa de Claudia e também roubou algumas de suas jóias e, em seguida, escondeu-se no armário. Após Marielena deixar a casa, Claudia o viu escondido, ela ameaçou chamar a polícia e, com isso, Andy a esfaqueou até a morte.

Marielena diz a Luis Felipe sobre a confissão de Andy e diz que ele vai ficar livre em breve, mas ele ainda não sabe que Marielena está casada com Estevão, que tem uma filha e que reside em Los Angeles.
Andy se arrepende por ter matado Claudia e por ter atacado Meche e aceita Deus como seu salvador. Após, morre pacificamente com Meche, Letícia, e Olga a seu lado.

Um ano mais tarde, Luis Felipe é liberado da cadeia e, embora Marielena tente dizer a verdade, Luis Felipe não deixa. Mais uma vez ele vê Estevão e Valentina na casa de Carmela, descobrindo a verdade e jurando que nunca mais voltaria a vê-la.

Um dia, Luis Felipe retorna à agência e vê que, agora, Marielena é sua patroa, já que havia comprado a agência. Os sentimentos antigos começam a voltar e, em seguida, Marielena diz a Estevão que quer o divórcio, mas ele não pode fazê-lo porque a ama e espera que um dia ela também o ame. René diz a Luis Felipe para ele e Marielena tirarem férias por alguns dias, já Carmela, que passa a trabalhar na agência também, diz à Marielena para afastar-se de Luis Felipe.

Certa vez, Vitória, uma jovem com quem Estevão teve um caso, aparece e pergunta-lhe o que ela precisa fazer para mostrar-lhe novamente o amor que eles já tiveram no passado, Estevão diz que nunca houve nada entre eles.

Um dia, após sair do trabalho, Marielena é abordada por Vitória que lhe conta que Estevão está enganando a todos com sua cegueira. Marielena se convence, deixa a casa e pede o divórcio a Estevão.

Luis Felipe diz a Graciela, que havia se paixonado por ele, que não é o único homem para ela e que ainda está disposto a lutar pelo amor de Marielena. Graciela, então, elabora um plano e, um dia no hospital, diz Marielena que está esperando um filho de Luis Felipe.

Confrontada com este novo desgosto, Marielena diz a Luis Felipe que ele precisa ficar com Graciela por causa de sua gravidez e este pensa em se casar com ela, não por amor, mas por sua gravidez.

León, que havia discutido com Mercedes, tenta se reconciliar com ela, mas esta o rejeita, dizendo que, talvez nunca houvesse amado ele antes e que, agora, ama a Xavier, que é doce e carinhoso ao contrário dele.

Certo dia, Luis Felipe recebe a visita de Sheila, que, sem o consentimento de Marielena, lhe revela que ele é o pai de uma criança e que esta é Valentina. Depois, Sheila conta a Marielena o que fez e esta fica indignada.

Luis Felipe diz a Graciela que eles não podem se casar já que ele tem outra filha, Valentina. Graciela, então, lhe pergunta se ele planeja abandoná-la e também à sua filha. Estevão, então, conta toda a verdade à Luis Felipe, que a gravidez de Graciela é uma farsa, e este decide ir ver sua filha.

Marielena diz à sua mãe que deseja se casar com Luis Felipe e esta, mesmo com medo e algum ressentimento, aceita a união.

Luis Felipe e Marielena se casam e se tornam o senhor e a senhora Sandoval. Na recepção do casal, eles dançam ao som de uma banda de mariachis, se beijam e são aplaudidos pelos convidados.


COMENTÁRIOS

Marielena contou a história de uma jovem de classe baixa, firme em seus valores cristãos e muito apegada à sua família, mas que é tomada por uma grande surpresa ao conhecer e se apaixonar por Luis Felipe, da qual se tornara secretária executiva. Em dúvida sobre sua relação com o atual namorado, teve que decidir entre este e o chefe que há mais de quinze anos era casado. Passa a negar esse relacionamento diante da sociedade e de sua família, e se vê envolvida num grande pesadelo.

Ao ser desprezada por seu grande amor, muda para outra cidade, onde conhece outro homem, Estevão, que lhe inspira confiança, que lhe oferece seu apoio e outro trabalho. Por ironia do destino, ao voltar à sua cidade, se torna dona da empresa da qual um dia foi humilhada como secretária, onde também volta a se encontrar com amor de sua vida, Luis Felipe, e deve escolher entre seu amor verdadeiro e o homem que lhe ama, lhe oferece segurança e respeito.

Essa história de Delia Fiallo somou mais um grande sucesso à carreira de Lucía Méndez, que, aqui, interpretou “a outra”, a amante de um homem casado. Marielena obteve grande êxito em vários países e foi dublada em diversos idiomas, simbolizando outra clássica telenovela e outra personagem memorável na história desta grande atriz.
Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

MARCOS LENMAH disse...

parabéns pelo blog. gostei muito de ver informações sobre algumas novelas mexicanas que foram exibidas no Brasil!!!muito obrigado pelo trabalho de nos mostrar um blog muito bem elaborado!

Aleks disse...

Obrigado Marcos, espero que realmente tenha gostado. Vou procurar melhorá-lo cada vez mais, para que aqueles que gostam de telenovelas latinas possam se lembrar das tramas que passaram na telinha do Brasil.

Anônimo disse...

Ótima novela.
seria ótimo se reprisasem.
parabéns pleo blog

Dauro disse...

Tem como conseguir essa novela em portugues?

Anônimo disse...

ola amigos e amigas temos a novela em espanhol, temos também outras novelas dubladas etc filmes desenhos novelas brasileira programas antigos raros interessados mande email para: dvdsantigos@hotmail.com