segunda-feira, 29 de março de 2010

Império de cristal


NOME ORIGINAL
Imperio de cristal

ESCRITORES
Alejandro Camacho e Rebeca Jones

PRODUTOR
Carlos Sotomayor

PAÍS DE ORIGEM
México

NÚMERO DE EPISÓDIOS
60

ANO DE GRAVAÇÃO
1994

ANO DE ESTREIA NO BRASIL
1997

EMISSORA
Rede CNT - Gazeta

TEMA DE ABERTURA
Império de cristal

INTÉRPRETE
Instrumental


ELENCO

Rebecca Jones: Sofia Vidal / Helena Vidal

Alejandro Camacho: Augusto Lombardo

Ari Telch: Júlio Lombardo

Kate del Castillo: Narda Lombardo

María Rubio: Lívia Arizmendi

Ignacio López Tarso: César Lombardo

Emilia Carranza: Andrea Lombardo

Consantino Cosatas: Uriel González

Cecilia Gabriela: Esther Lombardo

Fidel Garriga: Germano

Germán Gutiérrez: Cláudio Lombardo

Ivette Proal: Elisa Estrada

Alejandro Tomassi: Otávio Lombardo

Alan Fernando: Marco Aurélio

Aarón Hernán: Bernardo Estrada

Adriana Barraza: Flora

Graciela Bernardos: Amiga de Lívia

Oscar Bonfiglio: Germano Samaniego

Roberto D' Amico: Virgílio Robles

Malena Doria: Trindade

Zoraida Gómez: Kátia González

Dacia González: Renata Ocampo

Lucero Lander: Diana

Alicia Montoya: Antônia Arizmendi

Alejandro Ruiz: Marcelo Ocampo

Héctor Sáez: Padre Ângelo

Amara Villafuerte: Mayra Salgado

Antonio de Carlo: Bruno Previdi

Arturo Paulet: Gómez

Raúl Valerio: Carmelo

Elia Domenzain: Sheila

Fabiola Campomanes: Joana “Joaninha”



PERFIL DAS PERSONAGENS

Sofia Vidal (Rebecca Jones) – a protagonista da história. Tem pesadelos desde a morte de sua mãe. Seu esposo a engana e a abandona. Tem uma filha chamada Kátia. Pouco tempo depois se apaixona por Júlio Lombardo. Mas, por estratégias de Augusto, é obrigada a se casar com este. A princípio não acredita nas advertências de Júlio e Cláudio, mas se dá conta de que Augusto é realmente uma pessoa má. É fisicamente parecida com sua mãe, por isso Lívia a odeia. Padece de claustrofobia e memória fraca devido ao acidente de sua mãe.

Augusto Lombardo (Alejandro Camacho) – o segundo filho dos Lombardo. É cruel, sádico e ambicioso; seu maior desejo é chegar a se apoderar do império de seu pai. Augusto é atraído por Sofia e quer que ela seja sua a qualquer preço, pois sabe que assim conseguirá que seu pai o nomeie seu sucessor nas empresas. Para isso, é capaz de tirar do caminho quem quer que seja. Gosta de afligir seu irmão mais novo, Cláudio, lhe assustando, lhe insultando e quebrando seus castelos de vidro ou lhe incomodando com cacos de vidro (coisa que Cláudio mais teme). Sabe-se que tem maltratado a Cláudio por mais de dez anos porque quando eram crianças, Cláudio estragou, lavando, seus LP’s acidentalmente. Se casa com Sofia e a engana, mas termina lhe tratando pior que Cláudio. Tem uma personalidade antissocial.

Júlio Lombardo (Ari Telch) – o terceiro filho dos Lombardo. É impulsivo, espontâneo e não se importa em dizer o que pensa, mesmo que tudo isso sempre lhe cause problemas. Regressa depois de vários anos de estudo na Itália, para se casar com sua noiva Elisa. Pouco depois, se apaixona por Sofia e decide deixar Elisa. Júlio não se interessa pelos negócios da família, e por isso tem constantes enfrentamentos com seu pai, mas os incidentes provocados na Casa Lombardo provocados por Lívia e Augusto o fazem mudar de atitude. É o namorado secreto de Sofia já que Lívia não dever saber disso. Curiosamente os incidentes na casa Lombardo (o caráter de Augusto, a enfermidade de Otávio, sua mãe má, seu pai covarde e os gêmeos esquecidos) fizeram com que viajasse ao estrangeiro. Por isso sempre defende aos gêmeos das injustiças de seus pais.

Narda Lombardo (Kate del Castillo) – a quarta filha dos Lombardo. É irmã gêmea de Cláudio. É vaidosa, caprichosa e rebelde, ainda que, na realidade, também seja vítima do desamor de seus pais. Depois da morte de Otávio, tenta ajudar a empresa, o que faz com que Augusto tente lhe prejudicar. Tem um caso com seu mordomo, com um homem casado e por último com Bruno, um jovem pago por Augusto para causar danos à Narda. Por isso fica grávida. Augusto faz que ela acredite que Bruno somente a usou, o que faz com que Narda tente o suicídio, mas é salva por Sofia e Cláudio. Sente vergonha de seu irmão devido à sua enfermidade, mas, de todos os modos, é bondosa e, com o tempo, se une a ele. É a única dos Lombardo capaz de enfrentar sua mãe.

Cláudio Lombardo (Germán Gutiérrez) – o quinto e último filho dos Lombardo. É intuitivo, carismático e infantil. É o irmão gêmeo de Narda, sendo três minutos mais novo. Cláudio sofre de uma psicose infantil, o que fez com que estivesse recluso por muito tempo em uma clínica especializada, o que provocou uma rejeição por parte de sua família. Todos o tratam como se fosse um idiota, menos Júlio e Otávio. Gosta de fazer castelos, que sempre são destruídos por Augusto. Sabe-se que Augusto provocou sua enfermidade, pois quando eram crianças, Cláudio quis limpar a cara coleção de LP’s de Augusto com água e a estragou. Irritado, Augusto golpeou Cláudio até traumatizá-lo. Por isso sua roupa é folgada e caminha sempre encurvado. Tem medo de cacos de vidros. Mostra uma certa dependência de seus irmãos Otávio, Júlio e Narda como uma forma de suportar os abusos de Augusto.

Lívia Arizmendi (María Rubio) – esposa de César e ex-atriz. Mãe de Narda, Cláudio, Júlio e Augusto (com outro homem). Filha de Antônia. Cúmplice de Augusto. Prima de Renata e madrasta de Otávio. Malvada, vaidosa e autoritária. A aparição de Sofia a preocupa seriamente, isso faz com que trate de afastá-la da família. Seu filho preferido é Augusto, pois acredita que quando seu filho tenha poder, ela poderá voltar a ser a estrela de antigamente. Tem uma queda por flores. Odeia os gêmeos porque pela culpa deles ela se afastou dos espetáculos.

César Lombardo (Ignacio López Tarso) – líder do Império dos Lombardo. Está casado com Lívia, mesmo garantindo não amá-la. Sente carinho por Sofia ao ver que é filha de seu amor impossível, Elena Vidal. Isso ocasionará problemas para os Lombardo e sobretudo para Lívia. Sabe o que acontece com seus filhos, mas não dá importância.

Otávio Lombardo (Alejandro Tomassi) – o primeiro filho dos Lombardo. É filho de César, fruto de seu primeiro casamento. É crédulo e inocente. Sofre de uma enfermidade nervosa. Seria o sucessor nas empresas Lombardo, por isso Lívia e Augusto tentam eliminá-lo de seus caminhos. Está casado com Esther e tem um filho, Marco Aurélio. Estima muito Cláudio e tem uma queda por figos. Quer morrer quando Augusto coloca uma dose extra de medicamento em seus figos.

Andrea Lombardo (Emilia Carranza) – irmã de César. Pensa mal de Lívia e esta a odeia. Não tem filhos, mas sabe tratar bem os filhos de César. Acredita que Augusto seria um mal sucessor.

Uriel González (Consantino Cosatas) – esposo de Sofia. No primeiro capítulo a engana com Renata e foge com ela. Tenta voltar, mas Sofia se opõe. É assassinado por Augusto, depois de tentar chantageá-lo.

Esther Lombardo (Cecilia Gabriela) – esposa de Otávio e mãe de Marco Aurélio. Não gosta de Lívia, suspeita que exista algo ruim nela.

Bernardo Estrada (Aarón Hernán) – pai de Elisa. É arquiteto e amigo de César. Quer que sua filha e Júlio se casem. Se opondo ao namoro de Elisa e Germano.

Elisa Estrada (Ivette Proal) – namorada de Júlio. No entanto, descobre que Júlio se apaixonou por Sofia e tenta se suicidar. Com o tempo descobre também que não ama mais Júlio, e sim seu melhor amigo, Germano.

Germano Samaniego (Oscar Bonfiglio) – melhor amigo de Júlio. Se apaixona por Elisa. Com o tempo decide esquecê-la, pois é namorada de seu melhor amigo. Quando esta foge em seu casamento, se encontra com Germano. O que é desaprovado por Bernardo.

Flora (Adriana Barraza) – mulher cruel. É assistente do asilo. Cuida de Antônia e termina cuidando de Lívia.

Trindade (Malena Doria) – fiel assistente de Lívia.

Joana (Fabiola Campomanes) – é a empregada dos Lombardo. Tem um grande carinho pelos gêmeos Lombardo. Faz um bom par com Cláudio ainda que no início ela também acredita que é um menino estranho, mas no final da novela, quando Cláudio desmascara Júlio, muda de opinião sobre ele ao lhe avisar no hospital que Augusto vai matar Júlio, o que graças a ela é evitado.

Kátia González (Zoraida Gómez) – filha de oito anos de Uriel e Sofia. Se faz amiga de Júlio, mas quando descobre que sua mãe e ele estão saindo, tenta afastá-lo da família. Seu pai a leva para fora do país e ela aceita, mas ao ver que como lhe trata, volta com sua mãe a aceita Júlio como seu novo pai. É uma grande amiga de Marco Aurélio e Cláudio. Se apaixona por Marco Aurélio.

Marco Aurélio Lombardo (Alan Fernando) – filho de oito anos de Otávio e Esther. Grande amigo de Kátia e Cláudio. É muito apegado a seu pai Otávio. Se apaixona por Kátia, que chega que ela e Marco Aurélio vão se casar.

Renata Ocampo (Dacia González) – prima de Lívia e Augusto. Por sua culpa, Uriel deixa Sofia.

Antônia Arizmendi (Alicia Montoya) – mãe de Lívia. Ela viu o acidente que sua filha provocou a Elena, o que fez com que Lívia a internasse em um asilo, dizendo que estava louca. Fez seus filhos acreditar que a avó estaria morta. Júlio descobre a tempo. De seus cinco netos somente conhece Júlio. Acredita que Sofia é Elena.

Elena Vidal (Rebecca Jones) – amor impossível de César. Mãe de Sofia. Morreu tragicamente em um acidente, quando Sofia era criança. Descobre-se, posteriormente que Lívia provocou seu acidente.


INTRODUÇÃO

Em 1994, Carlos Sotomayor produziu a novela Império de cristal com a ideia original de Alejandro Camacho e Rebecca Jones que também atuaram na novela. Não se trata de um remake de Ambição, mas possui ideias muito parecidas, tanto é que vários atores de Ambição também participaram. Além dos dois, María Rubio também estava na novela. A novela também foi livremente inspirada em Yo, Cláudio de Robert Graves, ambientada no começo do Império Romano.


RESUMO

Sofia Vidal e seu esposo Uriel levam a pequena filha, Kátia, a uma grande festa na elegante mansão da família Lombardo, poderosos empresários de cristal. Depois disso, a vida deles nunca mais voltaria a ser a mesma.

O patriarca dos Lombardo, César, descobre que Sofia é a filha de seu amor impossível, Elena, que havia morrido tragicamente em um acidente, quando Sofia era uma criança.

César, sem que Sofia saiba, decide protegê-la pela lembrança que ainda guarda de Elena. César está casado, pela segunda vez, com Lívia Arizmendi, uma ex-atriz que sonha recuperar sua carreira.

A aparição de Sofia preocupa seriamente Lívia, que a considera como uma intrusa que pode destitui-la, assim como faria Elena no passado.

Lívia, que esconde um terrível secredo que envolve Sofia, causa intrigas com ela, tentando afastá-la da família.

Augusto, o filho mais velho de Lívia, deseja se apoderar do império de seu pai, se livrando de Otávio, filho do primeiro casamento de César. Lívia apoia Augusto.

Ao saber quem realmente é Sofia, Augusto se interessa por ela, de olho em sua herança, sabendo que assim conseguirá ser o sucessor de seu pai em sua empresa.

Esta situação provoca danos no casamento de Sofia e Uriel, que decide abandonar ela e a pequena Kátia.

Sofia e Júlio se conhecem, e uma grande paixão nasce entre eles. Júlio está disposto a enfrentar tudo, inclusive terminar sua relação com Elisa.

A rivalidade entre Augusto e Júlio pelo amor de Sofia, desencadeia um turbilhão de intrigas, corrupção e uma violenta luta por poder.

Frágil, mas também perigoso, este Império de cristal pode se romper em mil pedaços nas mãos de quem tentar possuí-lo.

Augusto envenena César em seu iate e o lança no mar. Sofia e Júlio vão ao asilo onde está Antônia para que diga o que Lívia havia feito com Elena, a mãe de Sofia. Antonia lhe diz que só dirá a Elena.

Sofia, então se veste como sua mãe para que Antônia diga a verdade. Ao saber que Lívia danificou os freios do carro de Elena para que esta morresse, Lívia fica inconformada. Antonia diz a "Elena" que perdoe Lívia.

Júlio e Esther vão perguntar a Cláudio se ele sabe de alguma coisa. Este diz que Augusto mandou desordenar as máquinas para que Otávio se machucasse, e também que envenenou os figos para que lhe desse infarto.

Lívia faz com que Bernardo morra, ao lhe dizer que é a nova dona da “Prisma”, empresa de Bernardo.

Júlio havia criado uma armadilha para Augusto, onde preparou um teatro de bonecos intitulado A ratoeira, onde Cláudio, Kátia e Marco mostram, indiretamente, a todos os Lombardo que Augusto matou Otávio, para assim encurralarem Augusto.

César consegue sobreviver aparece ao final do teatro. Manda segurarem Augusto para falar com ele , mas este foge. Fugindo da justiça, Augusto tenta assassinar Júlio e Sofia disparando contra eles em um estacionamento, mas somente fere o ombro de Sofia.

Narda dá a luz a gêmeos. Apesar saber o que ocorreu com Bruno, ficam juntos mesmo assim.

Júlio, no hospital é cuidado por Cláudio. Joaninha liga para Cláudio e o alerta que Augusto irá matar Júlio. Graças a ela, Cláudio consegue esconder Júlio de Augusto e vão buscar Sofia no teatro.

No teatro, durante a estreia de seu "Regresso triunfal", Lívia revela a Sofia que matou Elena, e sem saber que haviam colocado microfones em seu camarim, todos ficam sabendo.

Augusto fica sabendo que não é filho de César, e sim de Filipe, um ator que havia sido um antigo amante de Lívia. Ao saber disso, despreza sua mãe. Augusto trata de matar Sofia, mas é detido por Júlio que o mata, empurrando-o sobre cristais.

Andrea se reencontra com um antigo namorado seu, que salvou César do afogamento que lhe quis causar Augusto. Ele pede para que voltem, mas ela se nega, dizendo que agora, o que realmente importa para ela, são seu irmão e seus sobrinhos.

César manda chamar Cláudio e se desculpa por sempre haver estado consciente dos abusos de Augusto e nunca ter feito nada. Este lhe diz que não o odeia, mas garante que não pôde, nem poderá lhe ajudar muito porque é fraco. César lhe assegura a Cláudio que ele sim é o mais valente dos Lombardo.

Ao notar sua solidão, Lívia tenta se suicidar cortando suas veias, mas alguém lhe ajuda: o inocente Cláudio. Assim como César, esta se desculpa com ele, enquanto lhe diz que é o melhor dos Lombardo.

César recebe uma carta de Lívia, dizendo que Augusto não é seu filho.
Na festa de batizado de Júlio César, o filho de Sofia e Júlio.

Joaninha avisa Cláudio que este havia ganhado o concurso de desenho de cristais. Narda revela que havia mandado ao concurso, os desenhos de seu irmão gêmeo. Cláudio passa a ocupar o antigo trabalho de Júlio: desenhador de vidros na Empresa Lombardo. César nomeia Júlio como seu sucessor nas empresas Lombardo. Lívia vai a seu próprio asilo, onde é cuidada por Flora.

No final, Sofia tem outro pesadelo, no qual Augusto a ataca com uma espada. Acorda para encontrar Júlio e seus dois filhos. Sofia garante que seus pesadelos acabaram e Júlio afirma que seus sonhos começaram. Finalmente, Sofia e os Lombardo podem viver felizes.


COMENTÁRIOS

Nada de novo quanto à história, mas ela é tão bem armada que prende até o telespectador mais crítico que resolveu acompanhá-la. Mereceu sua audiência e, se os autores brasileiros, tivessem parado para vê-la sem preconceitos, certamente aprenderiam o que está faltando na carpintaria da telenovela brasileira.

Alguns pensam que é uma cópia mal feita ou uma segunda versão de Ambição (Cuna de lobos) pelo elenco que participou e pela estrutura parecida da história.

Certamente, a atuação do jovem talento Germán Gutiérrez, que interpretou Cláudio Lombardo, recebeu aplausos no capítulo final, onde a malvada Lívia termina quase sozinha e totalmente desordenada com seus sonhos de superioridade.
Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

Anônimo disse...

Aleks,espero com ansias que você faça o artigo sobre o ator Alejandro Camacho.Quando fará isso?

Obs:Eu não vi essa novela(era muito pequeno,devia ter uns 2 anos(nasci em 23/06/95)mas pelo que dizem esse Augusto era um verdadeiro demônio.Você viu a novela,Aleks?

Telenoveleiros! disse...

Bom, por enquanto estou sem prvisão para novas postagens de biografias, mas a de Alejandro Camacho provavelmente deverá sair, não digo quando, mas sairá. Em relação a Império de cristal também não pude ver, mas me parece que foi uma ótima telenovela.

Anônimo disse...

Vcs têm Império de crsital dublada em português?

Anônimo disse...

cheguei a assistir essa novela ela passava 22:30 da noite quando era cnt gazeta adorava gostaria que algun canal reprizasse lembro da livia eos filhos que tinha trauma da mae

Anônimo disse...

Eu gostei tanto dessa novela, mas tanto, qdo passaram na CNT em 97, que essa foi uma das primeiras novelas que baixei do Megaupload.

E gostei tanto mais ainda, que fiz questão de subi-la inteirinha no Youtube.

Essa novela não tem nada de nada de parecido com Cuna de Lobos, o elenco fez um trabalho completamente diferente.